No
último sábado, 21/09/13, foi realizado em Campinas o evento Diálogos
por SMSP 2013. Foi um encontro entre profissionais, estudantes e
interessados em mídias sociais, com apresentação de ótimos conteúdos e
discussões. Para quem trabalha com blogs – que é o meu caso – foi a
oportunidade de aprender novidades e manter contato com pessoas do meio.
Fantástico! Veja neste artigo um pouco mais sobre o que aconteceu no
evento.
O SMSP
O SMSP
- Social Media SP – é um evento criado em 2012, com o objetivo de levar
a discussão sobre mídias sociais para o interior de São Paulo. Ano
passado, participei da SMSP Campinas 2012, e gostei tanto que não poderia deixar de participar do evento deste ano.
À frente do evento está a figura do simpático Armindo Ferreira,
que sempre consegue reunir um time de feras para tratar de temas
interessantes. Veja abaixo quem estava lá neste edição do evento e um
breve resumo do que foi apresentado.
1. Vídeo Web Marketing - Kadu Potinatti
Kadu
é especialista em vídeos para internet. De forma bastante divertida e
descontraída, ele contou sua história, mostrando como um de seus vídeos
foi parar no Top 5 do programa CQC e como isso mudou sua história.
Uma vantagem dos vídeos é que eles ficam em evidência em buscas do Google. Faça a busca por corrente da felicidade, por exemplo, para entender.
Outras dicas muito importantes: seja criativo (afinal, milhares de novos vídeos são criados todos os dias) e cative a audiência nos 5 primeiros segundos do vídeo. Sem isso, raramente alguém se manterá interessado em seu vídeo para assisti-lo até o final.
2. Monitoramento e Métricas em Social Media - Marcia Ceschini
Conheci Marcia
no SMSP do ano anterior. Ela conhece muito bem o tema que trata e é
bastante acessível. Em sua extensa palestra, ela se aprofundou bastante
em questões referentes ao monitoramento de mídias sociais.
Gostei muito de sua abordagem quanto às “crises” que podem acometer empresas nas mídias sociais. Não
responder aos consumidores, demorar a responder ou responder de forma
inapropriada pode ser ações que parecem pequenas, mas que podem levar a
uma crise. Percebeu como isso se aplica também aos blogs?
Ela também citou algumas métricas importantes para avaliar a repercussão
em mídias sociais. O número de visualizações de um post, número de
visitantes, posicionamento em ferramentas de buscas e números de links
são bons indicadores.
Também foram citadas ferramentas grátis e pagar para acompanhar as
menções de uma marca, empresa ou mesmo seu blog em redes sociais. As
opções grátis estão abaixo:
3. Geomarketing e Foursquare - Fernanda Silvestre
Fernanda surpreendeu-me positivamente com sua apresentação, focada em Foursquare.
Até então, meu conhecimento do aplicativo limitava-se ao básico. Ela
demonstrou como marcas e empresas podem se diferenciar ao oferecer
soluções criativas dentro da plataforma. Fiquei impressionado com as
possibilidades!
Não consegui ver um uso para o blog em si, mas para quem tem também uma empresa com endereço físico aberta para o público, vale a pena conhecer mais sobre o Foursquare. Gastando muito pouco, é possível oferecer vantagens para quem fizer o check-in no local e fidelizar clientes.
Uma frase da Fernanda resume bem a utilidade da plataforma: “Não usar não e uma opção”.
4. SEO para Blogs - Rafael Hernandez
Em termos práticos, a palestra do Rafael
é a que mostrou aplicação mais direta a blogs. Ele conseguiu
desmistificar muito bem o mistério que muitos ainda acreditam haver em
termos de SEO.
Foram mostrados os itens mais importantes, tanto em relação às técnicas
on-page quanto as off-page. Gostei da abordagem para explicar as
diferenças: “as técnicas on-page são as utilizadas para organizar sua casa, e as off-page para convidar as pessoas para irem até lá”.
Em termos de técnica off-page, gostei de uma dica que foi novidade para mim: contatar
proprietários de sites que já contenham link para sua página e
solicitar a melhoria do texto âncora quando ele não é adequado. Simples, mas eficiente!
5. Painel: Mercado e Agências - Luciana Stabille
Para terminar o dia, Luciana (visitem seu ótimo blog Bendito Papel,
orgulhosamente mantido no Blogger!) mediou um painel de discussão entre
Anaisa Catucci, editora do G1, e Pauline Baron, formada em Relações
Públicas e pós-graduada em Marketing.
Foi uma discussão interessante, com participação de plateia, que abordou
bem a diferença entre os profissionais de mídias sociais do interior e
os da capital. Também gostei de perceber as diferenças de visões entre
profissionais de áreas diferentes (Jornalismo, Publicidade e Relações
Públicas).
Conclusão
Eventos como o SMSP são sempre ótimos, não apenas pelo conteúdo – e
sempre há novidades para quem participa – como também por encontrar
pessoas diferentes e poder trocar experiências.
Se você perdeu o evento e já está se lamentando por isso, há uma boa notícia. Já está sendo organizada a SMSP Arena, que será realizada no dia 07/12/13 em São José dos Campos.
Será um formato diferente, com palestras rápidas e, por isso mesmo,
muitos temas diferentes. Visite a página e saiba como participar.
Se você participou do SMSP Campinas, deixe suas impressões sobre o
evento em um comentário! E, mesmo que não tenha participado, seu
comentário também é bem vindo.
|