Relogio: Vocês e o Tempo

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O BLOG: NIVALDOACORDACULTURA FAZ UMA HOMENAGEM A ARTISTA ITABAIANESSE POR LEVAR O NOME DA NOSSA CIDADE PARA O MUNDO PARABENS GRANDE GUERREIRA ITABAIANESSE

NERVINHA ARTESANATO UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO NA ARTE DA CERÂMICA

 EM

 ITABAIANA PARAIBA







Artesanato do Barro


A arte do barro é uma atividade milenar existente há mais de 3.000 anos antes de Cristo. No Brasil é uma prática muito representativa para a cultura popular.


       É uma herança deixada pelos índios. As índias faziam brinquedos de barro para os filhos e objetos domésticos como gamelas, tigelas, alguidares, potes e modelavam de acordo com sua criatividade e/ou necessidade, e pintavam com tintas fortes e coloridas, inspiradas na natureza.
O artesanato de barro é uma produção espontânea que parte da sensibilidade e ingenuidade do artesão.
O matuto é astucioso e tem uma imaginação fértil para criar. Usa o barro para fazer algo que lhe proporcione prazer, beleza e arte, fazendo do artesanato uma fonte de renda para sua subsistência.
Os artesãos do barro são artistas anônimos espalhados pelos sertões do Norte e Nordeste do Brasil. Em muitos municípios do Nordeste do Brasil e, em particular, em Pernambuco, é grande a prática do artesanato de barro, fabricado de forma rústica em Caruaru, Tracunhahém e Goiana, que são as cidades que mais se destacam na produção de cerâmicas utilitárias e ornamentais no Estado.
Em Caruaru, a prática do artesanato de barro teve origem no Alto do Moura, lugar onde viveu o Mestre Vitalino, que foi destaque na produção de artesanato de Pernambuco e tornou-se o mais conhecido oleiro do Nordeste. Suas esculturas fizeram e ainda fazem sucesso no Brasil e no exterior.
Tracunhaém, localizado na mata Norte do estado de Pernambuco é conhecido como o "pólo cerâmico", porque a maioria da população dedica-se à produção de santos em barro.
Entre os principais artesãos desta região merece destaque Zezinho de Tracunhahém, que modela suas peças representando Santo Antônio, São Pedro, São José, Padre Cícero e outros.
Goiana, a terra do barro, localizada a 50 quilômetros do Recife, tem como principal atividade a modelagem de imagens de barro que lembram santos padroeiros da Igreja Católica (São Pedro, Santo Antônio, Santo Expedito) e de figuras representativas do folclore da Zona da Mata, tais como o pegador de caranguejo, o vendedor de abacaxi, o tirador de coco, o pescador. São também representadas as heroínas de Tejucupapo, o maracatu ruralo pastoril, as lavadeiras, os mendigos, os carvoeiros e diversas outras representações que expressam e enriquecem a cultura regional.
Os artistas que mais se sobressaem no artesanato de barro são Zé do Carmo e Gercino Santos, ambos conhecidos internacionalmente pelo talento e criatividade.

Conheça a Paraíba

A Paraíba é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada a leste da região Nordeste e tem como limites o estado do Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste. Ocupa uma área de 56.439 km² (pouco menor que a Croácia). A capital é João Pessoa e outras cidades importantes são Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras e Cabedelo. O relevo é modesto, mas não muito baixo, 66% do território se encontra entre 300 e 900 m de altitude. Da Paraíba surgiram alguns dos mais notáveis poetas e escritores brasileiros como Augusto dos Anjos (1884-1908), José Américo de Almeida (1887-1980), José Lins do Rêgo (1901-1957) e Pedro Américo (1843-1905) (mais conhecidos por suas pinturas históricas). Na Paraíba se encontra o ponto mais oriental das Américas, conhecido como a Ponta do Seixas, em João Pessoa, devido a sua localização geográfica privilegiada (extremo oriental das Américas), João Pessoa é conhecida turisticamente como "a cidade onde o sol nasce primeiro".
Demografia
Segundo dados estatísticos do IBGE, a Paraíba contava em 2009 com uma população é de 3.769.977, correspodente a 1,9% da população nacional, sendo a Paraíba uma das unidades da federação de menor surpefície. Um censo de 2000, diz que a população urbana da Paraíba é de 71,1%. A densidade demográfica estadual é de 64,52 hab./ km². A população da Paraíba é em sua maioria são Pardos, somando 52,29%, seguido pelos Brancos, com 42,59%; Pelos Negros, com 3,96%; Pelos Amarelos ou Indígenas, com 0,36% e os sem declaração, com 0,79%.




ENTREM NO NOSSO ÔNIBUS E VIAGEM PELA NOSSA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAIBA EM ITABAIANA CONHECENDO UMA PARTE DOS SEUS FUCIONARIOS!




























COORDENAÇÃO DO PROJETO A COR DA CULTURA PARTICIPA DO 1º ENCONTRO DE NUTRIÇÃO DA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA - -B


PROJETO A COR DA CULTURA 

E

 BLOG;NIVALDOACORDACULTURABLOSPOT.COM DIVUGANDO A PARTE CULTURAL E EDUCATIVA DA NOSSA REGIONAL

Maria Auxiliadora Gestora Regional da 12ª

Maria Auxiliadora e Marleide

 

EQUIPE DA 12ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ITABAIANA PARAIBA NIVALDO MIGUEL E PATRICIA KARLA COORDENA REUNIÃO SOBRE O PROJETO A COR DA CULTURA NA ESCOLA DEMETRIO TOLEDO EM JURIPIRANGA PARAIBA