Relogio: Vocês e o Tempo

terça-feira, 20 de agosto de 2013

COM O APOIO DA 12ª REGIONAL E O GRUPO DE POLICIA MILITAR E CIVIL O SARGENTO E COORDENADOR DO PROJETO PROERD LANDOALDO FORMA OS ALUNOS DA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA PARAIBA, A CERIMÔNIA DO EVENTO FOI REALIZADO NO ITABAIANA CLUB QUE FICA NA BR SAIDA PARA CAMPINA GRANDE!


 
 

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar da Paraíba, já beneficiou 1.378 escolas localizadas em 50 municípios. Quase 75 mil crianças e adolescente foram atendidos. Atualmente, o Proerd conta com 74 instrutores que aplicam as técnicas de combate às drogas nas instituições públicas e privadas.

A ação preventiva é desenvolvida na Educação Fundamental e anos iniciais. A campanha evidencia temas do cotidiano, através das lições distribuídas no Livro do Estudante. O material é entregue, a cada aluno, na primeira aula, nas escolas públicas prioritariamente e, eventualmente, nas escolas particulares, por policiais militares. A metodologia lúdica foi desenvolvida para alertar crianças e adolescentes sobre os prejuízos das drogas.

O Proerd é pedagogicamente estruturado em dez lições ministradas obrigatoriamente por policiais militares fardados, que além da sua presença física, em sala de aula, como educador social, propicia o contato com a comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, escola e família.

Segundo a coordenadora do Proerd, capitã Ticiana de Lima Soares, para as escolas serem beneficiadas com o Programa, os diretores devem solicitar a inclusão nas Regionais de Ensino. Após a Secretaria de Educação realizar a seleção dos colégios beneficiados e enviar a lista para a Polícia Militar, os alunos dos estabelecimentos passam a integrar o Programa.

A capitã ainda destaca a participação dos policiais no combate às drogas “É gratificante participar deste programa, que tem como objetivo proteger e alertar crianças e adolescente de famílias em situação de vulnerabilidade. O esforço dos policiais militares que fazem a história da corporação mostra que a Instituição está alerta para combater um grande problema do nosso século”, avalia.

As cidades atendidas pelo Proerd, na Paraíba, são: Alagoinha, Alhandra, Araçagi, Bananeiras, Baía da Traição, Bayeux, Belém, Borborema, Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fé, Brejo dos Santos, Cabedelo, Cruz do Espirito Santo, Cachoeira dos Índios, Caiçara, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conceição, Cuité, Cuitegi, Esperança, Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Mãe D’água, Marizópolis, Monteiro, Mulungu, Mataraca, Mamanguape, Nova Floresta, Nova Olinda, Patos, Piancó, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pombal, Princesa Isabel, Queimadas, Remígio, Rio Tinto, Santa Helena, Santa Rita, São José de Piranhas, São Miguel de Taipu, Sapé, Solânea, Sousa e Teixeira.



O PROJETO A COR DA CULTURA DA 12ª REGIONAL DIVULGA AS FRASSES SOBRE MEIO AMBIENTE PARA VOCÊS AMIGO DA MÃE NATUREZA

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado a 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 19721 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.

Frases sobre Meio Ambiente

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância” (Gandhi)

“Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro.” (Provérbio Indígena)

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi)

“O amor é a nova nomenclatura para ‘=preservação da espécie’.” (Dayane Breyer)

“A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.” (João Bosco da Silva)

“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.” (Chico Xavier)

“A natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender mas sabe se vingar como ninguém” (Marina da Silva – Ministra do Meio Ambiente.)

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” (Victor Hugo)

“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” (Madre Teresa de Calcutá)

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” (Johann Goethe)

“Também me tornei próximo à natureza, e agora sou capaz de apreciar a beleza com a qual este mundo é agraciado.” (James Dean)

“A terra é insultada e oferece suas flores como resposta.” (Rabindranath Tagore)

“Só jogue no rio (ou no mar) o que o peixe pode comer. ” (Ziraldo)

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante” (Albert Schweitzer)

“A vida é tão preciosa para uma criatura muda quanto é para o homem. Assim como ele busca a felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo.” (Dalai Lama)

“Outro dia, entrei no mato para piar um inhambu e o que saiu de trás da moita foi um Volkswagen.” (Tom Jobim)

“Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas.” (Tom Jobim)

“Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore.” (Martín Luther King)

“Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido. ” (Leonardo da Vinci)

“A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste.” (Antoine de Saint-Exupéry)

“A maravilha de um só floco de neve supera a sabedoria de um milhão de meteorologistas.” (Francis Bacon)

“Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso.” (Aristóteles)

“O homem é infeliz porque não conhece a natureza.” (Demócrito)

“Se você tem metas para um ano. Plante arroz Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.” (Confûcio)

“Tão importante quanto semear flores, é semear idéias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você vai estar contribuindo para o florescimento de uma ótima causa.” (Deivison Cavalcante Pedroza)

“Não é a poluição que prejudica o meio ambiente. São as impurezas do nosso ar que estão fazendo isso.” (George W. Bush)

“A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.” (Jean Jacques Rousseau)

“O prazer é a prova da natureza, o seu sinal da aprovação. Quando somos felizes, somos sempre bons, mas quando somos bons nem sempre somos felizes.” (Oscar Wilde)

“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.” (Aristóteles)

Mensagens Sobre o Meio Ambiente

“A pior coisa que pode acontecer a duas motivações válidas – o indigenismo e a ecologia – é serem levadas ao exagero. O excesso de zelo é uma forma de fanatismo. E os fanáticos costumam redobrar os esforços quando perdem de vista os objetivos.” – Roberto Campos


“As pessoas (…) já não sabem o que é sentir orvalho no pé descalço, admirar de perto a maravilhosa estrutura de uma espiga de capim, observar intensamente o trabalho incrível de uma aranha tecendo sua teia”. – José Lutzenberger


“O ser humano deve ver que nada existe realmente, mas que tudo está nascendo, crescendo e morrendo. No instante em que alguma coisa atinge o seu auge, começa a decair. A lei do ritmo está em funcionamento constante. Não existe a realidade. Não há uma qualidade duradoura, fixidez ou substancialidade em nada. Nada é permanente, a não ser a mudança. O ser humano deve ver todas as coisas evoluindo de outras, levando-se a outras, uma ação  e reação constante, fluxo e refluxo, construindo ou demolindo, criação e destruição,  nascimento, crescimento e morte. Nada é real, e nada resiste a não ser a mudança.” – Cabala


“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” – Gn 2.15.


“A indiferença com o meio ambiente é a conivência com nossa destruição.”  – Hans Alois


“Terra, és o mais bonito do planeta, estão te maltratando por dinheiro.” -  Beto Guedes e Ronaldo Bastos


Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos. – Martin Luther King


“Nunca duvide da capacidade de um pequeno grupo de dedicados cidadãos para mudar rumos do planeta. Na verdade, eles são a única esperança para que isso possa ocorrer” – Margaret Mead


“Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. Ter menos lixo significa ter mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente!” – Gilnreiner


“Não herdamos a terra de nossos pais, mas a pegamos de empréstimo de nossos filhos” – Henry Brown


“A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida.” – Carta da Terra


“Não é a terra que é frágil. Nós é que somos frágeis. A natureza tem resistido a catástrofes muito piores do que as que produzimos. Nada do que fazemos destruirá a natureza. Mas podemos facilmente nos destruir.” – James Lovelok


“Queremos uma justiça social que combine com a justiça ecológica.Uma não existe sem a outra.” (Leonardo Boff)


“A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.”- Jean Jacques Rousseau


“O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.” – Albert Schweitzer


“Eu não tenho filosofia: tenho sentidos… Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é. Mas porque a amo, e amo-a por isso, Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem por que ama, nem o que é amar…” – Alberto Caeiro


“Se você tem metas para um ano. Plante arroz; Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore; Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança; Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.” – Confûcio


“Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro.”
Provérbio Indígena


“Quando os homens não olham para a natureza, julgam sempre poder melhorá-la.” (John Ruskin)


“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” (Antoine Lavoisier)


“A natureza está constantemente a misturar-se com a arte.” (Ralph Waldo Emerson)


“A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil. ” – Nicolau Copérnico


“Já matei bastantes árvores no mundo. “, Anunciando que não escreverá mais e com isso economizará papel, poupando as árvores. – Stephen King


“Também me tornei próximo à natureza, e agora sou capaz de apreciar a beleza com a qual este mundo é agraciado.” – James Dean


“Quando eu disse ao caroço de laranja, que dentro dele dormia um laranjal inteirinho, ele me olhou estupidamente incrédulo.” – Hermógenes


“Quando ouço falar em ecologia, saco logo meu talão de cheques.” – Paulo Francis


“O sofrimento é a lei de ferro da Natureza. ” – Eurípedes


“Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma forma harmônica, com a finalidade de integrar o homem ao meio ambiente pela valorização da natureza.” – Hermógenes


“Eu acredito que uso sustentável é a maior propaganda na conservação da vida selvagem no momento.” – Steve Irwin


“Só jogue no rio (ou no mar)o que o peixe pode comer. ” – Ziraldo


“A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes.” – Gibran Khalil Gibran


“Tudo acontece conforme a natureza.” – Hipócrates


“Eu também quero a volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para trás, e sim para a frente.” – Friedrich Nietzsche


“O sexo é uma armadilha da natureza para não se extinguir.” – Friedrich Nietzsche


“Que inapropriado chamar Terra a este planeta, quando é evidente que deveria chamar-se Oceano.” – Arthur C. Clarke


“A pior guerra é a guerra contínua contra a natureza, que é silenciosa, que destrói ao longo do tempo.” – Em 2002, dizendo que o conceito de paz não exclui a natureza. – Fernando Henrique Cardoso


“Outro dia, entrei no mato para piar um inhambu e o que saiu de trás da moita foi um Volkswagen.” – Tom Jobim


“Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.” – Tom Jobim


“Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas.” – Tom Jobim


“Não vejo porque o homem não deveria ser tão cruel como a natureza.” – Adolf Hitler


“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” – Victor Hugo


“A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza.” – Leonardo da Vinci


“Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido. ” – Leonardo da Vinci


“A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste.” – Antoine de Saint-Exupéry


“Plantar couves é imitar alguém.” – Alfred Musset


“Não levar nada além de fotos; não deixar nada além de pegadas; não matar nada além de tempo.” – Lema do Excursionista.


“Uma paisagem qualquer é um estado de alma.” – Henri Frédéric Amiel


“Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; não há o suficiente para a cobiça humana.” – Ghandi


“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” – Ghandi


“A maravilha de um só floco de neve supera a sabedoria de um milhão de meteorologistas.” – Francis Bacon


Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo.” – Thomas Jefferson


“Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem.” – Leonardo da Vinci


“Os animais que você come não são aqueles que devoram outros, você não come as bestas carnívoras, você as toma como padrão. Você só sente fome pelas criaturas doces e gentis que não ferem ninguém, que o seguem, o servem, e que são devoradas por você como recompensa de seus serviços.” – Jean-Jacques Rousseau (em “Emile”)


“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” – Albert Schwweitzer (Nobel da Paz – 1952)


“Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e evita ferir toda a coisa que vive.” – Albert Schweitzer (1875-1965)


“Não permitas que ninguém negligencie o peso de sua responsabilidade. Enquanto tantos animais continuam a ser maltratados, enquanto o lamento dos animais sedentos nos vagões de carga não sejam emudecidos, enquanto prevalecer tanta brutalidade em nosso matadouros… todos seremos culpados. Tudo o que tem vida tem valor como um ser vivo, como uma manifestação do mistério da vida.” – Albert Schweitzer


“Matar animais por esporte, prazer, aventura e por suas peles, é um fenômeno que é ao mesmo tempo cruel e repugnante . Não há justificativa na satisfação de uma brutalidade dessas.” – Sua Santidade Dalai Lama (1935)


“Os animais são meus amigos…e eu não como meus amigos.” – George Bernard Shaw (Nobel – 1925)


“Nós somos sepulturas vivas de bestas assassinadas, abatidas para satisfazer nossos apetites. Como podemos esperar neste mundo, a paz de que tanto ansiamos?” – George Bernard Shaw (Living Graves, published 1951)


“Atrocidades nao sao atrocidades menores quando ocorrem em laboratórios, ou quando recebem o nome de ‘pesquisa médica’.” – George Bernard Shaw (Dramaturgo, Nobel 1925)


“Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem… Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida.” – São Francisco de Assis


“Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais…os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.” – Charles Darwin


“A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.” – Charles Darwin


“Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa e’ a proposta de um ser humano integral.” – Abraham Lincoln (Presidente Americano)


“Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais.” – Abraham Lincoln


“Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos … aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza.” – Albert Einstein (físico, Nobel 1921)


“Nada beneficiará mais a saúde da humanidade e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a dieta vegetariana.” – Albert Einstein (Nobel – 1921)


“Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações.” – Sigmund Freud


“Em meu pensamento, a vida de um cordeiro não é menos importante que a vida de um ser humano.” – Mahatma Gandhi (Estadista e filosofo)


“Há muito de verdade no dito de que o homem se torna aquilo que come. Quanto mais grosseiro o alimento tanto mais grosseiro o corpo.” – Mahatma Gandhi


“A vivissecção é o pior de todos os piores crimes que o homem está atualmente cometendo contra Deus e sua bela criação.” – Mahatma Gandhi


“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.” – Mahatma Gandhi


“A carne é o alimento de certos animais. Todavia, nem todos, pois os cavalos, os bois e os elefantes se alimentam de ervas. Só os que têm índole bravia e feroz, os tigres, os leões etc. podem saciar-se em sangue. Que horror é engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos.” – Pythagoras


“Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor.” – Pythagoras


“Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma.” – Pythagoras


“O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder.” – Gautama Buda


“Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas”. – Buda (563? – 483? A.C.)


“Todos os seres vivos tremem diante da violência. Todos temem a morte, todos amam a vida. Projete você mesmo em todas as criaturas. Então, a quem você poderá ferir? Que mal você poderá fazer?” – Buda


“Um homem pode viver uma vida saudável sem ter que matar animais para comer; portanto se ele come carne, participa do ato de tirar a vida de uma criatura meramente para saciar seu apetite. E agir dessa maneira é imoral.” – Leo Tolstoy (Escritor)


“O que eu penso da vivissecção é que se as pessoas acham que têm o direito de tirar a vida ou arriscar a vida de seres viventes para o benefício da maioria, então não haverá limite para a sua crueldade.” – Leo Tolstoy


“Falai aos animais, em lugar de lhes bater.” – Tolstoi


“O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas criaturas.” – Salmos 145:9


“O justo olha pela vida dos seus animais.” – Provérbios 12:10


“Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” – Oséias 6:6


“Se vires deitado debaixo da sua carga o jumento daquele que te odeia, não passarás adiante; certamente o ajudarás a levantá-lo.” – Êxodo 23:5


“Se vires o jumento ou o boi de teu irmão caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.” – Deuteronômio 22:4


“Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem.” – Isaías 66:3


“De que serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes, quando vindes para comparecerdes perante mim. Quem requereu de vós isto? Que viésseis pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs.” – Isaías 1:11-13


“Não estou interessado em saber se a vivissecção produz ou não resultados lucrativos para a raça humana … A dor que ela inflige sobre os animais à sua revelia é a base da minha inimizade contra ela, e isso é justificativa suficiente para a minha inimizade, sem mais considerações.” – Mark Twain (Escritor)


“De todas as espécies a humana é a mais detestável. Pois o Homem é o único ser que inflige dor por esporte, sabendo que está causando dor.” – Mark Twain


“Aos estudar as características e a índole dos animais, encontrei um resultado humilhante para mim.” – Mark Twain


“Não haverá justiça enquanto o homem empunhar uma faca ou uma arma e destruir aqueles que são mais fracos que ele.” – Isaac Bashevis Singer (Nobel – 1978)


“Geralmente as pessoas usam como desculpa para continuar comendo carne, o fato de que humanos sempre comeram carne. De acordo com essa lógica, não deveríamos tentar prevenir pessoas de assassinarem outras, já que esse comportamento também acontece desde as eras mais longínquas.”- Isaac Bashevis Singer (1904)


“Esse direito – o de matar um veado ou uma vaca – nos parece natural porque nós estamos no alto da hierarquia. Mas bastaria que um terceiro entrasse no jogo, por exemplo, um visitante de outro planeta a quem Deus tivesse dito: Tu reinarás sobre as criaturas de todas as outras estrelas, para que toda a evidência do Gênese fosse posta em dúvida. O homem atrelado à carroça de um marciano – eventualmente grelhado no espeto por um visitante da Via-Láctea – talvez se lembrasse da costeleta de vitela que tinha o hábito de cortar em seu prato. Pediria (tarde demais), desculpas à vaca.” – Milan Kundera


“A verdadeira bondade do homem só pode se manifestar com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade (o mais radical, num nível tão profundo que escapa ao nosso olhar) são as relações com aqueles que estão à nossa mercê: os animais. é aí que se produz o maior desvio do homem, derrota fundamental da qual decorrem todas as outras.” – Milan Kundera


“No começo do Gênese está escrito que Deus criou o homem para reinar sobre os pássaros, os peixes e os animais. é claro, o Gênese foi escrito por um homem, e não por um cavalo. Nada nos garante que Deus desejasse realmente que o homem reinasse sobre as outras criaturas. é mais provável que o homem tenha inventado Deus para santificar o poder que usurpou da vaca e do cavalo.” – Milan Kundera


“A proteção dos animais faz parte da moral e da cultura dos povos.” – Victor Hugo


“Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.” – Victor Hugo


“Sinto pena de mulheres que continuam comprando casacos de pele, pois nelas faltam dois dos mais importantes requisitos para uma mulher: coração e sensibilidade.” – Jayne Meadows (Atriz)


“Eu fiz lavagem cerebral em crianças, induzindo-as fazer o que é errado. Quero pedir desculpas por ter promovido uma empresa que fatura milhões matando animais.” – Geoffrey Guiliano (o ator principal do personagem Ronald McDonald, nos anos 80, quando pediu demissão e se desculpou publicamente.)


“A pessoa que eu amo nunca usaria pele de animais. Pele me faz pensar em mulheres rasas, que não têm consciência. A indústria de peles pertence a uma época em quem as pessoas eram inacreditavelmente egoístas. Se você fosse uma espécie de chefe de organização tribal e não existisse uma loja de departamentos, 350 anos atrás, eu entenderia. Mas hoje em dia temos fibras sintéticas e usar peles não é mais uma necessidade. O elitismo das peles me deixa com vontade de vomitar.” – Gavin Rossdale (ator e ex-integrante da banda inglesa “Bush”)


“Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.” – Philip Ochoa


“A razão de eu amar tanto o meu cachorro é porque quando chego em casa ele é o único no mundo que me trata como seu fosse ‘Os Beatles’ ” – Bill Maher (colunista, escritor e militante pelos direitos dos animais)


“Costumo perguntar às pessoas por que elas têm cabeças de veados na parede. Elas sempre dizem que é porque é um belo animal. Bom, eu acho minha mãe muito bonita, mas apenas tenho fotografias dela.” – Ellen DeGeneres (atriz)


“Coloque uma criança pequena num chiqueirinho, com uma maçã e um coelho de verdade. Se ela comer a maça e brincar com o coelho, ela é normal; mas se ela comer o coelho e brincar com a maçã, eu lhe compro um carro novo. Em algum momento ao longo de nosso trajeto, fomos ensinados a fazer a coisa errada.” – Maynard


“A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo.” – Olympia Salete


“O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas.” – Axel Munthe


“O circo ensina as crianças a rir da dignidade perdida dos animais. Nesse caso, a ‘humanização’ dos bichos reflete claramente a falta de humanidade das pessoas projetada em um macaco de vestido, camuflada sob os risos.” – Olegário Schmitt


“O Homem é o único animal que consegue estabelecer uma relação amigável com as vítimas que ele pretende comer.” – Samuel Butler (Novelista Inglês: 1835-1902)


“Se experiências em animais fossem abandonadas, a humanidade teria tido um avanço fundamental.” – Richard Wagner


“Um indivíduo animal precisa de cuidados não porque sua espécie esteja em extinção e sim porque esse indivíduo está sentindo dor.” – Ronnie Lee (1951)


“É somente pelo amaciamento e disfarce da carne morta através do preparo culinário, que ela é tornada suscetível de mastigação ou digestão e que a visão de seus sucos sangrentos e horror puro não criam um desgosto e abominação intoleráveis.” – Percy Bysshe Shelley


“Os sacrifícios foram inventados pelo homem como pretexto para comer carne.” – Clemente de Alexandria


“Em termos de evolução, bem maior é o débito da Humanidade para com os animais do que o crédito que lhes temos dispensado para seu bem-estar e progresso.” – Eurípedes Kuhl


“Se podemos cortar bestas simplesmente porque elas não podem nos impedir e porque estamos dando as costas ao direito à vida, então é lógico cortar imbecís, criminosos, inimigos ou capitalistas, pelas mesmas razões.” – C. S. Lewis (Novelista)


“Em se tratando de fidelidade, devoção, amor, muitos homens estão aquém do cão ou do cavalo. Que maravilhoso seria se pudessem ao menos antes do julgamento final, afirmar: ‘Eu tenho amado tão verdadeiramente ou sido tão decente quanto o meu cão.’ E ainda assim os chamam de ‘apenas animais!” – Henry Ward Beecher (Abolitionista)


“Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos.” – Dr. Louis J. Camuti


“Não podemos ver a beleza essencial de um animal enjaulado, apenas a sombra de sua beleza perdida.” – Julia Allen Field (1937)


“São Francisco de Assis os chamava de nossos irmãos inferiores, porém, inferiores somos nós quando não os estimamos.” – Clóvis Hugues


“Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que nós não estamos contribuindo para o sofrimento deles.” – Paul e Linda McCartney


“O erro da ética até o momento tem sido a crença de que só se deva aplicá-la em relação aos homens.” – Dr. Albert Schweitzer


“Não sou basicamente um conservacionista. Quando a última baleia for massacrada, como certamente um dia acontecerá, o sofrimento delas vai acabar. Essa não é uma perda para a baleia, mas para a espécie humana. Não estou preocupado com extinção de espécies – isso é loucura dos homens – Eu tenho uma única preocupação: o sofrimento que nós deliberadamente infligimos nos animais enquanto estão vivos.” – Clive Hollands (1929)


“Respeite os mais velhos e celebre os jovens. Mesmo insetos, a grama e as árvores você deve nunca maltratar.” – Ko Hung (284-363 AC – Confucionista -Taoísta)


“Entre 135 criminosos, incluindo ladrões e estupradores, 118 admitiram que quando eram crianças queimaram, enforcaram ou esfaquearam animais domésticos.” – Ogonyok (1979 – Soviet anti-cruelty magazine)


“Matar um animal para fazer um casaco é um pecado. Nós não temos esse direito. Uma mulher realmente tem classe quando rejeita que um animal seja morto para ser colocado sobre os seus ombros. Só assim ela será verdadeiramente bela.” – Doris Day


“A Vivissecção é bárbara, inútil e um empecilho ao progresso científico.” – Dr. Werner Hartinger (Cirurgião, Alemanha, 1988)


“Eu não tenho dúvidas que é parte do destino da raça humana, na sua evolução gradual, parar de comer animais.” – Henry David Thoreau


“Eu não como carne porque vi carneiros e porcos sendo mortos. Eu vi e senti a dor desses animais. Eles sentem a aproximação da morte. Eu não pude suportar a cena. Chorei como uma criança. Corri para o topo da colina e mal conseguia respirar…senti-me sufocado…senti a morte do carneiro.” – Vaslav Nijinsky (Bailarino e coreógrafo)


“Enquanto estivermos matando e torturando animais, vamos continuar a torturar e a matar seres humanos – vamos ter guerra. Matar precisa ser ensaiado e aprendido em pequena escala; enquanto prendermos animais em gaiolas, teremos prisões, porque prender precisa ser aprendido em pequena escala; enquanto escravizarmos os animais, teremos escravos humanos, porque escravizar precisa ser aprendido em pequena escala.” – Edgar Kupfer-Koberwitz


“O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo.” – Émile Zola


“Por que é que o sofrimento dos animais me comove tanto? Porque fazem parte da mesma comunidade a que pertenço, da mesma forma que meus próprios semelhantes.” – Émile Zola


“Ninguém pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um cão.” – Marquês de Maricá


“Incêndios propositais e crueldade com animais são 2 dos 3 sinais de infância que sinalizam o potencial de um assassino serial.” – John Douglas (analista do FBI que estuda o perfil de assassinos)


“Por trás de bela pele, há uma história. Uma sangrenta e bárbara história.” – Mary Tyler Moore (Atriz)


“Os vapores das comidas com carne obscurecem o espírito. Dificilmente pode-se ter virtude se se desfruta de comidas e festas em que haja carne. No paraíso terreno não havia vinho, nem sacrifício de animais e tampouco se comia carne.” – São Basílio


“Entre a brutalidade para com o animal e a crueldade para com o homem, há uma só diferença: a vítima.” – Lamartine


“Pergunte para os vivisseccionistas por quê eles experimentam em animais e eles responderão: “Porque os animais são como nós”. Pergunte aos vivissecccionistas por quê é moralmente ‘OK’ experimentar em animais e eles responderão: “Porque animais não são como nós”. A Experimentação animal apoia-se em contradição de lógica.” – Professor Charles R.Magel (1920)


“Se fôssemos capazes de imaginar o que se passa, constantemente, nos laboratórios de vivissecção, não poderíamos dormir em paz e em nenhum dia estaríamos felizes e tranqüilos.” – Dr. Ralph Bircher


“Se você pudesse ver ou sentir o sofrimento, você certamente não pensaria duas vezes. Devolva a vida. Não coma carne.” – Kim Basinger


“Mutilar animais e chamar isso de ‘Ciência’ justifica a condenação da espécie humana ao inferno moral e intelectual … essa repugnante Idade das Trevas da tortura impensada dos animais tem que ser superada.” – Grace Slick (Músico)


“A civilização de um povo se avalia pela forma que seus animais são tratados.” – Humboldt


“Até que tenhamos coragem de reconhecer crueldade pelo que ela é – seja a vítima um animal humano ou não humano – não podemos esperar que as coisas melhorem neste mundo…não podemos ter paz vivendo entre homens cujos corações se deleitam em matar criaturas vivas. Para cada ato que glorifica o prazer de matar, estamos atrasando o progresso da humanidade”. – Rachel Carson


“A não- violência leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objetivo de toda evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens.” – Thomas Edison


“Se eu tivesse outra vida, dedica-la-ia inteiramente à luta contra a vivissecção.” – Bismark


“Crueldade é algo que está presente em famílias humanas por incontáveis eras. É quase impossível alguém que é cruel com os animais ser generoso com as crianças. Se se permite às crianças a crueldade contra seus animais de estimação ou outros que cruzem seus caminhos, elas aprenderão facilmente a ter o mesmo prazer com a miséria de seus semelhantes. Essas tendências podem facilmente levá-las ao crime” – Fred A.McGrand (1895)


“… vários vivisseccionistas ainda alegam que o que eles fazem ajuda a salvar vidas humanas. Eles estão mentindo. A verdade é que os experimentos em animais matam pessoas, e os pesquisadores em animais são responsáveis pelas mortes de milhares de homens, mulheres e crianças a cada ano.” Dr. Vernon Coleman (Membro da Sociedade Real de Medicina, Inglaterra)


“Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens está além do nossa compreensão. Por favor, ajude a parar com esta loucura.” – Richard Gere


“A questão não é eles pensam ? ou eles falam ? A questão é eles sofrem.” – Jeremy Bentham


“A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.” – Arthur Schopenhauer


“Os animais existem por suas próprias razões. Eles não foram feitos para humanos, assim como negros não foram feitos para brancos ou mulheres para os homens.” – Alice Walker


“Todos os seres vivos buscam a felicidade; direcione sua compaixão para todos.” – Mahavamsa (Budista)


“Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de ser dentro dela e vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal.” – Pierre Weil


“Hoje eu vi uma coisa no jardim que me chocou. Uma flor.” – IAN Mc EWAN, Jardim de Cimento, trad. Luiza Lobo, RJ. Ed. Rocco


“O jardineiro. Só colhia as rosas ao anoitecer porque durante o sono  elas não sentiam o aço frio da tesoura. Uma noite ele sonhou que cortava as hastes de manhã, em pleno sol, as rosas despertas e gritando e sangrando na altura do corte das cabeças decepadas. Quando ele acordou, viu que estava com as mãos sujas de sangue.” – LYGIA FAGUNDES TELLES, A Disciplina do Amor


“O que está ali sob o disfarce das matas é uma ruína.” – EUCLYDES DA CUNHA, Os Sertões


“Ao destruir a natureza, o homem manifesta o desconhecimento de sua própria e profunda verdade, de sua relação ontológica com os outros e com Deus, sendo um sinal da não-colaboração com Deus na obra da criação.” – Josafá Carlos de Siqueira, SJ


“Não há passageiro a bordo da nave espacial Terra, todos  fazemos parte da tripulação.” – Marshall Mac Luhan


“Quando a Terra é avistada da Lua, não são visíveis nela as divisões as divisões em nações ou estados. Isso pode ser o símbolo da mitologia futura. Essa é a nação que iremos celebrar. Essas são as pessoas às quais nos uniremos.” – Joseph Campbell, O Poder do Mito, 1998


“A ecologia, além de ser ambiental, social e mental, é também integral. Com isso se quer dizer que o cuidado para com a Terra, nossa casa comum, não é tudo. A Terra depende do sistema solar, da nossa Via-Láctea e do Universo. Tudo está ligado a tudo. As mesmas forças e os mesmos elementos físico-químicos que atuam na Terra e em nosso corpo como a gravidade, a força eletromagnética e a nuclear, o oxigênio, o cálcio, o carbono e outros, atuam também nas estrelas mais distantes. O ser humano, que se dá conta deste fato, sente-se um ser cósmico. A ecologia integral vê a integralidade de todas as coisas. Nós estamos dentro da imensa cadeia dos seres que compõem o universo. Cabe-nos abrir a nossa consciência às dimensões universais e integrais. Isso nos liga e religa a tudo. Somos irmãs e irmãs das estrelas. Com elas cantamos e celebramos a grandeza de Deus que criou tudo com sabedoria.” – Leonardo Boff


“O mar da noite avançando e recuando na espuma das primeiras ondas, sempre igual e desigual sob a pele movediça, mas esse mar não se cansava nunca?” – LYGIA FAGUNDES TELLES, “Boa Noite Maria” in A noite escura e mais eu


“As águas não eram estas, há um ano, há um mês, há um dia. Nem as crianças, nem as flores, nem o rosto dos amores…Onde estão águas e festas anteriores?” – Cecília Meireles, Mar Absoluto e Outros Poemas


“Mas fomos nós que derrubamos as florestas e secamos o rio. Este deserto já foi nosso reino.” – Ledo Ivo, Imagem do Deserto


“Ser ecologista, não é apenas ser contra aquilo que se chama Progresso, não é apensas ser anti-qualquer coisa ou anti-tudo ou porque está na moda, não é apenas ser por certas manifestações com o seu quê de folclore (que também é, aliás, importante); ser ecologista é sobretudo acreditar que a vida pode ser melhor se as mentalidades mudarem e tiverem em consideração os ensinamentos que a velha Terra e ainda o velho Universo não cessam de nos transmitir.” – Fernando Pessoa


“Nós falhamos, porque não damos testemunho do amor protetor de Deus por toda e qualquer criatura e porque não desenvolvemos um estilo de vida, que corresponda à nossa autocompreensão como parte da criação de Deus.” – Declaração das Igrejas Cristãs em Stuttgart,1988


“A cada dia que passa, consolida-se a percepção de que o desenvolvimento econômico não se move entre o infinito dos recursos naturais e o infinito do crescimento, como um bem absoluto”. – Gustavo Krause


“A rua é um campo de papoulas.” – Paulo Bomfim, Da procura quase mística


“Não era a nossa cidade, com um único arranha-céu, o Martinelli; antes, era uma floresta verticalíssima de cimento armado, um carrossel desgovernado, cuja pobreza, então evidentemente e gritante, fez com que meu marido se pusesse a compor um quadro inquietante das grande metrópolis da Ásia, África e América Latina.” – Paule Braudel, viúva de Paul Braudel, “em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo” de 19.12.1998


Uma iniciativa viável – embora de aparência utópica- seria a do treinamento cívico setorizado – em que os jovens seriam conscientizados para: a) a ressureição do amor filial e fraternal; b) o cultivo da amizade; c) a preservação da História(conhecer a rua, o quarteirão, o bairro, os monumentos e pontes característicos nas imediações); d) o prazer e a necessidade do passeio e da caminhada; e) a descoberta do outro, no respeito às diferenças individuais, mas no reconhecimento da dignidade substancial de que é titular toda criatura humana. Enfim, para a construção da paz urbana.” – Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – Todos os 16 pensamentos foram extraídos do livro de José Renato Nalini. Ética Ambiental. Editora Millennium. Campinas. 2001


Provérbio 17 – “O indivíduo está saindo da sua crisália de egoísmo e está conquistando com grande fadiga a consciência da espécie humana. O individualismo leva à valorização do gênio, enquanto o sentido de espécie leva às grandes realizações coletivas. O gênio produz obras singulares e cria nos demais indivíduos um complexo de inferioridade, uma frustração. O sentido de espécie leva a trabalhar para os demais, a ajudar o próximo (que somos nós mesmos) e a resolver coletivamente pequenos e grandes problemas. Esta consciência da espécie, que se alcança eliminando dos indivíduos todo o egoísmo, orienta qualquer tipo de trabalho para um equilíbrio continuamente mutável em que cada uma das partes é resolvida com competência e honradez.” – Bruno Munari, designer, analisando e relacionando consciência e um padrão de desenvolvimento humano.


Provérbio 18 – “Todo ser humano, individualmente ou em família, tem o direito inalienável de dispor de um espaço habitável, para seu uso exclusivo, favorável à sua saúde e a seu bem-estar, bem como à liberdade de escolher de ser lugar de residência, dentro do quadro das condições econômicas, sociais e culturais de seu meio… O homem deve participar o mais direitamente o possível de toda decisão referente a seu quadro geral de vida. A escala humana autêntica deve garantir a intimidade e a dignidade do homem no seu habitat, bem como as relações naturais necessárias à sua vida social.” – Carta do Habitat – da União Internacional de Arquitetos


Provérbio 19 – “Plantas verdes desempenham um papel vital no fluxo de energia através de todos os ciclos ecológicos. Suas raízes extraem água e sais minerais da terra, e os sucos resultantes sobem até as folhas, onde se combinam com dióxido de carbono (CO2) retirado do ar para formar açúcares e outros compostos orgânicos. Nesse processo maravilhoso, conhecido como fotossíntese, a energia solar é convertida em energia química e confinada nas substâncias orgânicas, ao passo que o oxigênio é liberado no ar para ser novamente assimilado por outras plantas e por animais, no processo respiratório, misturando água e sais minerais, vindos de baixo, com a luz solar e CO2… Tendemos a acreditar que as plantas crescem do solo, mas na verdade, a maior parte da sua substância provém do ar… pesados átomos de carbono e de oxigênio, que as plantas tiram diretamente do ar sob forma de CO2. Assim o peso de  uma tora de madeira provém quase que totalmente do ar. Quando queimamos a lenha numa laleira, o oxigênio e o carbono combinam-se novamente em CO2, e na luz e no calor do fogo recuperamos parte da energia solar que fora utilizada na formação da madeira.” – Fritjof Capra


Provérbio 20 – “Se homens e edifícios desejam manter uma relação sustentável com os ciclos naturais, eles deverão aprender que todos os sistemas naturais são  subsistemas de nosso ecossistema, que é um minúsculo subsistema de nosso sistema solar, e que o Sol é a energia central e única geradora para bilhões e bilhões de sistemas.” – Sofia & Stefan BealingObs: os proverbios 17,18,19 e 20 foram extraídos do Livro: Princípos do ECOEDIOFICIO, Interação entre Ecologia, Consciência e Edifício. Roberto Sabatella Adam. Ed.Aquariana.S.P., 2001


“Os  seres humanos nascem ignorantes, mas são necessários anos de escolaridade para torná-los estúpidos.” – George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês (1856-1950) (Genebaldo Dias)


“…Os seres humanos nascem predispostos a aprender…” – J.Brunner, 1990, Educ. Ambiental- Naná Mininni Medina…


“De todos os elementos que Deus criou para glória Sua, e para utilidade dos homens, nenhum é certamente mais digno de contemplação do que a Terra, Mãe comum de todos os viventes. Ela nos faz ainda hoje o mesmo agasalho que fizera aos nascidos no princípio do mundo. Nem a multidão imensa de famílias que a tem habitado, nem a terrível inundação e naufrágio que ela sofreu com todos os seus filhos criminosos, nem as diversas e espantosas revoluções que a têm muitas vezes quase lançado fora do seu eixo, nem a longa sucessão dos séculos que tudo muda e consome, são capazes de esterilizar o gérmen fecundo de sua fertilidade. Ela será sempre, até  o fim do mundo, tão liberal e benéfica como foi no princípio…apesar da ingratidão dos homens, que parece que trabalham continuamente para destruir e aniquilar as suas naturais produções, e para consumir e enfraquecer a sua primitiva substância.” – José Gregório0 de Moraes Navarro, Discurso sobre o melhoramento da economia rústica no Brasil, 1799  – Extraído do livro: Um Sopro de Destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista(1786-1888). José Augusto Pádua. Jorge Zahar Editor. RJ. 2002


“A Natureza fez tudo a nosso favor, nós porém pouco ou nada temos feito a favor da Natureza. Nossas terras estão ermas, e as poucas que temos roteado são mal cultivadas, porque o são por braços indolentes e forçados. Nossas numerosas minas, por falta de trabalhadores ativos e instruídos, estão desconhecidas ou mal aproveitadas. Nossas preciosas matas vão desaparecendo, vítimas do fogo e do machado destruidor da ignorância e do egoísmo. Nossos montes e encostas vão-se escalvando diariamente, e com o andar do tempo faltarão as chuvas fecundantes que favoreçam a vegetação e alimentem nossas fontes e rios, sem o que o nosso belo Brasil, em menos de dois séculos, ficará reduzido aos páramos e desertos áridos da Líbia. Virá então este dia(dia terrível e fatal), em que a ultrajada natureza se ache vingada de tantos erros e crimes cometidos.) – José Bonifácio de Andrada e Silva, Representção à Asssembléia Constituinte e Legislativa do império do Brasil sobre a escravatura, 1823. (Idem- Pádua)


“A cada passo encontramos e sentimos os vestígios deste sistema que reduz um belo país tropical ao aspecto das regiões onde se esgotou a força criadora da terra… Onde quer que se a estude, a escravidão passou sobre  o território e os povos que a acolheram como um sopro de destruição.” – Joaquim Nabuco, O abolicionismo, 1883. (Idem – Pádua)


Neste novo ambiente hostil ao homem e ao meio, o caminho a percorrer será inútil se não repensarmos nossas relações com nossos semelhantes, nossa sociedade local e global e, mais do que nunca, se não exercermos nossas cidadania… – Luiz Fernando de Barros Scholz) In Educação Ambiental: princípios, história e formação de professores, Fábio Cascino.  P. 100.


“Quão mesquinha e grosseiramente nos havemos com a natureza! Não poderíamos Ter um labor menos grosseiro? Que mais sugerem estas requintadas invenções: o magnetismo, a eletricidade? Será que não podemos fazer mais do que cortar e desbastar a floresta? Não podemos estar presentes em sua economia interior, na circulação da seiva? Atualmente, laboramos de modo superficial e violento. Não suspeitamos o quanto poderia ser feito para melhorar nossa relação  com a natureza animada; que benignidade e refinada cortesia poderiam existir…Leis injustas existem: devemos contentar-nos em obedecer-lhes ou empenhar-nos em corrigi-las; obedecer-lhes até o momento em que tenhamos êxito ou transgredi-las desde logo?…” – Henry David Thoreau, In EA.; principios, história e formação de professores, Fábio Cascino, p. 24)


Há paralelos entre o crescimento do interesse pelo ambiente natural na europa ocidental e na América do Norte. Havia um florescimento similar do interesse pela hist’roia natural, e a influência do romantismo. Mas havia uma diferença principal óbvia no fato de que a Europa fora de há muito colonizada e explorada, enquanto vastas áres novas no Oeste da américa do Norte estavam sendo abertas para a colonização, da mesma maneira como havia acontecido na Austrália e na África do S. Houve casos de preservação da natureza, na costa leste, durante os primeiros anos da fundação da Pensilvânia, no final do século XVII, que os colonos deveriam deixar meio hectare de árvores para cada dois e meio que fossem desmatados. – John McCormick, Rumo ao paraíso: a história do movimento ambientalista) In Educação Ambiental, princípios, história……..Fábio Cascino, p.20.


A Segunda Guerra Mundial transformou valores e atitudes no sentido do internacionalismo, o que, por sua vez, alterou radicalmente a agenda do ambientalismo. – John McCormick……..Fábio Cascino, p.26


Garantir a  existência de um ambiente sadio para toda a humanidade implica uma conscientização realmente  abrangente, que só pode ter ressonância e maturidade através da educação ambiental. Um processo educativo que envolva ciência, ética e uma renovada filosofia de vida; um processo realmente amplo, um chamamento à responsabilidade planetária dos membros de uma assembléia de vida, dotados de atributos e valores essenciais, ou seja, uma capacidade de escrever sua própria história, informar-se permanentemente do que está  acontecendo em todo o mundo, criar culturas e recuperar valores essenciais da condição humana e acima de tudo refletir sobre o futuro do planeta. – Aziz Ab’Saber, Reflexões sobre a educacão ambiental.  (1991) In Educação Ambiental, principios historias….Fabio Cascino)


Em todo governo na terra, há um vestígio de fraqueza humana, um germe de corrupção e degeneração, que a astúcia vai descobrir e a maldade vai insensivelmente desenvolver, cultivar e aperfeiçoar. Todo governo degenera, se confiado tão-somente aos governantes do povo. Assim, o próprio povo é o seu único depositário seguro. E para torná-lo ainda mais seguro, a mente do povo deve ser aperfeiçoada. – Thomas Jefferson, Notes on Virginia, Extraído do livro Ética Ambiental, José Renato Nalini, Ed.Millennium. Campinas. 2001


A melhor maneira de tratar questões ambientais é assegurar a participação, no  nível apropriado, de todos os cidadãos interessados. No nível nacional, cada indivíduo dever Ter acesso adequado a informações relativas ao meio ambiente de que disponham as autoridades públicas, inclusive informações sobre materiais e atividades perigosas em suas comunidades, bem como a oportunidade de participar em processos de tomada de decisões. Os Estados devem facilitar e estimular a conscientização e a participação pública, colocando a informação à disposição de todos. Deve ser propiciado acesso efetivo a mecanismos judiciais e administrativos, inclusive no que diz respeito a compensação e reparação de danos. – Extraído do livro: Direitos Humanos e Meio-Ambiente: Paralelo dos Sistemas de Proteção Internacional. Antonio Augusto Cançado Trindade, 1993, pp.257-264. Porto alegre. 1993.


Uma nave espacial não tem passageiros; só tem tripulantes. Assim, no planeta em que vivemos, cada um é membro da tripulação. A velha idéia de ser passageiro, de viver sem preocupações, tudo isso acabou. – Mc Luhan, extraído do livro Direito Ambiental em Evolução. P. 13


Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei. – Const.Federal, 1988,  parag. 2o do art. 225


A água é um bem de domínio público. – Inciso I do art. 1o da Lei 9.433, de 08/01/97


Já aprendemos a voar como pássaros, nadar como peixes mas ainda não aprendemos a conviver com irmãos. – Martin Luther King


“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensina-lo a amar seu semelhante.” – Albert Schwweitzer


Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas  mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são  transformadas em realidade. – Prof. Zenobio Eloy Fardin -2003


Os humanos não compraram a Terra, apenas firmaram um contrato de aluguel para aqui residirem  por um determinado período de  tempo. Portanto,  devemos cuidar dela a todo instante e por toda a nossa existência, pois seus compartimentos são frágeis e há um limite que eles podem suportar. Todavia, ao partirmos devemos deixá-la em condições razoáveis de habitabilidade para os inquilinos que nos sucederão.  – Prof.Zenobio Eloy Fardin, 2003