Relogio: Vocês e o Tempo

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Não existirá outro Dominguinhos


DOCUMENTOS DO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL



Dominguinhos nasceu na cidade pernambucana de Garanhuns em 12 de fevereiro de 1941. Com apenas oito anos, conheceu Luiz Gonzaga. Aos 13 anos e já morando no Rio de Janeiro, ganhou do Rei do Baião a sua primeira sanfona. A partir daí, a relação musical e de amizade entre os dois começa a se intensificar. Tocaram juntos diversas vezes. Dominguinhos teve Gonzagão como mestre e ajudou a espalhar o forró tradicional pelo país.

DOCUMENTOS PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL

NIVALDOACORDACULTURA.EU@GMAIL.COM

Corpo de Dominguinhos é velado em São Paulo


Às 16h o corpo será levado para Recife, onde será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Flickr/tvbrasil)
São Paulo – O corpo do sanfoneiro, compositor e cantor Dominguinhos está sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, na região do Ibirapuera, na zona sul da capital, desde as 6h. Ele morreu ontem (23), aos 72 anos, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. O cantor estava internado no Hospital Sírio-Libanês, desde o dia 13 de janeiro, quando foi transferido do Hospital Santa Joana, no Recife.
O corpo de Dominguinhos será velado em São Paulo até as 16h, e em seguida levado para Recife de avião. Na capital pernambucana, o corpo do músico será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco. De acordo com a viúva, Guadalupe Mendonça, o enterro não deve ocorrer antes de sexta-feira (26). “O povo não vai deixar sepultar antes, porque o povo é louco por ele, há uma admiração e um amor muito grande do povo de lá por ele”. O voo que levará o corpo de Dominguinhos para Recife parte às 23h10 do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos.
Guadalupe lembrou a dedicação do cantor à música.“Me aborreci certo momento na vida com ele por ser um marido ausente, mas quando eu descobri que ele nunca ia ser de ninguém e que era do povo, fomos mais felizes”.
O filho de Dominguinhos, Mauro José Silva de Moraes, destacou a importância do pai na música brasileira. “Ele era muito humilde, respeitava muito as pessoas, fora a musicalidade que para mim não tem igual. Acho que vai ser difícil encontrar um músico como ele”, acrescentando que apesar de morarem em cidades distantes, sempre conversavam por telefone.
Ao chegar na assembleia, o cantor Frank Aguiar disse que o Brasil perde um dos maiores patrimônios musicais e lembrou a influência do sanfoneiro nas carreiras de demais músicos. “Ele era uma pessoa muito afável, querida, humilde, simples, rico de alma. O jeito de tocar, a forma harmoniosa. Ele era um músico de mão cheia. Era gostoso ouvir Dominguinhos tocar e cantar. Ele cantou o amor, a poesia, o regionalismo. Ele cantou a música com a nossa cara”.
Fã de Dominguinhos, o músico pernambucano José João da Silva Irmão vive em São Paulo e tocou, em algumas ocasiões, triângulo e zabumba com o artista. “Foi um prazer imenso tocar com ele. Um amigo meu que tocava com ele me levou. Foi maravilhoso. Saber do falecimento dele partiu meu coração”. Assim como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, segundo José João, incentivava novos músicos. “É um símbolo do Nordeste”.
Há cerca de seis anos, o sanfoneiro se tratava de um câncer no pulmão. Dominguinhos foi internado na Unidade de Terapia Intensiva Coronariana do Hospital Santa Joana, no Recife, no dia 17 de dezembro, com um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. Depois, foi transferido, em janeiro, para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
PROJETO A COR DA CULTURA

Um príncipe nascido em forma de matuto-flo! esse era Domiguinho

  

O Projeto  A Cor da Cultura  através do Blog:nivaldoacordacultura.com.br de Itabaiana paraiba presta uma homenagem a um dos mestre da cultura musical, domiguinho. Perdemos uma voz de ouro um safoneiro arretado, um cabra da peste, filho da musica nordestina e pai das canções do sertão, dominguinho nos deixo e nunca sera esquecido e sempre lembrado através das suas musicas, e canções. Muito obrigado Dominguinhos por fazer parte da nossa cultura!
O cantor e sanfoneiro José Domingos de Morais, 
o Dominguinhos, faleceu nesta terça-feira (23), às 18h, de acordo com o último boletim oficial divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês.


O cantor morreu aos 72 anos na noite desta terça-feira, 23, em São paulo.


 
Dominguinhos
Muito querido no meio artístico, Dominguinhos vai deixar saudades. A notícia da morte do  cantor na noite desta terça-feira, 23/072013 , em São Paulo, comoveu famosos. Gilberto Gil homenageou o amigo compartilhando no seu perfil do Twitter a música ''Lamento Sertanejo''. Ivete Sangalo publicou uma foto com o cantor e também prestou sua homenagem: "Vá em paz Dominguinhos. Sentirei saudade do seu sorriso, mas vc é maravilhoso e nos deixou a sua música "
Já Ruben Di Souza, que foi produtor musical de Dominguinhos, relembrou momentos agradáveis ao lado do compositor a quem chamou de único. "Hoje tem festa no céu. O mestre Dominguinhos partiu. Vai deixar saudades e como vai... Taí o melhor ser humano que conheci a melhor pessoa que tive a honra de trabalhar. Simples, humilde, Único. Ele não tocava ele transformava sonhos em som! Inacreditável o seu sentimento! Descanse em paz!", ecsreveu.
Também no twitter, Preta Gil chamou Dominguinhos de mestre: "Mestre dos mestres Dominguinhos , descanse em Paz!!
Além desses, outros famosos também lamentaram a morte de Dominguinhos, que foi herdeiro artístico de Luiz Gonzaga e compositor de músicas que marcaram gerações, como 'De volta pro aconchego' e 'Isso aqui tá bom demais':