Relogio: Vocês e o Tempo

quinta-feira, 11 de julho de 2013

CONTEÚDO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA PARAIBA

CRIANÇAS DO MUNDO TODO
Livro narra hábitos e traz belas fotos de meninos e meninas de diversos países


A maior diversão das crianças do
Havaí é fazer colares de flores
Que tal dar uma voltinha pelo globo terrestre e descobrir como vivem as crianças da Antártica, da Polônia, do Irã, do Nepal e de muitas outras nações? Ah! Você está com muitos compromissos agora e não pode viajar. Entendo... E se eu lhe disser que, para isso, você só precisa pegar carona em um livro que traz muitas informações sobre os pequenos habitantes das mais variadas regiões do mundo?

Melhorou, não é? Então, saiba que essa obra já está nas livrarias. Um mundo de crianças , da Editora Panda Books, é uma aventura pelo planeta afora. Seus autores - Ana Busch e Caio Vilela - viajaram por dezenas de países e trouxeram de lá várias fotos e também dicas de seus pequenos habitantes: as crianças.


Muitas crianças da Etiópia
moram na zona rural.
Fazer essa viagem pelo mundo revelou que, embora de culturas diferentes, as crianças de países distintos têm, sim, muito em comum. "Claro que há diferenças de personalidade, mas, no geral, a molecada está sempre curiosa e disposta a conhecer o novo, o diferente, um hábito que os adultos acabam perdendo", explica Caio Vilela, que ficou responsável por "clicar" meninos e meninas para as páginas do livro.


O futebol também é uma
paixão para os meninos do Irã.
Acompanhando as belas imagens, você encontra também textos sobre o dia-a-dia das crianças das mais diferentes nacionalidades. É a oportunidade de saber, por exemplo, que as crianças que moram em uma região chamada Nunavut , no norte do Canadá, precisam colocar muitos agasalhos antes de saírem para brincar. Isso porque o inverno lá é rigoroso e só há luz solar duas horas por dia. Uma rotina muito diferente da vivida pelos meninos e meninas havaianas, que costumam ir à praia, fazer festas à noite chamadas "luau" e gostam muito de churrasco de peixe.


No Vietnã, as crianças maiores
cuidam das pequeninas.
As crianças da Coréia do Sul, porém, ganham no quesito hábitos diferentes dos nossos. Quando vão ao cinema, por exemplo, elas não levam pipoca, como a maioria das pessoas no Brasil e em outros países do Ocidente, mas, sim, um saquinho de baratinhas bem fritas e crocantes para beliscarem.

Esquisito? Que nada, são apenas alguns dos hábitos das crianças que vivem em outros países e que merecem ser conhecidos!


Um mundo de crianças
Autores: Ana Busch e Caio Vilela
Editora: Panda Books
Tel.: (11) 3088-8444

----------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
UM MUNDO DE CRIANÇAS
Fotos mostram crianças do mundo todo
Da Redação

Criança tem no mundo todo. Mas você sabe como são as da Coréia, por exemplo? Ou com que tipo de roupa se vestem as do Irã? Mate sua curiosidade na mostra "Um Mundo de Crianças". As imagens, captadas pelo fotógrafo Caio Vilela em suas viagens pelo mundo, ficam expostas em São Paulo até dezembro.

As fotos estão divididas por regiões: América Latina, Ásia, Oriente Médio, Ártico e África. São mais de 70 fotografias e todas têm legendas que explicam onde e quando elas foram feitas.

O bacana é ver as diferenças entre as crianças de cada parte do mundo e aplaudir esta diversidade. "Nosso planeta tem o rico e o pobre, o branco e o negro, o oriental e o ocidental, a guerra e a paz. Mas as crianças formam um mundo à parte, cheio de lendas, sonhos e medos. Elas são diferentes na língua, origem ou crença, mas iguais na energia e na paixão pela vida, não importa se estão no Ártico ou na América Latina", diz o fotógrafo Caio Vilela.

Vilela se divertiu bastante enquanto fazia as fotos. Na Coréia, ele aprendeu um pouco a escrever coreano, com a ajuda de uma menininha de cinco anos. No norte do Canadá, escorregou em trenós de neve, diante das gargalhadas das crianças "inuíte" (povo esquimó que vive nesta região). Ele também nadou em rios da Amazônia acompanhado de pequenos índios do Xingu.

Nos últimos dois anos, Vilela contou com a companhia de um viajante especial: seu filho Tomás. Juntos, eles viajaram pelo mundo todo. O pequeno Tomás ensinou a Caio a ver as coisas com os olhos de uma criança. Por isso, o fotógrafo reservou uma parte da exposição para fotos sobre seu próprio filho.

Nenhum comentário: