Relogio: Vocês e o Tempo

terça-feira, 18 de junho de 2013

CONTINUAÇÃO DO PROJETO A COR DA CULTURA EM DOIS RIACHOS ZONA RURAL DE SALGADO DE SÃO FELIX PARAIBA
























PROJETO A COR DA CULTURA NA ESCOLA DE DOIS RIACHOS EM SALGADO DE SÃO FELIX PARAIBA














E.E.E.F.DR.JOÃO FLORENTINO MEIRA DE VASCONCELOS ITABAIANA – PB

   



E.E.E.F.DR.JOÃO FLORENTINO MEIRA DE VASCONCELOS
ITABAIANA – PB

DA COR DA CULTURA         


Projeto Da Cor da Cultura



Objetivos gerais
·         Conhecer e valorizar a cultura africana,  bem como  desenvolver  a criatividade artística do aluno ampliando seu conhecimento cultural.
·         Despertar a consciência e a importância do continente africano a partir de algumas especificidades.











Língua Portuguesa
Temas:
·          Palavras africanas que influenciam nosso vocabulário;
·         A música e o negro, uma fusão de sucesso.

Objetivos específicos
·         Compreender a intervenção de outras culturas na formação da própria cultura brasileira, conhecendo as palavras africanas incorporadas por nossa língua em várias áreas culturais.
·         Tornar os educandos cidadãos capazes de garantir a igualdade de direitos entre etnias.

Procedimentos metodológicos
·         Conhecimento prévio a respeito do tema abordado;
·         Debates;
·         Pesquisas direcionadas;
·         Elaboração e confecção de um minidicionário popular contendo palavras de origem africana;
·         Leitura de poemas, poesias, jornais e revistas que enfatizem a cultura negra;
·         Escutar músicas alusivas ao tema;
·         Criação de música em forma de paródia.
·         Exposição de todo o material confeccionado.



Matemática
Tema
·         População Negra no Brasil

Objetivo Específico
·         Conhecer o percentual da população negra no Brasil através de números, estatísticas e gráficos;
·         Valorizar o negro e seus afrodescendentes no projeto e na sociedade;
·         Desmisticar o preconceitos relativos ao negro.

Procedimentos metodológicos
·         Trabalho de pesquisa;
·         Debates;
·         Exposição do trabalho realizado.








Geografia
Tema:
·         A cultura da mulher africana

Objetivo específico
·         Estimular o reconhecimento e a identificação das mulheres com as suas origens africanas; fomentar a reflexão sobre o papel da mulher no mundo e na sociedade, principalmente, a mulher negra; valorizar as raízes, a cultura e a arte afro-brasileira; incentivar o interesse pelo continente africano.


Procedimentos metodológicos
·         Caracterizar bonecas com estilo africano;
·         Debates;
·         Exposição do trabalho realizado.








História
Temas
·         África, berço da civilização e da tecnologia no período colonial;
·         Processo histórico da escravidão no Brasil;
·         Vencendo o preconceito.

Objetivos específicos
·         Conhecer as tecnologias dos povos africanos que habitavam o continente quando iniciou o período colonial
·          Compreender o processo histórico que envolveu o negro africano e os seus descendentes contribuindocom todos aqueles ingredientes que dinamizaram o trabalho durante quase quatro séculos de escravidão, construindo a nossa economia em desenvolvimento, mas, por outro lado, sendo excluídos da divisão dessa riqueza.
·         Enumerar os motivos pelos quais os negros ainda lutam pela igualdade de direitos e oportunidades, promovendo a superação de atitudes de preconceito e discriminação, decorrentes muitas vezes do desconhecimento dessas realidades.

Procedimentos metodológicos

·         Explanação de idéias principais;
·         Debates
·         Construção de historia em quadrinhos
·         Construção de slides evidenciando os negros que venceram o preconceito e são reconhecidos mundialmente.



Ciências
Tema:
·          A substância química (melanina) – cor da pele.

Objetivo específico
·         Estudar a melanina, onde ela é produzida e sua função no organismo.


Procedimento metodológico
·         Pesquisa do assunto em evidência;
·         Debates;
·         Apresentação de uma peça.










Artes
Tema
·         Dança Afro brasileira


Objetivos específicos
·         Descrever o que é e quais são as danças afro-brasileiras;
·          Apresentar a dança afro-brasileira;

Procedimentos metodológicos
·         Estudo da dança;
·         Execução da dança.









Ensino Religioso
Tema
·          As religiões afro-brasileiras ( umbanda e candomblé)

Objetivos específicos
·         Introduzir o conhecimento de umbanda e do candomblé, suas origens e sua contribuição religiosa;
·         Introduzir a umbanda, o candomblé e suas práticas;
·         Identificar nossa religiosidades a partir de raízes africanas.

Procedimentos metodológicos
·         Textos diverso;
·         Debates;
·         Produção textual;
·         Desenho e pintura;
·         Confecção de cartazes.








Educação Infantil
Temas:
·         Danças ( capoeira e danças africanas);
·         Texto informativo sobre a consciência negra.
·         Obras literárias (Tarsila do Amaral).

Objetivos específicos
·         Executar danças afro-brasileiras;
·         Mostrar a importância dos negros escravos no Brasil, salientando as suas culturas e a sua contribuição para a formação de nossa cultura.
·         Reconhecer gravuras de obras literárias, enfatizando a vida escrava “negra” na época da escravidão.