Relogio: Vocês e o Tempo

terça-feira, 2 de julho de 2013

COORDENADOR REGIONAL DO PROJETO A COR DA CULTURA NIVALDO MIGUEL COORDENA CURSO DE CAPACITAÇÃO DO ESTADO ( P .3. D) NO COLEGIO ANTÔNIO BATISTA SANTIAGO EM ITABAIANA -PB


















Projeto a Cor da Cultura

 



Muitos colonizadores passavam pela África devido as rotas marítimas que ligavam o Oriente e Ocidente. Sendo assim, a comida típica da África recebeu influência de diversas partes do mundo, além da própria cultura dos nativos. Sua culinária se tornou uma fonte de ingredientes para diversos países do mundo.


Os escravos sul-africanos por exemplo, que retornavam da Inglaterra, ensinavam o que aprenderam, assim como os africanos que viviam no oriente no período medieval. Existem também
pratos exóticos, como o grilo frito. O bobotie é um prato feito com cozido de carne moída, leite, castanhas, pão, cebola, damascos, passas, curry (tempero forte). Essa é a comida típica preferida de Nelson Mandela.
Normalmente, a maioria dos trabalhos relacionados à alimentação na África, são obrigações das mulheres. Desde a "plantação" ou "shambas" (como são chamados os campos de plantio), passando pela capina, plantio e colheita, até as atividades que incluem cozinhar e servir alimentos. Mas em algumas regiões, a mulher fica encarregada dos pratos doces, enquanto o homem prepara a carne.

Tradicionalmente, a
cozinha na África fica pro lado de fora da casa, ou em uma construção separada dos quartos e salas. Até hoje, a comida mais típica na Africa encontrada na casa do nativo, são carnes com vegetais, fortemente temperadas em uma larga panela preta. A panela normalmente fica em cima de três pedras dispostas em triângulo, e o fogo consome lentamente três pedaços de madeira para cozinhar os alimentos.

Comida típica do africano:


Legumes:
Batata doce
Quiabo
Melancia
Mandioca
Amendoins
Repolho
Amendoins
Carnes:
Frango
Carne de porco
Bife
Variedade de peixes locais

Plantas:
Alho
Pimenta Melegueta - "West Africa" (substituto de cardamomo)
Cravos-da-índia
Pimenta Preta
Cardamomo
Noz-Moscada
Curcuma
Arroz Mix
Caril em pó
Outras comidas típicas:
Limão
Arroz

Algumas imagens dos pratos típicos da África:


prato típico
Chicken Curry (Frango com Curry)


prato africano
Bunny Chow (Pão recheado com frango)



prato tradicional

Biltong (Carne seca)



culinária da áfrica

Babotie (Parecido com a lasanha)



prato típico da áfrica

Oxtail (Rabada)



cozinha da áfrica

Umnqgusho (Flocos de milho secos)


Receitas:

Se você não quer apenas conhecer um pouco da história dos pratos típicos, veja a seleção de receitas africanas que eu fiz. Abaixo, um ótimo video que te ensina a começar a fazer pratos típicos africanos: