Relogio: Vocês e o Tempo
terça-feira, 18 de junho de 2013
E.E.E.F.DR.JOÃO FLORENTINO MEIRA DE VASCONCELOS ITABAIANA – PB
E.E.E.F.DR.JOÃO
FLORENTINO MEIRA DE VASCONCELOS
ITABAIANA – PB
DA COR DA CULTURA
Projeto Da Cor da Cultura
Objetivos gerais
·
Conhecer e valorizar a cultura africana,
bem como desenvolver a criatividade artística do aluno ampliando
seu conhecimento cultural.
·
Despertar a consciência e a importância do
continente africano a partir de algumas especificidades.
Língua Portuguesa
Temas:
·
Palavras africanas que influenciam nosso
vocabulário;
·
A música e o negro, uma fusão de
sucesso.
Objetivos específicos
·
Compreender a intervenção de outras
culturas na formação da própria cultura brasileira, conhecendo as palavras
africanas incorporadas por nossa língua em várias áreas culturais.
·
Tornar os educandos cidadãos capazes de
garantir a igualdade de direitos entre etnias.
Procedimentos metodológicos
·
Conhecimento prévio a respeito do tema
abordado;
·
Debates;
·
Pesquisas direcionadas;
·
Elaboração e confecção de um
minidicionário popular contendo palavras de origem africana;
·
Leitura de poemas, poesias, jornais e
revistas que enfatizem a cultura negra;
·
Escutar músicas alusivas ao tema;
·
Criação de música em forma de paródia.
·
Exposição de todo o material
confeccionado.
Matemática
Tema
·
População Negra no Brasil
Objetivo Específico
·
Conhecer o percentual da população negra
no Brasil através de números, estatísticas e gráficos;
·
Valorizar o negro e seus
afrodescendentes no projeto e na sociedade;
·
Desmisticar o preconceitos relativos ao
negro.
Procedimentos metodológicos
·
Trabalho de pesquisa;
·
Debates;
·
Exposição do trabalho realizado.
Geografia
Tema:
·
A cultura da mulher africana
Objetivo específico
·
Estimular o reconhecimento e a identificação das
mulheres com as suas origens africanas; fomentar a reflexão sobre o papel da
mulher no mundo e na sociedade, principalmente, a mulher negra; valorizar as
raízes, a cultura e a arte afro-brasileira; incentivar o interesse pelo
continente africano.
Procedimentos metodológicos
·
Caracterizar bonecas com estilo
africano;
·
Debates;
·
Exposição do trabalho realizado.
História
Temas
·
África, berço da civilização e da
tecnologia no período colonial;
·
Processo histórico da escravidão no
Brasil;
·
Vencendo o preconceito.
Objetivos específicos
·
Conhecer as tecnologias dos povos
africanos que habitavam o continente quando iniciou o período colonial
·
Compreender o processo histórico que envolveu
o negro africano e os seus descendentes contribuindocom todos aqueles
ingredientes que dinamizaram o trabalho durante quase quatro séculos de
escravidão, construindo a nossa economia em desenvolvimento, mas, por outro
lado, sendo excluídos da divisão dessa riqueza.
·
Enumerar os motivos pelos quais os
negros ainda lutam pela igualdade de direitos e oportunidades, promovendo a
superação de atitudes de preconceito e discriminação, decorrentes muitas vezes
do desconhecimento dessas realidades.
Procedimentos
metodológicos
·
Explanação de idéias principais;
·
Debates
·
Construção de historia em quadrinhos
·
Construção de slides evidenciando os
negros que venceram o preconceito e são reconhecidos mundialmente.
Ciências
Tema:
·
A
substância química (melanina) – cor da pele.
Objetivo específico
·
Estudar a melanina, onde ela é produzida
e sua função no organismo.
Procedimento metodológico
·
Pesquisa do assunto em evidência;
·
Debates;
·
Apresentação de uma peça.
Artes
Tema
·
Dança Afro brasileira
Objetivos específicos
·
Descrever o que é e quais são as danças afro-brasileiras;
·
Apresentar a dança afro-brasileira;
Procedimentos
metodológicos
·
Estudo
da dança;
·
Execução
da dança.
Ensino
Religioso
Tema
·
As religiões afro-brasileiras ( umbanda e
candomblé)
Objetivos
específicos
·
Introduzir
o conhecimento de umbanda e do candomblé, suas origens e sua contribuição
religiosa;
·
Introduzir
a umbanda, o candomblé e suas práticas;
·
Identificar
nossa religiosidades a partir de raízes africanas.
Procedimentos
metodológicos
·
Textos
diverso;
·
Debates;
·
Produção
textual;
·
Desenho
e pintura;
·
Confecção
de cartazes.
Educação Infantil
Temas:
·
Danças ( capoeira e danças africanas);
·
Texto informativo sobre a consciência
negra.
·
Obras literárias (Tarsila do Amaral).
Objetivos específicos
·
Executar danças afro-brasileiras;
·
Mostrar a importância dos negros
escravos no Brasil, salientando as suas culturas e a sua contribuição para a
formação de nossa cultura.
·
Reconhecer gravuras de obras literárias,
enfatizando a vida escrava “negra” na época da escravidão.
Assinar:
Postagens (Atom)