Relogio: Vocês e o Tempo

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra é comemorado com espetáculo na PB

apoio projeto a cor da cultura da 12ª Regional da Educação em Itabaiana

'Auto dos Orixás' será apresentado no Centro da capital paraibana.
Espetáculo tem influência dos quatro elementos e da natureza.

Do G1 PB

Comente agora

Apresentação será realizada no Centro de João Pessoa e objetiva fortalecer o enfrentamento à discriminação racial (Foto: Divulgação/Secom)  

Nesta quarta-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra, data que será celebrada em João Pessoa com uma nova edição do espetáculo 'Auto dos Orixás'. O evento, realizado pelo Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, é concebido como um ato público que tem o objetivo de incentivar o enfrentamento à intolerância religiosa e a todos os tipos de preconceito, sobretudo direcionados à cultura afro-brasileira.
 
 

saiba mais 

 
 
 
O espetáculo deste ano tem a influência dos quatro elementos da natureza em diversas culturas, tendo o sincretismo como fio condutor. “Buscamos mostrar onde se situam os orixás em outras culturas do mundo” afirma o diretor e roteirista Elioenai Gomes.
Os bailarinos e integrantes passaram por diversas oficinas e laboratórios de dança afro, teatro e vivências com os quatro elementos. Essas atividades ofereceram subsídio para a construção coletiva das coreografias, onde a cada bailarino busca em si a energia para representar cada personagem. O figurino foi inspirado nas pinturas de Carybé, artista brasileiro reconhecido internacionalmente e conhecido por retratar o cotidiano dos terreiros de candomblé da Bahia, berço da religião no Brasil.
Este ano o espetáculo tem participação especial do Coral Voz Ativa. O Grupo Raízes participa com seus cantos e batuques e convida bailarinos da Tribo Indígena Pele Vermelha. O Auto dos Orixás 2013 tem patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado da Paraíba e do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos. A apresentação acontece às 19h, no Ponto de Cem Reis, na capital paraibana. A participação do público é gratuita. Informações pelo telefone 87309629/ 88040786


Nenhum comentário: