Relogio: Vocês e o Tempo

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A ESCOLA MANOEL AVELINO DE PAIVA ABRE AS PORTAS E MOSTRA OS TRABALHOS DOS ALUNOS NA IV CONFERÊNCIA PELO MEIO AMBIENTE QUE FOI REALIZADA NO DIA 20/08/2013 NO DISTRITO DE CAJÁ EM CALDAS BRANDÃO PARAIBA
















PROJETO A COR DA CULTURA DIVULGA O QUE A DE MELHOR NA EDUCAÇÃO DO BRASIL

Amplie seu conhecimento: conheça os lançamentos editoriais sobre leitura e alfabetização

A leitura e a alfabetização são as temáticas centrais de atuação do Ministério da Educação – MEC em 2013. Os programas federais Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL atuam nessas frentes, apoiando a gestão pública dos municípios brasileiros. Alinhado às propostas do ministério, o projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE, nesse ano, também utilizou as duas temáticas como foco de seu trabalho de mobilização.

Para apoiar o educador, o Blog Educação fez um levantamento de livros que podem servir como inspiração para lidar com os temas em sala de aula e para  fomentar  debates. Confira!

A Arte de Ler

Editora: Editora Unesp

Autor: José Morais

Resumo: Em um momento histórico no qual o analfabetismo apresenta-se como intolerável, a questão metodológica da alfabetização aparece como ponto central. Tendo em vista tal realidade, o autor analisou vários aspectos da chamada arte de ler. Partindo das estruturas mentais envolvidas na leitura, da relação entre linguagem falada e linguagem escrita, Morais aborda os mecanismos de aprendizagem e os distúrbios que podem ocorrer nesse processo.

 

 

Dicionário do livro

Editora: Edusp

Autores: Maria Isabel Faria e Maria da Graça Pericão

Resumo: O livro faz um extenso levantamento das terminologias empregadas na área de bibliografia, registrando desde termos utilizados pelos tipógrafos do passado até as novas tecnologias. O Dicionário comporta cerca de 23 mil verbetes, apresentados em ordem alfabética, que incluem também a terminologia inerente à expressão da palavra, figuras de estilo, retórica, formas de linguagem e expressões que consignam o pensamento por escrito.

 

Educação e letramento

Editora: Editora Unesp

Autor: Maria do Rosário Longo Mortatti

Resumo: A autora aborda conceitos como alfabetização e analfabetismo, até sua gradativa substituição por expressões e noções como letramento e iletrado. Ela analisa a trajetória percorrida e o esgotamento de determinados termos muito comuns na Educação. Também resgata a dívida histórica com os excluídos da participação social, cultural e política no Brasil.

 

 

Escola e alfabetização: Uma perspectiva didática

Editora: Editora Unesp

Autor: Berta Braslavsky

Resumo: Berta Braslavsky relata a experiência de um projeto educacional pioneiro desenvolvido na região de Buenos Aires, na Argentina. Sua questão central é o papel desempenhado pela escola na alfabetização inicial. Fundamentando-se na Psicologia sócio-histórico-cultural de Vigotsky, tal experiência desenvolveu um paradigma didático que revalorizou as funções da instituição. Contrariando os teóricos da desescolarização, o projeto educacional mostra como a escola deve recuperar sua missão histórica de democratização da cultura.

 

Leitura, pesquisa e ensino

Editora: Eduerj 

Autores: Márcia Cabral da Silva

Resumo: A publicação reúne artigos em torno de sujeitos, práticas e objetos, cuja abordagem procura tornar visíveis elementos relativos à história da leitura no Brasil. Destaca-se a convivência entre a tradição oral e a escrita em algumas práticas observadas, assim como a importância dos manuais escolares na formação de gerações de leitores.

Por Luana Costa / Blog Educação