Relogio: Vocês e o Tempo

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ARCEVO PROJETO A COR DA CULTURA NA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM ITABAIANA PARAIBA


OLIVEIRA DE PANELAS - O PERGUNTADOR



Esta semana iremos resgatar um vinil histórico. O disco do cantador OLIVEIRA DE PANELAS, produzido por Zé Ramalho, na antiga CBS. Além deste trabalho de Oliveira, Zé Ramalho produziu também um disco do poeta OTACÍLIO BATISTA. O curioso é que não se trata de um disco de dupla de cantadores e sim um trabalho individual. Destaque para "Estará nosso globo desse jeito / do terceiro milênio para frente.
Vejam um texto retirado do encarte do disco, escrito pelo produtor:
"Gravar o disco individual de OLIVEIRA DE PANELAS, mais do que um Projeto Especial, constituiu-se num autêntico compromisso com a história da música brasileira. Daquela música tão especial do Nordeste, feita pelos violeiros, os versos agrupados em modalidades tão específicas, formando sextilhas, martelos agalopados, galopes à beira mar, martelos alagoanos, e por aí vai.
E o que parece tão simples à primeira vista resulta complicado para quem não domina esse saber tão próprio. OLIVEIRA FRANCISCO DE MELO, que adotou o sobrenome artístico de PANELAS, porque assim se chama a cidade onde nasceu em 1946 [Pernambuco], é um desses violeiros e domina o versejar do cantador como ninguém. Em O PERGUNTADOR, um fato inédito: é um disco de um violeiro e não de uma dupla. Além disso ele gravou também alguns trechos das poesias publicada em seus dois livros ["O Comandante do Planeta Médio_1977", e "Poesia Liberdade"_1979].
Um dos violeiros mais atuantes do país, OLIVEIRA DE PANELAS já conquistou 10 vezes o primeiro lugar em concursos de violeiros, participou da Caravana Viagem ao Brasil,que foi de Olinda até o Planalto Central, colaborou com as trilhas sonoras de dois filmes nacionais ["Os Últimos Dez Dias de Lampião" e "Deus Deu a Terra e o Diabo Cercou"], já cantou para inúmeras autoridades e intelectuais brasileiros, organizou o I Congresso Nacional de Poetas
Populares [João Pessoa, dezembro de 1980], entre muitas outras coisas. Seu disco está cheio de indagações, pensamentos e denúncias relacionados com o nosso tempo e com a posição do homem dentro do universo. Como todo artista, OLIVEIRA DE PANELAS é também um historiador da nossa época e o disco O PERGUNTADOR cumpre assim seu compromisso com a História. "

Zé Ramalho – Rio, 1981.

Faixas:
01_esses discos voadores me preocupam demais_3:44
02_o conflito das nações_4:54
03_planeta sem divisões_3:24
04_quando os povos se unirem como irmãos_4:21
05_ninguém pode abalar_4:21
06_a interrrogação_4:39
07_na varanda do reino da justiça_3:11
08_muita coisa no mundo está mal feita_3:38
09_quem sou eu no universo_5:48
10_do terceiro milênio para frente_3:34
* Todas composições de sua autoria.

Oliveira de Panelas, Amelinha e Zé Ramalho






4 comentários:

  1. O nosso confrade IVAMBERTO, da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, manda-nos, por e-mail,o seguinte comentário:

    "Este LP do O Perguntador de Oliveira é realmente uma Relíquia,

    Eu tenho o LP A ARTE DA CANTORIA V OL. 2 com Oliveira de Panelas e

    O saudoso Otacílio Batista.

    Com relação ao secretário Chico César da minha Paraíba, eu concordo com ele

    e com o Sr. Walter Medeiros, o poder Público não pode financiar o lixo cultural

    destas bandas de forró assim como o lixo cultural do funk carioca, chega de alienação!

    Temos que valorizar quem está comprometido com a nossa cultura e com a arte

    Tipo, Clã Brasil, Santana, Maciel Mello, Biliu de Campina, Beto Brito, Petrúcio

    Amorim, Amorosa, estes são os Discípulas de Gonzaga e Jackson.


  2. Ha tempos procuro baixar este disco e não consigo encontrá-lo. Vcs tem esse arquivo? Se sim peço a gentileza de entrarem em contato comigo pelo e-mail: orix75@hotmail.com
    Grato!
    Responder
  3. Esse link do POEIRA E CANTOS não existe mais, infelizmente. Faz tempo que foi retirado do ar.
    Responder
  4. Os executivos das grandes gravadoras deveriam ter mais sensibilidade e recolocar no mercado, no formato CD, lançamentos maravilhosos como este, dirigido pelo grande ZÉ RAMALHO.
    Responder








Nenhum comentário: