Relogio: Vocês e o Tempo

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O COORDENADOR DO PROJETO A COR DA CULTURA EDITA PARTE DO LIVRO DO PROJETO A COR DA CULTURA LANÇADO PELO GOVERNO FEDERAL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAL E PARA  O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRÍCANA

AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE AO RACISMO E A DISCRIMINAÇÕES: 

O Principio encaminha para;  conexão dos objetivos, estratégias de ensino  e atividades com experiência de vida dos alunos e Professores, valorizando aprendizagem vinculadas às suas relações com pessoas negras, brancas, mestiças, assim como as vinculadas as relações entre negros, indigenas, e brancos, no conjunto da Sociedade.

 - A critica pelos Coordenadores Pedagógicos, orientadores educacionais, professores, das representações  dos negro e de outras  minorias nos textos, materias didáticos, bem como providências para corrigi-las.

 

 DATAS SIGNIFACATIVAS PARA CADA REGIÃO  E LOCALIDE SERÃO DEVIDAMENTE ASSINALADAS

O 13 de maio Dia Nacional contra o Racismo,  será tratado como o dia de denúncia das repercussões das politicas de eliminação fisicas e simbólicas da população  afro-brasileira no  pós - abolição, e divulgação dos significados da lei Áurea para os negros. 

No dia 20 de Novembro será celebrado o dia da Conciência Negra, entendendo - se  conciência negra nos termos explicitados anteriomente neste parecer. Entre outras datas de significado histórico e politico deverá ser assinalado o  21 de Março Dia Internacional  de luta pela eliminação da discriminação racial. Em História  da África, tratada em perspectiva positivas,  não  só de denúcia da  miséria e discriminações  que atingem o continete,  nos tópicos pertinetes se fará articuladamente com a história dos  afrodescendentes no Brasil e serão abordados temas relativos- ao papel dos anciãos e dos  griots como guardiões da memória históticas.

 

APRESENTAÇÃO DO MEC 

( Ministerio da Educação e Cultura) Comprometido  com a pauta de políticas arfirmtivas do governo federal, vem instituindo e implementando  um conjunto de medidas ações com o objetivo de corrigir injustiça, eliminar discriminações e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro. 

O Brasil ao longo de sua história, estabeleceu um modelo de desenvolvimento excludente, impedindo que Milhões de Brasileiro tivessem acesso à escola ou nela permanecessem. Com a criação da Secretaria de educação continuada, alfabetização e Diversidade a 

( SECAD), o Ministério  da educação dá um grande passo para enfrentar a injustiça  nos sistemas educacional do Pais.

A Constituição da Secad traduz uma inovação institucional. pela  primeira vez, estão reunidos  os programas de alfabetização e de educação de jovens e adultos, as Coordenações de educação  indigena, diversidade e inclusão educacional, educação no campo e educação ambietal. E esta estrutura permite a articulação de programas de combate à discriminação racial e sexual com projetos de valorização da diversidade étnica.


Apresentação do SEPPIR

  O Brasil colônia, Império e Republica, teve históricamente, no aspecto legal, uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. o Decreto Nº 1.331, de 17 de Feverreiro  de 1854, estabelecia que nas escolas publicas do pais não seria admitidos escravos, e a previsão de instrução para adultos negros dependia da disponibilidade de profesores. 

O Decreto Nº 7.031-A, de 06 de Setembro de 1878, estabelecia que os negros só podiam estudar no periodo noturno e diversas estrategias foram montadas no sentido de impedir o acesso pleno dessa população aos Bancos escolares.

 Nesse contexto, o governo federal sancionou, em Março de 2003, a lei Nº10.639/03-MEC,que autera LDB ( Lei de Diretrizes e Bases) e estabelece as diretrizes Curriculares para implementação da mesma. A 10.639, sendo obrigatorio do ensino  da África e dos Áfricanos no curriculos escolar do ensino fundamental e médio. 


Crior em 21 de Março de 2003 , a SEPPR (Secretaria Especial de Politicas de Promoção  da Igualdade Racial) e instituiu a Politica Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Desta forma recolocou  a questão racial  na agenda Nacional e a importâcia de se adotarem política públicas afirmativas de forma democrática, decentralizadas e transversal. O principal objetivo desses atos é promover alteração possitiva na realidade vivenciada pela população negra e trlha rumo a uma sociedade democrática, justa e igualitária, revertendo os pervesos efeitos de século de preconceito  discriminação e racismo.



Matilde Ribeiro 

Ministra Chefe da Secretária Especial de Politicas de Promoção da Igualdade Racial

   

 

Nivaldo Miguel 

Coordenador Regional do Projeto A Cor da Cultura

12ª  Regional de Educação do  Estado em  Itabaiana - PB

 -a