Relogio: Vocês e o Tempo

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PROJETO A COR DA CULTURA DA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA PARAIBA VOCÊ PRODUZE, FAZER E NÓS DIVULGAMOS SEU TRABALHO

Sobre o Projeto

-------------------------------------------------------

A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir - Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

Leia na íntegra o marco conceitual.

Valores Civilizatórios

Circularidade

Todos nós conhecemos o prazer que advém do ato de sentar em roda com amigos para contar histórias, fazer música, brincar com jogos ou manifestar a religiosidade. Os próprios valores civilizatórios são bons exemplo de circularidade. A vida é cíclica. Podemos estar muito bem agora e numa posição ruim depois até que voltemos a um estado satisfatório. A humanidade inteira permanece unida por este sentimento circular.

“O terreiro tem o papel importantíssimo de resgatar a Mãe África, mesmo que através de uma nostalgia, de um lamento. E é esse território representado pelo círculo que vai reaparecer em várias atividades, de cunho religioso e também no espaço lúdico. Essa mesma roda está presente na capoeira, no jongo, no tambor de crioula, na gira da umbanda e no samba”.

Religiosidade

Para a nação afro-descendente, religiosidade é mais do que religião: é um exercício permanente de respeito à vida e doação ao próximo. A propósito, em tempos de tanta violência gratuita, vale pontuar que a vida é um dom divino, de caráter transcendental, e deve ser usada para cuidar de si e do outro.

“A cada dia acontece uma lição de vida. Aprende-se de tudo, a comunicação com os mais velhos, com os mais novos, o trabalho em grupo fazendo-se o que gosta ou que não gosta; e, sobretudo, aprende-se o gosto pela vida, numa estreita relação com o Orixá” (Mãe Stella)

Corporeidade

Este conceito nos ensina a respeitar cada milímetro do corpo humano, que deve estar presente em cada ação e em diálogo com outros corpos. As demandas corporais devem ser consideradas. Afinal, o corpo atua, registra nele próprio a memória de várias maneiras, seja através da dança, da brincadeira, do desenho, da escrita, da fala. Das músicas às danças, com tudo o que elas anunciam e denunciam. Os corpos dançantes revelam memórias coletivas.

“Aprendemos que as danças circulam e que o corpo informa sobre a vida de cada dançarino” (Antonio Nóbrega)

Musicalidade

Famosa no mundo inteiro pela sua qualidade inconteste, a música brasileira tem os dois pés bem fincados no Continente Negro. Quem resiste aos encantos de uma batucada? A musicalidade, a dimensão do corpo que dança e vibra em resposta aos sons só reafirma a consciência de que o corpo humano também é melódico e potencializa a musicalidade como um valor.

“O som é o ponto de partida dos primeiros habitantes do globo terrestre rumo à formação dos primeiros agrupamentos humanos que, no curso da evolução, irão constituir a nossa civilização. A importância da música, da qual o som é a matéria-prima, é superior à descoberta do fogo, ou à invenção da roda ou da imprensa” (Charles Murray)

Memória

Para despertar o sentimento de afro-brasilidade e, sobretudo, de orgulho ao exibi-la, é necessário mexer no eixo do racismo e da memória: o racismo como algo a ser enfrentado e a memória para que a presença africana que habita em nós possa emergir livremente.

Ancestralidade

Quando se pensa em ancestralidade, faz-se uma imediata ponte com a história e a memória. Convém não esquecer o passado. Não há fórmulas complexas para vivenciar o que é, de fato, a ancestralidade. Quer provar? Então saia em busca do relato dos mais velhos, que trazem o rico imaginário afro-brasileiro.

“A memória compõe nossa identidade. É por intermédio da memória que construímos nossa história. Ao construir a memória, construímos lembrança, que para existir precisa do outro e necessita ser compartilhada. Assim também é a obra de arte” (Franklin Esparth Pedroso)

Cooperativismo

Falar sobre cultura negra requer usar a palavra ‘coletivo’. Pensar em africanidades é pensar em comunidade, em diversidade, em grupo. Imaginem o que teria acontecido com a população negra num sistema escravocrata se houvessem desprezado o princípio da parceria, do diálogo, da cooperação? E ainda nos dias que corre, nesta sociedade racista excludente?

“Durante séculos os povos da África Central tinham lidado com a diversidade étnica, desenvolvido tradições religiosas comuns e compartilhado formas culturais. Essas habilidades eles as transmitiram para o Brasil, onde utilizaram indiscutivelmente técnicas similares para lidar com a diversidade cultural” (Karasch)

Oralidade

Herança direta da cultura africana, a expressão oral é uma força comunicativa a ser potencializada. Jamais como negação da escrita, mas como afirmação de independência. A oralidade está associada ao corpo porque é através da voz, da memória e da música, por exemplo, que nos comunicamos e nos identificamos com o próximo.

“Griots são contadores de histórias fundamentais para a permanência da humanidade: são como um acervo vivo de um povo. Carregam nos seus corpos lendas, feitos, canções e lições de vida de uma população, envoltos numa magia própria, específica dos que encantam com o corpo e com sua oralidade” (Gregório Filho)

Energia Vital

O princípio do axé é a vontade de viver e aprender com vigor, alegria e brilho no olho, acreditando na força do presente. Em nada se assemelha a normas, burocracias, métodos rígidos e imutáveis. Pelo contrário. Tudo é uma possibilidade para quem é guiado pelo axé.

“Perdi os dedos, mas não a força e a vontade de esculpir. Aprendi a usar os joelhos como quem usa os pés. Amarrei os instrumentos às mãos para continuar a trabalhar. Afinal, a criação nasce na cabeça, não na ponta dos dedos” (Heróis de Todo Mundo, programa sobre Aleijadinho)

Ludicidade

Entre suas variadas utilidades, os jogos sempre viabilizaram o aprendizado. Também serviram para transmitir as conquistas da sociedade em diversos campos do conhecimento. Quando os membros mais velhos de um grupo revelam aos jovens como funciona um determinado jogo de tabuleiro, por exemplo, eles transmitem uma série de conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural daquele grupo.

“Antigamente, o jogo era associado a ritos mágicos e sagrados. Dependendo do lugar, era reservado apenas para os homens, ou para os homens mais velhos, ou, ainda, era exclusivo dos sacerdotes” (Os Melhores Jogos do Mundo)

Instituições

Nesta terceira fase o A Cor da Cultura pretende oferecer as bases para a sustentabilidade e autonomia na utilização dos materiais e metodologias para o fortalecimento das redes.

Com isso, nove instituições (ONGs, universidades, fundações, institutos etc), atravésde um edital público realizado no início de 2010, foram selecionadas para serem os formadores das redes de ensino utilizando o Kit A Cor da Cultura.

Conheça um pouco de cada uma delas abaixo.

Ação Educativa

A ONG foi fundada em 1994, tem sede em São Paulo e foi declarada Utilidade Pública no Município e Estado de São Paulo. Desenvolve projetos e ações na área da educação, como formação de educadores, produção de material pedagógico, desenvolvimento de programa de integração da escola com a comunidade entre outros.

ACEAA

A Associação Centro de Estudos Afro Asiáticos da Universidade Candido Mendes

ACEAA foi criada em 1996 para realizar atividades e programas relacionados aos estudos africanos e asiáticos. Promoveu e realizou inúmeras atividades como: curso de pós-graduação em História da África e do Negro no Brasil, curso de Relações Internacionais, curso de História do Século XX, seminários e cursos de formação sobre a África, cursos de formação de professores, entre outras.

CEAP

Centro de Articulação de Populações Marginalizadas / Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de estudos em relações raciais, gênero e movimentos sociais - NBLAC, da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri

O CEAP é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada no Rio de Janeiro em 1989, por ex-internos da Funabem, Movimento de Mulheres e membros da comunidade negra. O NBLAC é  espaço acadêmico especializado em estudos de relações raciais e suas interações com gênero, educação, culturas, identidades, desigualdades sociais, políticas públicas e movimentos sociais.

FUNDEP

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa/Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Minas Gerais

O Programa Ações Afirmativas desenvolve, desde 2001, o conhecimento da problemática racial na educação brasileira, especialmente na inserção e permanência de alunos afrodescendentes no ensino superior; atividades internas e extrauniversidade voltadas para valorização da cultura negra em suas múltiplas expressões; colaboração no desenvolvimento de políticas e programas de formação de docente junto a municípios e estados, entre outros.

GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra

Geledés, formado em 1988 e com sede em São Paulo, é uma Organização Não Governamental voltada ao enfrentamento do preconceito racial e de gênero na sociedade brasileira e tem o objetivo de desenvolver propostas de políticas públicas que promovam a equidade de gênero e raça.

IJC – Instituto de Juventude Contemporânea

O IJC, legalizada em 1999, foi criada por jovens das pastorais populares, que decidiram ter um instrumento de ação direta junto à juventude. O instituto tem o objetivo de desenvolver práticas político-sociais, tendo o jovem como protagonista, e construir uma sociedade justa, democrática, fraterna e sustentável.

INDEC

O Instituto de Desenvolvimento Cultural Nova Iguaçu - INDEC foi fundado em 1992, no bairro de Miguel Couto, em Nova Iguaçu, para dar continuidade ao trabalho social desenvolvido por Mãe Beata no início do ano de 1987. Dedica-se às ações que chamem atenção para as demandas das comunidades de terreiro e da comunidade do entorno.

NEAB/UFU

Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia

A UFU tem em sua estrutura uma Escola de Formação Básica, com o NEAB e inúmeros centros de desenvolvimentos de pesquisas e programas variados, dentre os quais: o “Programa de Formação continuada em Educação”, o “Plano Nacional de Formação de Professores”, o “Programa de Formação Básica”. Destaca-se o curso de Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, coordenado pelo NEAB e financiado MEC/SECAD/FNDE

N’ZINGA

Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte

O Nzinga, fundado em 1986, tem a sede em Belo Horizonte é uma organização feminista negra que luta contra todas as formas de discriminação e opressão de gênero e raça/etnia. N’zinga também tem o objetivo de buscar alternativas que proporcionem a inclusão sociopolítica e econômica das mulheres afrodescendentes e seus familiares na sociedade


 

Patrocínio e Realização:


Todo o conteúdo do projeto encontra-se disponível para download no Futuratec.

Copyright 2013 Fundação Roberto Marinho - Todos os direitos reservados.

forumdiver​sidaders@gm​ail.com PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAIBA EM ITABAIANA.


  • COLOQUE NA SUA AGENDA. SUA PRESENÇA E MUITO IMPORTANTE. MARCHA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES‏

Prezados(as) Companheiros(as).


Realizamos no dia 16 de agosto passado, dia do aniversário de nascimento de Oliveira Silveira, nosso Seminário de Mobilização e Articulação da VIIª Marcha Estadual Zumbi dos Palmares, que acontecera no dia 20 de novembro vindouro, na cidade de Porto Alegre/RS, com concentração a partir das 17 horas, no Largo Glênio Peres, no Mercado Público e saída em direção ao Largo Zumbi dos Palmares às 18 horas.


Instituímos o e-mail: marchaestadualzumbidospalmares@gmail.com e um Blog: www.marchaestadualzumbidospalmaresrs.blogspot.com - para podermos socializar todas as informações de mobilização e articulação da presença de militantes e lutadores da causa anti-racismo de todo o Estado do RS.
Articule-se e mobilize-se em sua cidade e região, para estarmos realizando no maior numero de municípios e regiões de nosso Estado atividades que glorifiquem o nome de Oliveira Silveira e de tantos outros homens e mulheres, que na década de 70 lutaram e instituíram o "20 de novembro", como "Dia Nacional da Consciência Negra".
Envie informações, fotos de reuniões, contatos e encaminhamentos para publicarmos em nosso Blog e construamos juntos a presença de sua cidade e região na VIIª Marcha Estadual Zumbi dos Palmares.
Juntos Somos uma Nação.
"Seja Parte da Construção do Projeto de Desenvolvimento do Povo Negro para o Nosso Estado e para o Brasil".

INFORME A COR DA CULTURA

Programas

Heróis de Todo Mundo
Uma série de inter-programas que quer mostrar ao público comum que aqui mesmo, no Brasil, existem Heróis.
Livros Animados
Se você quiser ouvir histórias como a da Menina Bonita de Laço de Fita, é só ligar a TV no Canal Futura.
Nota 10
Cinco episódios com experiências bem sucedidas, em que a palavra de ordem é DIFERENÇA.
Ação
O programa Ação mostra a iniciativa de pessoas, a maioria anônima, que arregaçam as mangas pelo bem do próximo.
Mojubá
As religiões do mundo tentam explicar os mistérios da vida: de onde viemos? Para onde vamos?

Patrocínio e Realização:

Todo o conteúdo do projeto encontra-se disponível para download no Futuratec.
Copyright 2013 Fundação Roberto Marinho - Todos os direitos reservados.

INFORME A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA - PB

Artigos

30/07/2013

Na maioria das publicações disponíveis, a condição de “negro” define, no Brasil, mais uma categoria social do que uma afirmação de identidade

30/07/2013

Dentre os diversos indicadores sociais, os educacionais chamam especialmente nossa atenção, pela educação ser considerada um dos elementos pressupostos do desenvolvimento econômico de uma nação

Kit A Cor da Cultura É A 12ª REGIONAL INOVANDO E DIVULGADO O PROJETO A COR DA CULTURA EM ITABAIANA PB E REGIÃO E PARA O MUNDO

Kit A Cor da Cultura


Sala de Música

 

Sala de Música


 

INFORME DO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA PARAIBA

Notícias

16/08/2013
Até 15 de setembro
30/07/2013
Jornal destaca trajetória do projeto em DF
30/07/2013
Interessados têm até o dia 14 de abril para se inscreverem no edital A Cor da Cultura
30/07/2013
Em dezembro de 2012 foi assinado pelos parceiros uma nova edição do projeto A Cor da Cultura

MOÇAMBIQUE MOSTRA QUE CULTURA E MODA ANDAM JUNTOS NA PASSARELA DA ARTE E O NOSSO BLOG DIVULGA O QUE DE MELHOR PARA OS VISITANTES DO BLOG EM TODO O MUNDO É O NOSSO PROJETO A COR DA CULTURA LEVANDO PARA CADA VISITANTES NOSSOS TRABALHO E DIVULGANDO O SEUS TRABALHOS

Neyma e a Capulana

Posted: 16 Aug 2013 06:21 AM PDT

Neyma e a Capulana
A capulana está sempre presente no Moz Maníacos, e desta vez é a cantora moçambicana Neyma quem vai desfilar a classe. Podemos considerar a cantora como uma das maiores promotoras da capulana além fronteiras, desde que ela adoptou a capulana nos seus trajes para shows e aparições públicas.
Não vai ser necessário fazer longas apresentações uma vez que ela é #1 invicta nas listas que fazemos por aqui desde 2011, mas se mesmo assim não sabe do que estou a falar clique aqui para ver todas as matérias sobre Neyma. Também não preciso falar muito sobre a redescoberta da capulana, que também é tema constante nas minhas intervenções, pode clicar aqui para ver o que temos comentado sobre a capulana. Neste post vamos ver o casamento entre a lindíssima Neyma Alfredo e a nossa capulana.
Bom a Neyma é uma artista, e os artistas vestem como artistas, então nem todas as peças que nós seleccionamos são adequadas para o dia à dia ou eventos comuns, o que não a impede de usar a sua criatividade claro, você faz as regras. Eu não vim falar muito, sob o risco de dizer coisas que já disse noutros artigos. Vamos à Galeria de fotos.

Fotos da Neyma e a Capulana: Um casamento perfeito.

Neyma e a Capulana
Neyma e a capulana verde
Neyma e a capulana casual
Neyma e a capulana espectacular
Neyma e a capulana para o show
Neyma e a capulana para o show com as meninas
Neyma e a capulana para o dia-a-dia
Neyma e a capulana, pronta para a marrabenta
Neyma e a capulana, actuando
Neyma e a capulana, modelito azul
Neyma e a capulana laranja
Neyma e a capulana dourada
Neyma e a capulana perfeita
Neyma e a capulana xadrez
Neyma e a capulana estampa de onça
Neyma e a capulana castanha
O artigo Neyma e a Capulana foi publicado por no site Moz Maníacos. A opinião pessoal do autor não reflecte necessariamente a opinião do Portal.este blog tem todo o apoio do nosso blog nivaldoacordculturablogspot.com.br