Relogio: Vocês e o Tempo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Jesus é Deus?

LEIA!

LEIA E ADMIRE! A COR DA CULTURA AGRADECE!

Você já encontrou uma pessoa que é o centro das atenções onde quer que vá? Alguma característica misteriosa e indefinível o distingue de todas as outras pessoas. Pois foi isso que aconteceu dois mil anos atrás com Jesus Cristo. Porém não foi simplesmente a personalidade de Jesus que cativou aqueles que o ouviam. Aqueles que puderem ouvir suas palavras e observar sua vida nos dizem que existia algo em Jesus de Nazaré que era diferente de todas as outras pessoas.

A única credencial de Jesus era ele mesmo. Ele nunca escreveu um livro, comandou um exército, ocupou um cargo político ou teve uma propriedade. Normalmente ele viajava se afastando somente alguns quilômetros do seu vilarejo, atraindo multidões impressionadas com suas palavras provocativas e seus feitos impressionantes.

Ainda assim, a magnitude de Jesus era óbvia para todos aqueles que o viram e ouviram. E enquanto a maioria das grandes personalidades históricas desaparece nos livros, Jesus ainda é o foco de milhares de livros e controvérsias sem paralelos na mídia. Grande parte dessas controvérsias envolvem as afirmações radicais que Jesus fez sobre si mesmo, afirmações que espantaram tanto seus seguidores quanto seus adversários.

Foram principalmente as afirmações únicas de Jesus que fizeram com que ele fosse considerado uma ameaça pelas autoridades romanas e pela hierarquia judaica. Embora fosse um estranho sem credenciais ou força política, em apenas três anos Jesus foi capaz de mudar a história dos mais de 20 séculos seguintes. Outros líderes morais e religiosos influenciaram a história, mas não como o filho de um carpinteiro desconhecido de Nazaré.

Qual era a diferença de Jesus Cristo? Ele era apenas um homem de grande valor ou era algo mais?

Essas perguntas nos levam ao cerne do que Jesus realmente era. Alguns acreditam que ele era simplesmente um grande professor de moral, já outros pensam que ele foi simplesmente o líder da maior religião do mundo. Porém muitos acreditam em algo muito maior. Os cristãos acreditam que Deus nos visitou em forma humana, e acreditam que há evidências que provam isso.

Após analisar com cuidado a vida e as palavras de Jesus, C.S. Lewis, antigo cético e professor de Cambridge, chegou a uma espantosa conclusão, que alterou o rumo de sua vida. Então quem é Jesus de verdade? Muitos dirão que Jesus foi um grande professor de moral. Ao analisarmos mais cuidadosamente a história do homem que causa mais controvérsias em todo o mundo, primeiramente devemos perguntar: será que Jesus foi simplesmente um grande professor de moral?

ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA PARAIBA COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL EM PARCERIA COM A UNESCO

Redes UNESCO no Brasil

A UNESCO no Brasil, assim como nos outros Escritórios da UNESCO, funciona graças à sinergia entre vários atores da comunidade para junto espalhar os ideais e valores da UNESCO pelo país.

As razões para que se estabeleçam acordos de cooperação variam, mas, normalmente, refletem alguns resultados padrão e universais: trabalho em rede; intercâmbio mútuo de lições aprendidas; complementaridade; maior valor agregado; maior legitimidade social; maior visibilidade.

Parceiros brasileiros:

A Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil é uma agência especializada da ONU que presta cooperação técnica a sua rede de parceiros por meio de acordos de cooperação. Esses acordos devem sempre estar alinhados às grandes áreas de mandato da Organização e devem refletir suas respectivas prioridades estratégicas – Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.

A UNESCO não é uma agência financiadora, portanto, a UNESCO não patrocina projetos. Ela é uma organização intelectual em sentido lato, que possui uma missão ética, com mandato específico e diversificado.Tendo isso em mente, a parceria da UNESCO é freqüentemente institucional ou de natureza técnico-programática.

A UNESCO não é uma agência certificadora. Sendo uma agência especializada e baseada na sua experiência internacional acumulada ao longo dos anos, o papel da UNESCO é colaborar com seus parceiros para atingirem suas metas específicas se alinhadas aos mandatos. A Organização pode, contudo, compartilhar idéias e princípios de um determinado projeto, evento ou atividade, mas isso não deve ser considerada uma "certificação". A UNESCO possui regras definidas, cujo objetivo é preservar sua imagem e credibilidade no mundo, incluindo o uso de seu logotipo e nome pelos parceiros. Além disso, a parceria da UNESCO em uma atividade e/ou projeto é estabelecido por um acordo formal e finaliza quando a atividade é concluída ou quando o acorde de parceria termina.

A Organização só poderá comprometer-se em projetos cujo escopo esteja alinhado a suas áreas de mandato, onde tenha havido uma participação técnica da UNESCO desde a concepção do projeto, onde haja viabilidade de recursos financeiros, técnicos e humanos para o desempenho dessas atividades ou que estejam inseridos no âmbito de acordos de cooperação.

Contatos a respeito de projetos e/ou atividades devem ser feitos diretamente com os Setores das áreas de atuação da UNESCO somente por escrito e enviados por via postal. Não há um formulário padrão para submeter projetos à UNESCO.

Informações Adicionais

Para informações adicionais a respeito de Redes e Parcerias, por favor, visite o site UNESCO Communities (em inglês).

Coleção História Geral da África em português (Somente em PDF) PROJETO A COR DA CULTURA

NIVALDO A COR DA CULTURA DIVULGANDO A CULTURA AFRO PARA O MUNDO SEGUINDO A LEI 10.639/09 DE JANEIRO DE 2003 12ª REGIONAL DE ITABAIANA PARAIBA

Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Brasília: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010.

Download gratuito (somente na versão em português):

Informações Adicionais:

  • Coleção História Geral da África

  • Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas

 

 

 

África na Escola




Por Fernando Rebouças
O ensino da História da África nas escolas brasileiras foi regulamentado pela lei 10.639 aprovada em 2003. Na legislação brasileira, desde então, ficou estabelecido a obrigatoriedade da inclusão da temática “História e Cultura Afro-brasileira” no conteúdo do ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas.
Durante décadas, o Brasil, apesar de reconhecido mundialmente pela sua diversidade cultural e étnica, nunca havia incluído a representação das diferentes etnias em seus currículos escolares, tal situação mudaria a partir dos anos 2000, com a aprovação da lei e a vontade política de aprofundar o debate a respeito da formação de nossa sociedade e do livre acesso a direitos verdadeiramente democráticos de inclusão social, independente da origem cultural e da cor da pele.
Segundo o MEC (Ministério da Educação) a inclusão dessa temática permitirá ao aluno a reflexão sobre a democracia racial de nosso país, também sobre a formação de nossa cultura, possibilitando o rompimento das teorias racistas e preconceituosas ainda presentes em nossa sociedade, no objetivo de esclarecer a importância de todas as etnias na formação cultural brasileira.
O professor do Departamento de Ciências Humanas da UFRJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), José Roberto Pinto de Góes, em análise ao tema:
“O ensino de história da África e da cultura afro-brasileira estará entregue aos professores da nossa rede escolar que, como os demais brasileiros, nutrem uma saudável, inteligente e bondosa desconfiança acerca da utilidade da ideia de raça na explicação do mundo e no modo de se comportar nele. Evidentemente, os mais exposto à ideologia racialista vão aproveitar a oportunidade para colocar em prática os desígnios obscurantistas do Ministério da Educação (…), mas a maior parte vai procurar fazer o melhor possível, do jeito que sabe, com o insatisfatório salário que tem.”
Em 2012, Em são Paulo, o MPF (Ministério Público Federal), dez prefeituras de São Carlos e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) firmaram acordo para que a universidade capacite os primeiros professores em História da África para atuarem nas escolas municipais da região.  Entre 2003 e 2012, a lei de inclusão dessa matéria ainda não havia sido colocada em prática em grande parte do país. Desde 2006, o MPF cobra a implementação da lei nas escolas, mas no país, poucas escolas se adaptaram nos primeiros anos para a inclusão da nova matéria de ensino.
Fontes:
Revista Ciência Hoje, n°281.Vol.47- Maio 2011. Encarte “Sobre Cultura”
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/brasil-pais-todas-cores-643758.shtml

http://noticias.r7.com/educacao/noticias/brasil-vai-formar-primeiros-professores-em-historia-da-africa-para-escolas-publicas-20110505.html?question=0

HISTÓRIA DA AFRICA ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL ITABAIANA PARAIBA

 
História da África
Cultura africana, povos, história, Bérberes, Bantos, Império de Gana, civilizações antigas, economia, arte, religião, trabalho e sistemas de produção, alimentação, saúde, comércio
População da África
Dados da população da África, etnias, povos africanos, demografia, cidades mais populosas, faixas etárias, demografia
população da África 

População da África: maioria formada por povos negros

  População da África - dados e características gerais

Como os censos de muitos países africanos não estão atualizados, não é possível chegar a um dado preciso sobre a população do continente africano. As estimativas dão conta de que a população do continente esteja entre 800 milhões e um bilhão de habitantes (estimativa de 2010).

Como o território africano é muito extenso (30,2 milhões de km2), a densidade demográfica é baixa (cerca de 30 habitantes por km2). Esta população também se distribui irregularmente pelo continente. Grande parte da população se concentra nas grandes cidades dos países litorâneos.
As áreas ocupadas por desertos e florestas densas são praticamente inabitadas, enquanto as regiões litorâneas e o vale do rio Nilo apresentam grandes concentrações populacionais.

Vale ressaltar também que grande parte da população africana se encontra na zona rural. A população urbana só é maior do que a rural em países como, por exemplo, Tunísia, Argélia e Líbia.

Etnias

Existem vários grupos étnicos na África. Cerca de 80% da população é formada por diferentes povos negros, que ocupam, principalmente, as regiões central e sul do continente (ao sul do deserto do Saara). Esta região é conhecida como “África Negra”. Os principais grupos étnicos que habitam esta região são: bantos, sudaneses, bosquímanos, pigmeus, nilóticos.

Já os brancos (berberes, árabes e caucasianos) habitam, principalmente, a região setentrional do continente, ao norte do Deserto do Saara. Por isso essa região é conhecida como “África branca”.

Faixas etárias

Grande parte da população africana é formada por jovens, pois o continente apresenta taxas elevadas de natalidade. A expectativa de vida no continente é baixa, em função do subdesenvolvimento de grande parte dos países. 

Cidades mais populosas da África:

Lagos na Nigéria - 9,9 milhões de habitantes

Kinshasa na República Democrática do Congo – 8,9 milhões de habitantes

Cairo no Egito – 8,1 milhões de habitantes

Ibadan na Nigéria – 5,1 milhões de habitantes

Alexandria no Egito – 4,4 milhões de habitantes

História Geral da África Arquivo Projeto A Cor da Cultura Nivaldo Miguel 12ª Regional

                                    História Geral da África


Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.

Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

O objetivo da iniciativa é  preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

O Brasil e outros países de língua portuguesa têm agora a oportunidade de conhecer a Coleção História Geral da África em português. A coleção foi lançada em solenidade, em Brasília, com a presença dos ministros de Educação e Cultura.

Faça aqui o download da coleção.

Blog: nivaldoacordaculturablogspot.com.br

MAS UMA VEZ COORDENADOR DO PROJETO A COR DA CULTURA NIVALDO MIGUEL DO NASCIMENTO NETO PARTICIPA DO FESTEJO JUNINO DA ESCOLA PARAISO DA CRIÂNÇA EM ITABAIANA PARAIBA E REGISTRA O EVENTO






















ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL EM ITABAIANA PARAIBA


ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL EM ITABAIANA PARAIBA


ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL EM ITABAIANA PARAIBA


ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL EM ITABAIANA PARAIBA


ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL EM ITABAIANA PARAIBA


ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL EM ITABAIANA PARAIBA


ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL EM ITABAIANA PARAIBA


ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL EM ITABAIANA PARAIBA


ARQUIVO PROJETO ACOR DA CULTURA 12ª REGIONAL


ARQUIVO A COR DA CULTURA


Arquivo do Projeto A Cor da cultura


Itabaiana: Imagens da cidade e Região Homenagem do projeto a cor da cultura a nossa cidade com sua História


Itabaiana (PB) Matriz de N. Sra. da Conceição

Data : 23 October 2009

Autor: Vicente A. Queiroz

Centro de Itabaiana.

Data : 18 March 2008

Autor: Antonio Carlos Buriti

Rio Paraíba com água (maio/2008).

Data : 08 May 2008

Autor: Antonio Carlos Buriti

Ponte sobre o Rio Paraíba.

Data : 18 March 2008

Autor: Antonio Carlos Buriti

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Data : 23 June 2007

O PODER DE OUTRORA!

Data : 04 March 2010

Autor: Sávio Perazzo Tavares Cavalcanti

Arbusto ao lado da rodovia

Data : 13 May 2013

Autor: George Araújo

Data : 23 May 2012

Autor: elton404

Carnaval em Itabaiana

Data : 11 July 2007

Autor: wellington Rocha Bezerra

Ferrovia passando por Itabaiana.

Data : 18 March 2008

Autor: Antonio Carlos Buriti

Serra de Itabaiana

Data : 25 September 2009

Autor: Carllos.costa

E A MOEDA LEVOU !

Data : 04 March 2010

Autor: Sávio Perazzo Tavares Cavalcanti

Imagem Aerea do centro de Itabaiana

Data : 12 October 2010

Autor: normandia

Assembleia de Deus - Itabaiana Paraíba

Data : 12 January 2011

Autor: kennedyinho

Alto do Major

Data : 05 May 2011

Autor: psferr

vista do telhado na cidade de ITABAIANA na PARAIBA.

Data : 18 July 2010

Autor: ismaelsantos

Igreja Matriz de Itabaiana

Data : 21 December 2012

Autor: Geovani Santos

Data : 10 February 2012

Autor: Mc Impala

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