A
ONG foi fundada em 1994, tem sede em São Paulo e foi declarada
Utilidade Pública no Município e Estado de São Paulo. Desenvolve
projetos e ações na área da educação, como formação de educadores,
produção de material pedagógico, desenvolvimento de programa de
integração da escola com a comunidade entre outros.
Relogio: Vocês e o Tempo
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
AQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA PARAIBA
Valores Civilizatórios
Circularidade
- Todos
nós conhecemos o prazer que advém do ato de sentar em roda com amigos
para contar histórias, fazer música, brincar com jogos ou manifestar a
religiosidade. Os próprios valores civilizatórios são bons exemplo de
circularidade. A vida é cíclica. Podemos estar muito bem agora e numa
posição ruim depois até que voltemos a um estado satisfatório. A
humanidade inteira permanece unida por este sentimento circular.
“O terreiro tem o papel importantíssimo de resgatar a Mãe África, mesmo que através de uma nostalgia, de um lamento. E é esse território representado pelo círculo que vai reaparecer em várias atividades, de cunho religioso e também no espaço lúdico. Essa mesma roda está presente na capoeira, no jongo, no tambor de crioula, na gira da umbanda e no samba”. -
- Religiosidade
- Para
a nação afro-descendente, religiosidade é mais do que religião: é um
exercício permanente de respeito à vida e doação ao próximo. A
propósito, em tempos de tanta violência gratuita, vale pontuar que a
vida é um dom divino, de caráter transcendental, e deve ser usada para
cuidar de si e do outro.
“A cada dia acontece uma lição de vida. Aprende-se de tudo, a comunicação com os mais velhos, com os mais novos, o trabalho em grupo fazendo-se o que gosta ou que não gosta; e, sobretudo, aprende-se o gosto pela vida, numa estreita relação com o Orixá” (Mãe Stella) -
- Corporeidade
- Este
conceito nos ensina a respeitar cada milímetro do corpo humano, que
deve estar presente em cada ação e em diálogo com outros corpos. As
demandas corporais devem ser consideradas. Afinal, o corpo atua,
registra nele próprio a memória de várias maneiras, seja através da
dança, da brincadeira, do desenho, da escrita, da fala. Das músicas às
danças, com tudo o que elas anunciam e denunciam. Os corpos dançantes
revelam memórias coletivas.
“Aprendemos que as danças circulam e que o corpo informa sobre a vida de cada dançarino” (Antonio Nóbrega) -
- Musicalidade
- Famosa
no mundo inteiro pela sua qualidade inconteste, a música brasileira tem
os dois pés bem fincados no Continente Negro. Quem resiste aos encantos
de uma batucada? A musicalidade, a dimensão do corpo que dança e vibra
em resposta aos sons só reafirma a consciência de que o corpo humano
também é melódico e potencializa a musicalidade como um valor.
“O som é o ponto de partida dos primeiros habitantes do globo terrestre rumo à formação dos primeiros agrupamentos humanos que, no curso da evolução, irão constituir a nossa civilização. A importância da música, da qual o som é a matéria-prima, é superior à descoberta do fogo, ou à invenção da roda ou da imprensa” (Charles Murray) -
- Memória
- Para despertar o sentimento de afro-brasilidade e, sobretudo, de orgulho ao exibi-la, é necessário mexer no eixo do racismo e da memória: o racismo como algo a ser enfrentado e a memória para que a presença africana que habita em nós possa emergir livremente.
-
- Ancestralidade
- Quando
se pensa em ancestralidade, faz-se uma imediata ponte com a história e a
memória. Convém não esquecer o passado. Não há fórmulas complexas para
vivenciar o que é, de fato, a ancestralidade. Quer provar? Então saia em
busca do relato dos mais velhos, que trazem o rico imaginário
afro-brasileiro.
“A memória compõe nossa identidade. É por intermédio da memória que construímos nossa história. Ao construir a memória, construímos lembrança, que para existir precisa do outro e necessita ser compartilhada. Assim também é a obra de arte” (Franklin Esparth Pedroso) -
- Cooperativismo
- Falar
sobre cultura negra requer usar a palavra ‘coletivo’. Pensar em
africanidades é pensar em comunidade, em diversidade, em grupo. Imaginem
o que teria acontecido com a população negra num sistema escravocrata
se houvessem desprezado o princípio da parceria, do diálogo, da
cooperação? E ainda nos dias que corre, nesta sociedade racista
excludente?
“Durante séculos os povos da África Central tinham lidado com a diversidade étnica, desenvolvido tradições religiosas comuns e compartilhado formas culturais. Essas habilidades eles as transmitiram para o Brasil, onde utilizaram indiscutivelmente técnicas similares para lidar com a diversidade cultural” (Karasch) -
- Oralidade
- Herança
direta da cultura africana, a expressão oral é uma força comunicativa a
ser potencializada. Jamais como negação da escrita, mas como afirmação
de independência. A oralidade está associada ao corpo porque é através
da voz, da memória e da música, por exemplo, que nos comunicamos e nos
identificamos com o próximo.
“Griots são contadores de histórias fundamentais para a permanência da humanidade: são como um acervo vivo de um povo. Carregam nos seus corpos lendas, feitos, canções e lições de vida de uma população, envoltos numa magia própria, específica dos que encantam com o corpo e com sua oralidade” (Gregório Filho) -
- Energia Vital
- O
princípio do axé é a vontade de viver e aprender com vigor, alegria e
brilho no olho, acreditando na força do presente. Em nada se assemelha a
normas, burocracias, métodos rígidos e imutáveis. Pelo contrário. Tudo é
uma possibilidade para quem é guiado pelo axé.
“Perdi os dedos, mas não a força e a vontade de esculpir. Aprendi a usar os joelhos como quem usa os pés. Amarrei os instrumentos às mãos para continuar a trabalhar. Afinal, a criação nasce na cabeça, não na ponta dos dedos” (Heróis de Todo Mundo, programa sobre Aleijadinho) -
- Ludicidade
- Entre
suas variadas utilidades, os jogos sempre viabilizaram o aprendizado.
Também serviram para transmitir as conquistas da sociedade em diversos
campos do conhecimento. Quando os membros mais velhos de um grupo
revelam aos jovens como funciona um determinado jogo de tabuleiro, por
exemplo, eles transmitem uma série de conhecimentos que fazem parte do
patrimônio cultural daquele grupo.
“Antigamente, o jogo era associado a ritos mágicos e sagrados. Dependendo do lugar, era reservado apenas para os homens, ou para os homens mais velhos, ou, ainda, era exclusivo dos sacerdotes” (Os Melhores Jogos do Mundo) -
Instituições
-
- Nesta
terceira fase o A Cor da Cultura pretende oferecer as bases para a
sustentabilidade e autonomia na utilização dos materiais e metodologias
para o fortalecimento das redes.
Com isso, nove instituições (ONGs, universidades, fundações, institutos etc), atravésde um edital público realizado no início de 2010, foram selecionadas para serem os formadores das redes de ensino utilizando o Kit A Cor da Cultura.
Conheça um pouco de cada uma delas abaixo. - Ação Educativa
ACEAA
A Associação Centro de Estudos Afro Asiáticos da Universidade Candido Mendes
ACEAA
foi criada em 1996 para realizar atividades e programas relacionados
aos estudos africanos e asiáticos. Promoveu e realizou inúmeras
atividades como: curso de pós-graduação em História da África e do Negro
no Brasil, curso de Relações Internacionais, curso de História do
Século XX, seminários e cursos de formação sobre a África, cursos de
formação de professores, entre outras.
CEAP
Centro
de Articulação de Populações Marginalizadas / Núcleo Brasileiro, Latino
Americano e Caribenho de estudos em relações raciais, gênero e
movimentos sociais - NBLAC, da Universidade Federal do Ceará, Campus
Cariri
O
CEAP é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada no Rio de Janeiro em 1989,
por ex-internos da Funabem, Movimento de Mulheres e membros da
comunidade negra. O NBLAC é espaço acadêmico especializado em estudos
de relações raciais e suas interações com gênero, educação, culturas,
identidades, desigualdades sociais, políticas públicas e movimentos
sociais.
FUNDEP
Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa/Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Minas Gerais
O
Programa Ações Afirmativas desenvolve, desde 2001, o conhecimento da
problemática racial na educação brasileira, especialmente na inserção e
permanência de alunos afrodescendentes no ensino superior; atividades
internas e extrauniversidade voltadas para valorização da cultura negra
em suas múltiplas expressões; colaboração no desenvolvimento de
políticas e programas de formação de docente junto a municípios e
estados, entre outros.
GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra
Geledés,
formado em 1988 e com sede em São Paulo, é uma Organização Não
Governamental voltada ao enfrentamento do preconceito racial e de gênero
na sociedade brasileira e tem o objetivo de desenvolver propostas de
políticas públicas que promovam a equidade de gênero e raça.
IJC – Instituto de Juventude Contemporânea
O
IJC, legalizada em 1999, foi criada por jovens das pastorais populares,
que decidiram ter um instrumento de ação direta junto à juventude. O
instituto tem o objetivo de desenvolver práticas político-sociais, tendo
o jovem como protagonista, e construir uma sociedade justa,
democrática, fraterna e sustentável.
INDEC
O
Instituto de Desenvolvimento Cultural Nova Iguaçu - INDEC foi fundado
em 1992, no bairro de Miguel Couto, em Nova Iguaçu, para dar
continuidade ao trabalho social desenvolvido por Mãe Beata no início do
ano de 1987. Dedica-se às ações que chamem atenção para as demandas das
comunidades de terreiro e da comunidade do entorno.
NEAB/UFU
Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia
A
UFU tem em sua estrutura uma Escola de Formação Básica, com o NEAB e
inúmeros centros de desenvolvimentos de pesquisas e programas variados,
dentre os quais: o “Programa de Formação continuada em Educação”, o
“Plano Nacional de Formação de Professores”, o “Programa de Formação
Básica”. Destaca-se o curso de Pós-Graduação em História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana, coordenado pelo NEAB e financiado
MEC/SECAD/FNDE
N’ZINGA
Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte
O
Nzinga, fundado em 1986, tem a sede em Belo Horizonte é uma organização
feminista negra que luta contra todas as formas de discriminação e
opressão de gênero e raça/etnia. N’zinga também tem o objetivo de buscar
alternativas que proporcionem a inclusão sociopolítica e econômica das
mulheres afrodescendentes e seus familiares na sociedade
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