Ano: 2009
Autor: Leslie Sedrez Chaves
Tipo: Dissertação de Mestrado
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Localização: http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=2009942001013062P4
Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de
estudo a implantação do Projeto A Cor da Cultura na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Wenceslau Fontoura. Elaborado e promovido pelo Canal
Futura em parceria com órgãos do governo e da sociedade civil, o Projeto
tem o intuito de valorizar, preservar e reconhecer o patrimônio
cultural e histórico africano e afro-brasileiro, dar visibilidade a
ações afirmativas já implantadas pela sociedade, além de propor práticas
pedagógicas inclusivas. A proposta também tem a intenção de ser mais
uma ferramenta para colocar em prática a Lei 10.639/03, que estabelece a
inclusão da temática História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras no
currículo oficial da rede de ensino pública e privada. O objetivo da
investigação foi verificar como se deu o processo de apropriação do
Projeto, na experiência dos professores e dos alunos. O contexto eleito
para a investigação, a escola Wenceslau Fontoura, localiza-seem Porto
Alegree foi escolhido porque possui uma particularidade na implementação
do A Cor da Cultura em relação aos demais educandários situados na
cidade.
Palavras-chave: Comunicação. Identidade Étnica. Mídia.
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