Relogio: Vocês e o Tempo

terça-feira, 15 de abril de 2014

Conheça um pouco da nossa cidade Itabaiana e sua história através da nossa cultura regional( é o Projeto A Cor da Cultura mostrando seu trabalho através da 12ª Regional de ensino! coordenador regional Nivaldo Miguel





  

Cem anos do Coreto.



A mais importante obra histórica, artística e cultural de Itabaiana, na Paraíba, fará 100 anos no próximo dia 24 de maio: o Coreto. Importado da Inglaterra teve o começo da sua montagem e construção em dezembro de 1913 e foi inaugurado no dia 24 de maio de 1914, pelo seu idealizador e prefeito da cidade Manoel Pereira Borges.

Cravado em uma praça antes ornada de pinheiros, embelezava a entrada da cidade e encantava as pessoas vindas de João Pessoa pelas estradas do Una ou de Pilar com destino à terra de Zé da Luz. Hoje a Praça Manoel Joaquim de Araújo está feia pela presença de barracas e de uma rodoviária suja e deteriorada e que ali nunca deveria ter sido construída. 

O coreto foi palco de memoráveis retretas e discursos políticos. Nele esteve em campanha política o então Senador Epitácio Pessoa, Presidente da República no período de 1919 a 1922. Outro futuro Presidente, Café Filho, fez-se presente no coreto defendendo as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa para  Presidente e Vice-Presidente da República.

Em menos de cinquenta dias será o aniversário desse magnífico monumento, necessitado de uma restauração urgente.

O coreto foi tombado pelo decreto Nº 8.660, de 26 de agosto de 1980, do Governador Tarcísio Burity. Sendo assim, qualquer reforma só poderá ser realizada com a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.



Memória Fotográfica do Carnaval. Blocos de clube.

                       1962. As índias Lourdes e Betinha Vieira, Lúcia, Vilma Maroja, Terezinha, entre outras. Foto cedida por Betinha Vieira.



Havaianas. Lucinha Ramos, Maria Helena Bernardes, Regina Tavares, Cristina Pacheco, Eliene Amorim, Gláucia Pessoa, Glória Silva. Foto cedida por Maria Helena.

De sarongue: Betinha Vieira, Zoraida Medeiros, Lourdinha Silva, Teresa Cristina Moura, Glória Silva, Cecinha Silva, Margaret Bandeira, Deinha Silva, Helena Almeida, Josete Trajano,ângela Medeiros, Tarcísia Coutinho e Gerusa Lucena. Foto do acervo de Memória Viva.

José e Elisabeth Bandeira, Zé Mário e Leninha Pacheco, Cazuzinha e Sans-Gêne, Nair e Luiz Ramos. Foto do acervo de Memória Viva.

Querino Reis  e Lita, Zé Mário e Leninha, Yvon Rabelo e Miriam, Zé Aguiar e Berta, Orlando Araújo e Ilda, Cazuzinha e Sans-Gêne, Zé Paiva e Nícia.


Os casais José Luiz e Detinha, Antonio e Linê, Zezo e Zezé, Zé Galego e Nevinha, Zezé Duré e Didi, Aderlindo e Celinha, QUerino e Lita, Zé Aguiar e Berta, João Pinto e Geninha, Edvaldo Baêta e Dorinha.



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014


Memória Viva lança seu boi de carnaval.







No carnaval de 2014 em Itabaiana - Paraíba  teremos  mais um bumba-meu-boi nas ruas, que se juntará aos demais já existentes na cidade na preservação do folclore.  É o Boi Memo, criado pela Associação Cultural Memória Viva.

Muitos trabalharam nesse boi: Galego da Imperatriz na armação, Seu Borboleta na confecção da roupa, Luciano, Margaret, Dona Tonha Marinho, Ivana Sueli e Genilson nos adornos finais. 

O batuque ficará por conta das mãos ritmadas dos garotos Leandro, Leonardo, Welson, Lucas e Josinaldo, todos moradores do bairro Açude das Pedras e  alunos de percussão da Tia Margaret,  quando esta trabalhou naquela comunidade.

O Boi Memo, acompanhado de Mateus e burricas,  sairão um único dia, domingo de carnaval. A concentração será na Praça Epitácio Pessoa às 15 horas. 

Traga suas crianças, vista suas fantasias e burricas, e venha abrilhantar esse folguedo de nossa cultura popular. 





segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014


Fotos do Bloco Zé Pereira.

Zé e Maria Pereira comandaram o carnaval itabaianense no sábado 22 de fevereiro, ao som de orquestra de frevos, escola de samba, bois e caboclinhos.





Luciano Marinho, Secretário de Cultura da Prefeitura de Itabaiana com colegas de trabalho e Mocinha Lopes, a grande foliã organizadora do bloco.













Maria Pereira, e o Prefeito Antonio Carlos e o Zé Pereira.













Luciano Marinho atual secretario da cultura de Itabaiana  paraíba com a cabeça do zé perreira  














O boi com luzes de neon chamou a atenção dos foliões.










Tribo indígena
 "Tupinambá da Fronteira.







 Margaret e Ganzerrôse, batuqueiros da Imperatriz Ronaldo gangsroz.



Memória Fotográfica do Carnaval. Escolas de Samba.

Imperadores do Samba, comandada pelos irmãos Dolfo e Índio, João Dias e Diretoria do União Sport Club.  centro de itabaiana na decada de 1988


A Bagaceira. Formada por muitos jovens itabaianenses também extinta .


Escola de samba já extinta Última Hora, do Mestre Zé Dudu. Primo de Nivaldo Miguel


Imperatriz do Jucuri, há mais de 20 anos tem à frente o carnavalesco Biu do Vasco. Com o atual mestre sala Nivaldo Miguel




Sábado tem Zé Pereira.


DONA MOCINHA IRMÃ DO FUNDADOR DO BLOCO ZÉ PEREIRA DE ITABAÍANA-PB





Sábado, 22 de fevereiro, a carnavalesca Mocinha Lopes estará mais uma vez nas ruas de Itabaiana com o Bloco do Zé Pereira, tradição de sua família desde quando seu irmão Nicó era presidente da Sede dos Trabalhadores.



A concentração será no fim da Rua 13 de Maio (Posto Fiscal) e a saída está prevista para as 22 horas. Uma orquestra de frevo, a Escola de Samba Imperatriz do Jucuri  de Biu do Vasco e outras agremiações carnavalescas animarão o cortejo, cuja apoteose será na Praça Epitácio Pessoa.