Relogio: Vocês e o Tempo

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Outubro Rosa: Sesa orienta sobre prevenção ao câncer de mama

PROJETO A COR DA CULTURA
Imprimir
banner outubro rosa 2013 
A detecção precoce do câncer de mama é a recomendação dos ginecologistas e mastologistas na prevenção à doença. O Outubro Rosa, movimento que ocorre em todo o mundo e tem a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), potencializa essa recomendação e alerta as mulheres para a realização de mamografia, exame que pode detectar o câncer na mama logo no início. O problema está no medo que muitas mulheres têm da descoberta da doença e fogem da mamografia. Medo que, dentre outros fatores, explica a diferença entre o número de 6.334 mamografias realizadas na Policlínica Regional em Baturité, construída pelo governo do Estado, e o total de 14.359 ofertado no período de abril de 2011 a setembro deste ano. Mais da metade das mulheres dos municípios de Baturité, Itapiúna, Pacoti, Mulungu, Aracoiaba, Aratuba, Capistrano e Guaramiranga, que formam a 4º Região de Saúde atendida na policlínica, não compareceram no dia do agendamento do exame. Nesta segunda-feira (14), acontecerá a ação de prevenção na Sesa, na Av. Almirante Barroso, nº 600, Praia de Iracema, das 8 às 12 horas, com palestras de orientações e encaminhamento de mulheres para realização de mamografias.

A Sesa aproveita o Outubro Rosa para alertar e orientar as mulheres sobre a importância da prevenção e informar que quanto mais rápido a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. O acesso à mamografia foi ampliado no Ceará. Nas 10 policlínicas regionais construídas pelo governo do Estado em funcionamento são realizadas o exame. É feito com dia e hora marcados através de agendamento dos municípios com a gestão da policlínica. Outras referências na prevenção ao câncer que realizam mamografias são o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade da rede Sesa, e o Geon - Grupo de Oncologia do Estado do Ceará, parceiro da Sesa no controle do Câncer.

Programação

Durante este mês, a Sesa apoiará diversas ações do Outubro Rosa. Dentre elas, a entrega de certificados pelo Movimento Outubro Rosa Ceará 2013 aos gestores municipais que fortalecem a luta contra o câncer de mama, no dia 23, das 14 às 17 horas, no hotel Mareiro, e a V Caminhada Rosa do Ceará no dia 27, das 8 às 11 horas, do aterro da Praia de Iracema à Praça dos Estressados.

No sexo feminino, o câncer que provoca mais mortes é o de mama, seguido de pulmão, estômago e colo do útero. Em 2011 morreram no Ceará 491 mulheres em consequência do câncer de mama, 125 delas na faixa etária de 50 a 59 anos. Em 2010, os números foram semelhantes: 492 óbitos por câncer de mama em mulheres e desse total 108 tinham entre 50 e 59 anos. Embora numa quantidade muito inferior, o câncer de mama também atinge o sexo masculino. Foram sete óbitos em 2010 e sete em 2011, conforme o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/ MS).

  Outubro de 2013 Itabaiana Paraiba Projeto a Cor da Cultura Coordenador Regional Nivaldo Miguel 12ª Gerência de Itabaiana - PB.or da Cultura
 

















































OUTUBRO ROSA VAMOS TIRA ESSE ESPINHO DO SEU CAMINHO

   

Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Para mais informações acesse a página da campanha no site do Ministério da Saúde.
    


Outubro Rosa conscientiza sobre o câncer de mama

Mariana Mendes
  • Mamografia preventiva deve ser feita a partir dos 35 anos
O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e para conscientizar a população feminina e a sociedade como um todo sobre o problema, prevenção e tratamento, foi criado o Outubro Rosa, iniciado nesta terça, 01. O principal objetivo da mobilização, que dura o mês inteiro, é lembrar a população da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença no país, três morrem, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério de Saúde.
Durante todo o mês, diferentes ações, além de atividades voltados ao diagnóstico do câncer, estarão sendo realizadas em todo o mundo. Em Salvador, o Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da cidade, volta a ser iluminado com luz cênica cor-de-rosa para lembrar o Outubro Rosa. No dia 26, a Superintendência de Políticas para as Mulheres de Salvador (SPM) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), realizará mamografias, no Parque da Cidade, para a população. O encerramento das atividades será no dia 31, com o Projeto Quinta Temática, do Centro de Referência Loreta Valadares.
Algumas clínicas particulares da cidade também realizarão ações sociais ao longo do mês. O Instituto de Hematologia e Oncologia da Bahia (IHOBA), por exemplo, vai oferecer 40 atendimentos gratuitos, sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h30, e às sextas-feiras, das 8h às 11h30 (exceto no dia 11) do mês. Para ter direito a uma consulta, basta realizar pré-agendamento pelo telefone (71) 3359-7600.

Saiba mais

A criação do Outubro Rosa
O movimento popular, que teve início nos Estados Unidos, na década de 90, hoje é celebrado em várias partes do mundo. Ele recebeu esse nome em referência à cor do laço rosa distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, que desde então, passou a ser promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Depois disso, no mês de outubro, os moradores das cidades passaram a enfeitar as ruas com os laços rosas, especialmente em locais públicos, para sensibilizar a população sobre o câncer de mama. O laço rosa, assim como a cor, virou simbolo mundial da luta contra a doença
No Brasil, a primeira iniciativa pelo Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002.

Exames que ajudam a diagnosticar o câncer de mama:

Mamografia - Ainda é o melhor método para a detecção precoce do câncer de mama. Por meio dela é possível detectar microcalcificações que muitas vezes são as primeiras indicações de um câncer em fase inicial. A primeira deve ser feita a partir dos 35 anos. Em seguida, a partir dos 40, deve ser realizada anualmente.
Ultrassonografia mamária - A técnica é usada para reproduzir imagens transmitidas por um transdutor que emite e reflete ondas sonoras até a mama. É um método auxiliar da mamografia, somando dados e levando a um diagnóstico mais preciso. É indicada na análise da estrutura de nódulos detectados na mamografia (para se avaliar se são císticos ou sólidos) e na avaliação de mamas com próteses.
Auto-exame - O auto-exame das mamas deve ser feito a partir da primeira menstruação, mas não substitui os outros exames. Ele consiste em a mulher apalpar seus seios na tentativa de identificar alguma alteração. Além disso, ele incentiva que a mulher conheça o próprio corpo. O auto-exame deve ser feito uma vez por mês, logo após a menstrução, e de três maneiras:
Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, a mulher deve elevar o braço direito e deslizar os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Em seguida, fazer o mesmo na mama esquerda.
Deitada: colocar um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, a recomendação é apalpar a parte interna da mama. Em seguida, basta inverter a posição para o lado direito e fazer o mesmo procedimento.
Diante do espelho: elevar e abaixar os braços em frente ao espelho. Com o movimento, observar se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações nos seios.
     
APOIO: PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA PARAIBA: COORDENADOR REGIONAL :NIVALDO MIGUEL DO NASCIMENTO NETO





ITABAIANA PARAIBA