Relogio: Vocês e o Tempo

quarta-feira, 5 de junho de 2013

IV SEMINÁRIO NACIONAL

   

IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS AFRO-BRASILEIROS E I SEMANA AFRO-PARAIBANA


Apresentação

O NEABI/UFPB - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba é um espaço que congrega pesquisadores e interessados em diversas áreas do conhecimento que têm como ponto fulcral as relações etnicorraciais na sociedade brasileira e, especificamente, paraibana.
Em diversas regiões e instituições universitárias brasileiras os NEAB foram e vêm sendo criados com o objetivo de facilitar a interlocução daqueles que trabalham com temáticas acerca das relações raciais, promover pesquisas e divulgar o conhecimento construído sobre questões relacionadas a negritude, africanidades e, indígenas.
Na Universidade Federal da Paraíba professores/as vêm realizando atividades de pesquisa, ensino e extensão acerca de tais temáticas, nos últimos anos. No entanto, o trabalho individualizado, ou com pouca articulação entre os pares, dificulta tais realizações. A partir de tal constatação, e do exemplo de outras universidades, alguns desses professores/as iniciaram a discussão com o intuito de criar o NEABI/UFPB.
Assim, retomando a discussão promovida em anos anteriores, em fevereiro de 2011 foi realizada pelo grupo autodenominado de “Comissão Pró-NEABI”, a primeira atividade com objetivo de criar o núcleo, contando com a presença de professoras/es de diferentes centros e departamentos da UFPB. A atual conjuntura da universidade, que conta com um expressivo grupo de estudiosos sobre a temática da população negra e o fato de a UFPB ser a única universidade pública do Estado ainda sem uma organização desse tipo reforçaram a necessidade de tal realização.
O NEABI contará com a presença de professores, alunos e ativistas de movimentos sociais interessados nas relações etnicorraciais, priorizando ações que visem à superação da desigualdade racial existente no Brasil nos mais diversos campos de atuação: identidades e territórios; educação básica, ensino superior e ações afirmativas; direitos humanos, violência e movimentos sociais; gênero, corpo e geração; saúde da população negra; história, literaturas e narrativas negras e indígenas; e estudos sobre África e diáspora africana.


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