TEXTOS DO CADERNO DE TEXTO A COR DA CULTURA COORDENADOR REGIONAL NA 12ª REGIONAL DE ENSINO DE ITABAIANA PARAIBA NIVALDO MIGUEL
A HERANÇA AFRICANA ESTÁ POR TODA PARTE
A PELE, O CABELO- O CORPO TODO , EM FIM - TRAZEM UMA INFORMAÇÃO, UMA MEMÓRIA QUE DEVEMOS RECUPERAR PARA COPREENDERMOS COMO PODEMOS NOS INSERIR, E OS PRECONCEITOS QUEPRECISAMOS COMBATER. APÓS DISCULTIMOS ESSAS IDÉIAS. É FANTÁSTICO SABER QUE HÁ MAIS 40 MIL ANOS ATRÁS A ARTE NEGRA JÁ RESPLANDECIA, E PODER AFIRMA QUE EXISTIAM REINOS AFRICANOS SUNTUOSOS.
AFRICANIDADES BRASILEIRAS
ESCLARECENDO SIGNIFICADOS E DEFINIDO PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICO
A EXPRESSÃO AFRICANIDADE BRASILEIRA REFERE-SE ÀS RAIZES DA CULTURA BRASILEIRA QUE TÊM ORIGEM AFRICANA.
PALAVRA DE PETRONILA BEATRIZ GONÇALVES E SILVA
AS AFRICANIDADE BRASILEIRAS, NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM , CONDUZ A UMA PEDAGÓGIA ANTI - RACISTA, CUJOS OS PRICIPIOS
SÃO:
RESPEITO - ENTENDIDO NÃO COMO MERA TOLERÂNCIA, MAS COMO DIÁLAGO EM QUE SERES HUMANOS DIFERENTES MIRAM-SE UNS AOS OUTROS, SEM SENTIMENTOS DE SUPERIORIDADE OU DE INFERIORIDADE.
RESCONSTRUÇÃO DE DISCURSOS PEDAGÓGICO-
NO SENTIDO QUE A ESCOLA VENHA PARTICIPAR DO PROCESSO DE RESISTÊNCIA DOS GRUPOS E CLASSES POSTOS À MAGEM , BEM COMO CNTRIBUIR PARA A AFIRMAÇÃO DA SUA IDENTIDADE E DA SUA CIDADANIA.
ESTUDO DA RECRIAÇÃO DAS DIFERENTES RAIZES DA CULTURA BRASILEIRA
saibam que nos encontros e desencontros de umas com as outras se fizeram e hoje não são mais falados gêge, negô,, bantu, portuguesa,japonesa, italiana, alemã, mas brasileira de origem africana, européia , asiática.
As Africanidades Brasileiras abrange diferentes aspectos, não precisam , por isso, constituir-se numa única área, pois podem estar presentes em contúdos e metodologias,nas diferentes areas de conhecimento constitutivas do curriculo escolar.
Como por exemplo
MUSICA E DANÇA
MATEMÁTICA
PSICOLOGIA TRABALHA COM A PELE NEGRA MASCARAS BRANCAS
SOCIOLOGIA DO NEGRO BRASILEIRO
EDUCAÇÃO FÍSICA
HISTÓRIA
LITERATURA E LINGUA PORTUGUESA
MENSAGEM DE REFLEXÃO
O PRECONCEITO NÃO ESTA NA COR Dos QUEM TEM PRECONCEITO, E SIM NOS CORAÇÕES DAQUELES QUE NÃO TEM ALMA
AUTOR Nivaldo Miguel
Nenhum comentário:
Postar um comentário