Relogio: Vocês e o Tempo

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

POPULAÇÃO ITABAIANESSE PRESTIGIA NA NOITE DO DIA 24/11/DE 2013 A 2ª PARTE TEATRAL DE BONECOS POPULARES DA PARAIBA : COM O TEMA( BENEDITO E JOÃO REDONDO PELAS RUAS DA CIDADE, E CABELINO VERMELHO

O GRUPO DA COMPANHIA DE TEATRO BONECO EM CENA JUNTAMENTE COM O PREFEITO DE ITABAIANA DE XADREZ, O SECRETARIO DA CULTURA LUCIANO MARINHO DE VERDE,E OS POETAS ITABAIANESSE NA PONTA ORLANDO OTÁVIO AGENOR OTÁVIO.
O PREFEITO DE ITABAIANA PARAIBA DE XADREZ ANTÔNIO CARLOS E O COORDENADOR REGIONAL DO PROJETO A COR DA CULTURA DA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA NIVALDO MIGUEL

O POETA ITABAIANESSE ORLANDO OTÁVIO : QUE EM BREVE IRA LANÇA O LIVRO INTITULADOR ( DO MAR ARRIBA AS MARAVILHAS DA PARAIBA  NO PROXIMO DIA 30/11/2013 AS 20HORAS ; NO AABB, ASSOCIAÇÃO BANCO DO BRASIL COM O APOIO DO FIC: FUNDO DE INCENTIVO A CULTURA - AUGUSTO DOS ANJOS E SECRETARIA DA CULTURA DA PARAIBA!

























ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES DE MELO JUNIOR PREFEITO CONSTITUCIONAL DA CIDADE DE ITABAIANA PAARAIBA













Bú! Benedito e João Redondo vão visitar a cidade ‘morada das almas’...

Conhecida como a Rainha do Vale da Paraíba e localizada numa região entre o Litoral e a Borborema do Estado, se tornou sede de uma área que também leva o seu nome: Itabaiana. É lá que a equipe da Cia Boca de Cena vai apresentar o projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade - de um canto a outro' no próximo final de semana.
Em meio a controvérsias relativas ao nome da cidade, um significado bastante aceito é derivado da língua indígena (o vocábulo taba-anga) e quer dizer 'morada das almas'. Com certeza, a mala do bonequeiro convidado vai receber uma boa inspiração: quem sabe não surge uma alminha para mau assombro da população? Brincadeira!!!
Brincante Vavau da cidade de João Pessoa - nosso convidado

No sábado (23/11) o brincante Vavau da cidade de João Pessoa se apresentará em praça pública e no domingo (24/11) a Cia Boca de Cena trará sua 'Colha de Retalhos' para a plateia. Os espetáculos são gratuitos!
Os eventos acontecerão na Praça Epitácio Pessoa a partir das 19h e recebem o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura, além do apoio cultural da Prefeitura Municipal de Itabaiana e realização da Cia Boca de Cena.
Anita e Seu João em cena - trecho do espetáculo Colcha de Retalhos


quarta-feira, 20 de novembro de 2013


Benedito e João Redondo chacoalharam a cultura adormecida dos talentos populares de Pirpirituba

quinta-feira, 14 de novembro de 2013


A Microrregião do Brejo vai se alegrar com as brincadeiras de Benedito e João Redondo na cidade de Pirpirituba

Uma região pela qual passaram portugueses e holandeses em busca de riquezas, além de ser território que deu origem a um dos polos comerciais do Estado, emancipou-se preservando o nome de origem indígena que referenciava suas terras úmidas e propícias ao nascimento do junco.

‘Peri-peri-tuba’ ou, melhor dizendo, Pirpirituba será o próximo município contemplado com a passagem do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade – de um canto a outro. Neste final de semana levaremos o que há de melhor no teatro de bonecos popular da Paraíba para vias públicas da cidade.

No sábado (16/11) haverá a apresentação dos bonecos ventríloquos do Mestre Clébio da cidade de Guarabira, especialmente convidado para esta ocasião e, no domingo (17/11), a Cia Boca de Cena apresentará o espetáculo Colcha de Retalhos.
Mestre Clébio e seus bonecos ventríloquos

Os eventos acontecerão sempre a partir das 19h na Rua Presidente João Pessoa gratuitamente.

Este projeto é uma realização da Cia Boca de Cena com patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Pirpirituba.



Vamos brincar de babau?!

Em Solânea, Benedito e João Redondo descobriram que é ‘catucando’ com dedicação que se aprende

Nesta etapa do projeto "Benedito e João Redondo - pelas ruas da cidade" pudemos finalmente carregar o bagageiro e viajar na nossa Kombi. E foi um prazer para toda equipe reencontrá-la toda repaginada e mais institucional do que nunca, a cara da Cia Boca de Cena.
Nossa querida Kombi aguentou firme a subida variante dos 650 aos quase 1000 metros de altitude sem reclamar um minuto sequer. E chegou chegando! Por onde passava nas cidades chamava atenção.
Nossa kombi repaginada
Na chegada em Solânea reconhecemos o espaço dos eventos, fizemos o desembarque no hotel e logo voltamos à Praça 26 de Novembro para o preparo da primeira noite de espetáculos. E, já ao entardecer, que friozinho que nada minha gente, era friozão mesmo. A noite teve direito a ventania, nevoeiro e chuva no final. Resultado: toda equipe agasalhada e tremendo de frio!
Mas valeu muito apena conferir a brincadeira do Mestre Maestro com sua variedade enorme de bonecos, mala estilizada e tenda diferenciada. Com o apoio do filho, dos seus netos aprendizes e acompanhamento de trio musical, esquentou a noite da plateia com animação e boas risadas.

Bonecos e mala do Mestre Maestro

O domingo amanheceu um pouco nublado, mas no prédio do antigo Cine Teatro Municipal, os representantes da cultura popular local já esperavam ansiosos por nossa equipe para as gravações do documentário da passagem do projeto pela cidade. Um equipamento público fantástico que infelizmente não cumpre seu papel de fomento ao audiovisual (pois não tem o aporte técnico necessário para as exibições).

O prédio se encontra com boa estrutura física e ótimas condições para uso, lamentável ainda não ter recebido investimento para sua reativação e levar à população local mais uma opção de lazer. Porém, acreditamos que o empenho e a jovialidade do gestor "Tiago Salvador" fará a diferença na busca de investimentos para o setor.
Vista da cabine do Cine Teatro - nosso set de gravações

Passamos a manhã inteira até o início da tarde registrando reisado com José e Luís Claudino da Silva, os violinistas Odilon Teixeira e José Pereira, o cavaquinho do seu Antônio Salustiano acompanhado pelo triângulo de José Teixeira e pandeiro de Antônio Tomé, Seu Zequinha do vialejo, além de Antônio da Paz que é tocador de violão popular e os Brejeiros do Forró – trio de forró acompanhado pelo matuto cantador e compositor, seu Manoel do Lajeiro.
Como nos disse Seu Salustiano “Eu sou catucador meu filho, mas pra aprender a tocar tem que se dedicar”.
Artur Leonardo e Amanda Viana junto a Salustiano, José e Antônio


Com patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Solânea através da Diretoria de Cultura realizamos mais um final de semana em celebração à cultura popular através do teatro de bonecos. E as viagens continuam pelo brejo e litoral da Paraíba, acompanhem tudo por aqui.
Equipe Boca de Cena com Tiago, Antônio da Paz, Salustiano e Tomé
 
José Soares da Silva - o Zequinha do Vialejo
 
José Claudino da Silva - 84 anos de puro reisado
 
Ao fim da primeira noite de espetáculos com Maestro e seus netos


Banzé na tenda de Mestre Maestro apresentando ao público
 
Nevoeiro, vento e chuva na primeira noite de espetáculos

quinta-feira, 7 de novembro de 2013


Comunicado importante sobre mudanças na programação do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade

Devido a questões operacionais e de estruturação logística no apoio ao recebimento do projeto "Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade - de um canto a outro", dois municípios contemplados em nosso cronograma inicial foram substituídos.
Por isto, durante os próximos finais de semana, teremos duas graciosas novidades fazendo parte desta segunda etapa do projeto: as cidades de Solânea e Pirpirituba.
Confiram abaixo nossa programação atualizada e fique por dentro das mudanças!


terça-feira, 5 de novembro de 2013


De um canto a outro do Estado, Benedito e João Redondo agora vão conhecer o Curimataú Paraibano

Depois de já ter explorado o brejo, seridó, sertão e litoral, agora chegou a vez da microrregião do Curimataú servir de palco para o teatro de bonecos popular. O projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade chegará num dos municípios referenciados por realizar uma das maiores festas juninas da Paraíba.
Neste final de semana (09 e 10/11) a Cia Boca de Cena e seu convidado especial desembarcarão em Solânea.
Praça 26 de Novembro - local dos eventos
No sábado, o parceiro Mestre Maestro (natural da cidade de Bananeiras) apresentará o espetáculo do babau para a população da cidade, enquanto no domingo, o espetáculo Colcha de Retalhos da Cia Boca de Cena trará a magia do teatro de bonecos contemporâneo a todos que forem assistir.
Mestre Maestro de Bananeiras - nosso convidado
Com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Diretoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Solânea, os eventos acontecerão na Praça 26 de Novembro sempre a partir das 19h e de forma gratuita. Venha divertir-se com a gente!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013


Foi além das expectativas! Juazeirinho encantou e surpreendeu a Benedito e João Redondo com as histórias e carisma de sua gente




Logo que descemos da van em solo Juazeirinhense fomos recepcionados por representantes da gestão pública municipal que nos desejaram as boas vindas. O clima era de festa pela nossa chegada e para os preparativos de comemoração do centenário da cidade. E nós da Cia Boca de Cena junto com Benedito e João Redondo chegamos para antecipar à população local que a festança ia ser boa.

À tarde, reunimo-nos com o Secretário Municipal de Cultura e Comunicação: Antônio Batista de Lima Neto – popularmente conhecido como Toca, o Vice Prefeito do Município – Jonilton Fernandes e alguns ‘anjos’ da educação e cultura para apresentar o que é o projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade e definirmos os registros que faríamos da cultura popular local no dia posterior.
Reunião na Secretaria de Cultura e Comunicação


Aproveitamos o ensejo e entrevistamos o Secretário de Cultura e a professora Kátia Souza, duas histórias de vida e envolvimento com a cultura e as artes muito bonitas: a dele que começou desde pequeno mobilizando a criançada amiga para encenarem o que assistiam nos filmes de cangaço, passando pela banda da polícia militar e mobilizações sociais até levantar de vez a bandeira em favor da cultura popular ao se tornar um gestor cultural. A dela, mesmo depois de muitas andanças Brasil afora, sentia era falta do ‘seu lugar’, de suas raízes, onde hoje repassa e aviva esse sentimento na vida das crianças a quem educa – ‘Tenho um orgulho doente de falar oxente’.

Saímos em direção à Praça São José, local das apresentações, para os preparativos do espetáculo da primeira noite. E que noite! Com a presença marcante de um público significativo, o brincante Vavau até se emocionou. A brincadeira do babau foi linda e o público vibrou com Benedito, João Redondo e demais personagens. Até seu Josué com seus mais de 70 anos de idade, parou o atendimento na sua barraquinha de tiro ao alvo pra espiar o teatro de bonecos popular do qual se lembrava de ter visto há muitos anos atrás.
Apresentação do babau do brincante Vavau no sábado


O domingo clareou nublado no Seridó e, bem cedinho, nossa equipe já se aprontava pra enfrentar uma maratona cultural. Isso mesmo gente, no dia anterior identificamos tanta manifestação de cultura popular na cidade que foi até difícil selecionar aquelas que iríamos registrar.

E haja memória para tanta gravação nos equipamentos do nosso diretor de audiovisual Lúcio César! Começamos com seu Fernando Clemente, vaqueiro aboiador da cidade, passando pelo Pastoril com um grupo de senhoras simpaticíssimas, o trio de forró Filhos do Chamego, a Filarmônica de São José tocando frevo e arrastando as Virgens do Amém mais badaladas da cidade: Janaína e Pit Bicha, a Cia de Danças Populares de Juazeirinho com seu xaxado, Felipe de Oliveira – o sanfoneiro aprendiz e, por fim, aquela que iria naturalmente revigorar o cansaço da nossa equipe, Dona Luzia.
Nossa equipe com a Cia de Danças Populares de Juazeirinho


Deixamos o Centro Cultural Joana Gago (local de reunião para as gravações do documentário) e seguimos rumo à casa de dona Luzia Inácia da Conceição, agricultora aposentada com 94 anos de idade, muito fôlego de vida pra colocar homem pra correr, mas acima de toda lucidez e vigor físico, uma lenda viva e histórica da cidade.

Descobrimos, ainda no dia anterior, que Juazeirinho, décadas atrás, era conhecida como a cidade da pipoca na Paraíba. E sabem o por quê? Existia um método artesanal de confeccionar a pipoca de milho característico da cidade, em nenhum outro lugar se fabricava ‘a pipoca na areia quente’.

E dona Luzia foi uma dessas pipoqueiras artesanais de Juazeirinho que pra aumentar a renda da família colocava sua panela de barro no fogo a lenha, jogava a areia fina, limpa e branca que vinha de fora, ao esquentar jogava o milho lá dentro e a temperatura fazia com que pipocassem os grãos, depois retirava a pipoca, peneirava e ensacava para vender na cidade vizinha e as margens da rodovia que corta Juazeirinho. E há quem diga que ninguém nunca mastigou um granulo de areia sequer dessa pipoca viu!
Visita à casa de Dona Luzia com seu neto Fábio Yroshi


Saibam também que Juazeirinho é a cidade natal de um componente de nossa equipe, o José Valério – diretor de palco da Cia Boca de Cena. Como não poderia deixar de ser, fomos conhecer a zona rural da cidade a fim de encontrar seus parentes. Fomos muito bem recebidos e com um banquete caseiro à nossa espera, um início de tarde maravilhoso e divertido no Sítio Mendonça.

Tornamos à cidade e no fim da tarde enquanto preparávamos os equipamentos e a empanada da Cia Boca de Cena para o espetáculo Colcha de Retalhos: chuva! Constatamos o ditado que diz: ‘por onde bonequeiro passa faz chover’.
Cia Boca de Cena no Sítio Mendonça com a família de José Valério


Foi chuva dos céus para molhar as terras e refrescar a vida difícil dos sertanejos chegando a encher os barreiros (reservatórios de água) do Sítio Mendonça e chuva de gente que encheu a Praça São José pra ver Teatro de Bonecos. Obtivemos na noite do domingo em Juazeirinho, o maior público já registrado nesta segunda etapa do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade – de um canto a outro. E como não podia deixar de ser: maravilhoso!


Pelo patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura, apoio cultural da Prefeitura Municipal de Juazeirinho e Rádio Juazeirinho FM, nosso muito obrigado de todos que compõem a Cia Boca de Cena (realizadora deste projeto) por proporcionar tamanha satisfação em descobrir a cultura popular pulsante de canto a canto no nosso Estado.

Noite do domingo durante apresentação da Cia Boca de Cena