PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA PARAIBA MOSTRANDO COMO VIVEM AS CRIANÇAS AFRICANAS
A CRIANÇA AFRICANA
Normalmente imaginamos as crianças
africanas criadas em liberdade, brincando na selva com elefantes e
outros animais que só conhecemos do zôo. A realidade, entretanto, é bem
diferente. Embora os costumes estejam se transformando rapidamente pela
influência européia, a educação dos filhos até hoje segue princípios
rígidos.
Assim que uma criança - de ambos os
sexos - se mostra capaz de carregar um pacote sem deixá-lo cair, ou de
desempenhar pequenas tarefas domésticas, é treinada para fazer serviços
de maior responsabilidade, auxiliando os adultos.
A pobreza, aliada aos costumes
tradicionais, obriga a criança a ter uma infância pouco “normal” para a
nossa cultura. Ela fornece sua parcela de mão-de-obra para o sustento da
comunidade, nem que tenha, digamos, quatro anos de idade.
Cada criança é importante para o grupo
como contribuição de trabalho, e em algumas tribos, antes da
colonização, as crianças que nasciam deficientes eram abandonadas,
morrendo de fome e frio.
Com poucos dias de nascida a criança é
amarrada às costas da mãe. Este processo faz com que ela se sinta
segura, fique perto do alimento, e ao mesmo tempo seja embalada,
enquanto a mãe trabalha. É raro haver um bebê chorão, pois a crença diz
que quando o bebê chora é porque a mãe é infiel, e por isso as mães
fazem tudo para evitar que seus filhos chorem.
Ao crescer um pouco, a criança passa a
ser carregada nas ancas de uma irmã mais velha, ou outra menina da
tribo, até aprender a engatinhar, fase que acontece mais cedo nas
crianças de raça negra.
Com
a colonização pelos países europeus, entretanto, a estrutura primitiva
das tribos mudou bastante, e essa influência é marcante no comportamento
das crianças. Elas sabem que, se estudarem, vão ter uma vida melhor.
Procuram aprender o idioma do país colonizador, e têm como meta fazer um
curso superior, de preferência no exterior, voltando, entretanto,
depois de formadas, para desempenhar as funções junto ao seu povo,
visando o desenvolvimento do seu país.
O sucesso de uma criança na escola é
considerado um sucesso de todo seu grupo, e há uma expectativa de que,
depois de formada, recompense o grupo ajudando a educar as outras
crianças.
Os iorubá valorizam muito a educação e o respeito dentro de casa, transmitidos de pais para filhos.
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