Relogio: Vocês e o Tempo

terça-feira, 9 de julho de 2013

a cor da cultura

1. Palavras como balangandã, batuque, papear, quitanda, quitute, sapeca, sunga, tagarela, tamanco, xingamento, caçula, cachimbo, cafuné, bunda e fofoca aparecem como e com que frequência no seu vocabulário?
cultura negra
Foto: Claudia Marianno 
Normal e cotidianamente
Em momentos específicos, às vezes
De maneira estranha e quase nunca

A cultura negra faz parte de suas raízes?


TESTE

 

Faça o teste elaborado pela professora Dilma de Melo Silva, do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre o Negro Brasileiro (NEIMB) da USP, e descubra o quanto a cultura afro-brasileira está presente na sua vida



1. Palavras como balangandã, batuque, papear, quitanda, quitute, sapeca, sunga, tagarela, tamanco, xingamento, caçula, cachimbo, cafuné, bunda e fofoca aparecem como e com que frequência no seu vocabulário?
cultura negra
Foto: Claudia Marianno






9 passos para o ensino da história negra nas escolas

CURRÍCULO


Confira como as escolas podem - e devem! - aplicar o conteúdo exigido pela lei 10.639, e saiba o que você pode fazer para contribuir com esse processo



Educar
Foto: Dreamstime
Desde 2003, as escolas são obrigadas a inserir no currículo a história afro-brasileira nas áreas social, econômica e política do país
A História do Brasil finalmente incluiu a história de nossas negras raízes no currículo escolar. Sem deixar para trás, claro, a origem portuguesa e a indígena, o conteúdo tem de abordar a vinda involuntária dos africanos. Isso por que, em 2003, o que já deveria ser um direito virou lei. A obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-brasileira e Africana" existe desde que foi aprovada a lei 10.639. A partir da sanção dessa lei, as instituições de ensino brasileiras passaram a ter de implementar o ensino da cultura africana, da luta do povo negro no país e de toda a história afro-brasileira nas áreas social, econômica e política. O conteúdo deve ser ministrado nas aulas de história e, claro, em todo o currículo escolar, como nas disciplinas de artes plásticas, literatura e música. E isso em TODAS as escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada.


Para se adequar à lei, cabe às escolas encontrar um modo de redesenhar as aulas para encaixar os conteúdos exigidos. Um exemplo de que isso é possível acontece no Colégio Friburgo, em São paulo. A coordenadora do Ensino Fundamental, Eni Spimpolo, conta que os resultados vão além do simples aprendizado da matéria. "Mostrando que a mistura do povo brasileiro foi feita por vários povos através dos tempos, conseguimos comparar diversas culturas, valorizá-las, promover o respeito a elas e derrubar preconceitos", conta.

Veja a seguir como as instituições de ensino podem superar as dificuldades para implantar - de verdade! - as exigências da lei em seus currículos e como você, pai, pode, e deve, contribuir nesse processo:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Qual o objetivo da lei 10.639?
2. Quais são as dificuldades de aplicação da lei 10.639?
3. O material didático brasileiro já está de acordo com a lei?
4. De quem é a responsabilidade pelo cumprimento da lei?
5. Como exigir a aplicação da lei na escola do seu filho?
6. Como preparar os professores para cumprir a lei 10.639?
7. Como os alunos podem participar?
8. Como você pode colaborar?
9. Para vivenciar e aprender