PROJETO A COR DA CULTURA DIVULGA O QUE A DE MELHOR NA EDUCAÇÃO DO BRASIL
Amplie seu conhecimento: conheça os lançamentos editoriais sobre leitura e alfabetização
A leitura e a alfabetização são as temáticas centrais de atuação do Ministério da Educação – MEC em 2013. Os programas federais Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL atuam nessas frentes, apoiando a gestão pública dos municípios brasileiros. Alinhado às propostas do ministério, o projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE, nesse ano, também utilizou as duas temáticas como foco de seu trabalho de mobilização.
Para apoiar o educador, o Blog Educação fez um
levantamento de livros que podem servir como inspiração para lidar com
os temas em sala de aula e para fomentar debates. Confira!
A Arte de Ler
Autor: José Morais
Resumo: Em um momento histórico no qual o analfabetismo apresenta-se
como intolerável, a questão metodológica da alfabetização aparece como
ponto central. Tendo em vista tal realidade, o autor analisou vários
aspectos da chamada arte de ler. Partindo das estruturas mentais
envolvidas na leitura, da relação entre linguagem falada e linguagem
escrita, Morais aborda os mecanismos de aprendizagem e os distúrbios que
podem ocorrer nesse processo.
Dicionário do livro
Autores: Maria Isabel Faria e Maria da Graça Pericão
Resumo: O livro faz um extenso levantamento das terminologias
empregadas na área de bibliografia, registrando desde termos utilizados
pelos tipógrafos do passado até as novas tecnologias. O Dicionário
comporta cerca de 23 mil verbetes, apresentados em ordem alfabética, que
incluem também a terminologia inerente à expressão da palavra, figuras
de estilo, retórica, formas de linguagem e expressões que consignam o
pensamento por escrito.
Educação e letramento
Autor: Maria do Rosário Longo Mortatti
Resumo: A autora aborda conceitos como alfabetização e analfabetismo,
até sua gradativa substituição por expressões e noções como letramento e
iletrado. Ela analisa a trajetória percorrida e o esgotamento de
determinados termos muito comuns na Educação. Também resgata a dívida
histórica com os excluídos da participação social, cultural e política
no Brasil.
Escola e alfabetização: Uma perspectiva didática
Autor: Berta Braslavsky
Resumo: Berta Braslavsky relata a experiência de um projeto
educacional pioneiro desenvolvido na região de Buenos Aires, na
Argentina. Sua questão central é o papel desempenhado pela escola na
alfabetização inicial. Fundamentando-se na Psicologia
sócio-histórico-cultural de Vigotsky, tal experiência desenvolveu um
paradigma didático que revalorizou as funções da instituição.
Contrariando os teóricos da desescolarização, o projeto educacional
mostra como a escola deve recuperar sua missão histórica de
democratização da cultura.
Leitura, pesquisa e ensino
Autores: Márcia Cabral da Silva
Resumo: A publicação reúne artigos em torno de sujeitos, práticas e
objetos, cuja abordagem procura tornar visíveis elementos relativos à
história da leitura no Brasil. Destaca-se a convivência entre a tradição
oral e a escrita em algumas práticas observadas, assim como a
importância dos manuais escolares na formação de gerações de leitores.
Por Luana Costa / Blog Educação
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