Relogio: Vocês e o Tempo

quarta-feira, 15 de maio de 2013

INFORME A COR DA CULTURA

Terça-feira, 14 de maio de 2013 - 15h10
 
A secretária de Estado da Educação Márcia Lucena será a palestrante de uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (14), em Brasília. A audiência será sobre a implantação da Lei nº 10.639/2003, que altera as Diretrizes e Bases da Educação, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Márcia Lucena vai representar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Para a secretária, “é necessário destacar a trajetória de lutas e movimentos sociais, tratada nos diversos documentos que delineiam a proposta de implementação da Lei em referência que favoreceu o surgimento de parâmetros legais instituidores de um processo mais sistemático e compartilhado de pensar a educação para a população discriminada socialmente e que vive em vulnerabilidade social”.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e cultura Afro-Brasileira e Africana foram publicadas no ano de 2005. As DCNs oferecem uma resposta à necessidade de aprimoramento das políticas universais comprometidas com a garantia do direito à educação de qualidade.
De acordo com Márcia Lucena, constituem, também, uma resposta à demanda da população afro-descendente para que o Estado assuma políticas de ações afirmativas, de reparação, reconhecimento e valorização de sua história em acordo com as disposições da Declaração e Plano de Ação de Durban (2001).
É de competência dos sistemas de ensino, orientar os estabelecimentos de ensino do seu território; promover a formação dos professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, e para educação das relações ético-raciais; monitorar e avaliar o cumprimento das diretrizes.
Ações - Na Paraíba já estão sendo realizados seminários e cursos de Educação em Direitos Humanos e Cidadania: uma escola sem violência, homofobia e racismo; Oficinas estaduais de Educação Quilombola – avaliação e vivência; Especialização em Educação em Direitos Humanos; Seminário Estadual de Educação para Equidade Racial; Seminário de Educação Escolar Quilombola; Cursos de pós-graduação à distância e presencial, entre outros projetos e concursos culturais.
Acesso à Educação: as pessoas negras constituem a maioria do percentual fora da escola em todas as faixas etárias. Na faixa etária dos sete aos 14 anos, representam 2,39%, e os brancos, 1%. Entre 15 e 17 anos, o percentual de pessoas negras (6,02%) fora da escola é o dobro do dos brancos (3,7%). Na faixa etária dos 18 aos 24 anos, os negros representam 46% e os brancos 39%, segundo o IBGE/PNAD 2006.
Taxa de analfabetismo: entre os jovens e adultos pretos e pardos de 15 anos ou mais idade, 14,6% não sabem ler e escrever, para 6,5% entre brancos.
Os dados censitários indicam que a continuidade das políticas universalistas na educação brasileira deve ser acompanhada de uma preocupação permanente de reconhecer a pluralidade e diversidade da população brasileira de forma a contemplar as especificidades e necessidades dos diferentes grupos étnico-raciais. Assim, a efetivação de um plano nacional para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana pode permitir, a negros e não negros, novas possibilidades educacionais com base no conhecimento das diferenças socioculturais presentes

IFORME A COR DA CULTURA








 SÃO PAULO LANÇA A VIRADA CULTURAL 2013 E O BLOG:NIVALDOACORDACULTURABLOGSPOT.COM APOIA ESSA INICIATIVA