Relogio: Vocês e o Tempo

segunda-feira, 8 de julho de 2013

PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE ENSINO


Secretaria lança Agenda Dez Anos da Lei 10.639

Para co­me­morar uma dé­cada da Lei nº 10.639/03 – por meio da qual se tornou obri­ga­tório o en­sino da his­tória e cul­tura afri­cana e afro-bra­si­leira em todas as es­colas, pú­blicas e par­ti­cu­lares, do en­sino fun­da­mental até o en­sino médio – a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia lança a Agenda Dez Anos da Lei 10.639/03, que reúne um con­junto de ações ar­ti­cu­ladas na pers­pec­tiva de es­tru­tu­ração, fo­mento e for­ta­le­ci­mento da lei. O lan­ça­mento acon­tece nesta quinta-feira (23/05), no Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT), com a par­ti­ci­pação do se­cre­tário da Edu­cação do Es­tado, Os­valdo Bar­reto.
A pro­gra­mação do evento, que segue até sexta-feira (24/05), além da apre­sen­tação e lan­ça­mento das ações da Agenda, conta com pa­lestra sobre re­le­vância his­tória e po­lí­tica da Lei e apre­sen­tação do pro­jeto A Cor da Cul­tura, entre ou­tras ati­vi­dades. Na aber­tura, na quinta-feira, às 9h, a pro­fes­sora An­dreia Lisboa de Sousa conduz a pa­lestra A Lei 10.639/03 – Re­le­vância His­tó­rica e Po­lí­tica. Às 14h, o tema é A Re­le­vância das ações ar­ti­cu­ladas para o fo­mento e for­ta­le­ci­mento da Lei 10.639, com a su­pe­rin­ten­dente de De­sen­vol­vi­mento da Edu­cação Bá­sica da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Amélia Ma­raux. Em se­guida, às 14h30, o se­cre­tário Os­valdo Bar­reto lança a Agenda Dez Anos da Lei nº 10.639/03.
Foto: Clau­di­onor Jr. Ascom/Edu­cação












“É um ano de co­me­mo­ração porque não deixa de ser uma con­quista his­tó­rica dos mo­vi­mentos so­ciais, mas, também, é um mo­mento de re­flexão sobre a sua im­plan­tação. Quais são os seus li­mites, de­sa­fios, pos­si­bi­li­dades e ca­mi­nhos a serem re­di­re­ci­o­nados para o cum­pri­mento da Lei nº 10.639/03?”, pontua Kelly Cris­tina Costa, di­re­tora de Edu­cação para a Di­ver­si­dade e Pro­moção da Igual­dade, da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado.
A Se­cre­taria da Edu­cação, com­pleta Kelly Costa, tem como com­pro­misso efe­tivar uma po­lí­tica edu­ca­ci­onal vol­tada para a equi­dade ra­cial e que atenda às Di­re­trizes Cur­ri­cu­lares Na­ci­o­nais para a Edu­cação das Re­la­ções Ét­nico-Ra­ciais e para o En­sino de His­tória e Cul­tura Afro-Bra­si­leira e Afri­cana.
“Nesse mo­mento, é im­por­tante iden­ti­fi­carmos as ex­pe­ri­ên­cias exi­tosas das es­colas da rede es­ta­dual e vei­culá-las. É um mo­mento im­por­tante para re­fle­tirmos sobre as la­cunas nas quais a po­lí­tica pú­blica deve pre­en­cher para o cum­pri­mento da lei”, res­salta a di­re­tora.
A Cor da Cul­tura – Dentro da pro­gra­mação de lan­ça­mento da Agenda Dez Anos da Lei nº 10.639/03, há, ainda, o mo­vi­mento de ex­pansão do pro­jeto A Cor da Cul­tura, que será apre­sen­tado na quarta-feira, às 15h, pela pro­fes­sora Azoilda Lo­retto, do Canal Fu­tura, um dos par­ceiros do pro­jeto com o Centro de In­for­mação e Do­cu­men­tação do Ar­tista Negro (Cidan), a Se­cre­taria Es­pe­cial de Po­lí­ticas de Pro­moção da Igual­dade Ra­cial (Seppir), Fun­dação Cul­tural Pal­mares e Mi­nis­tério da Edu­cação. O A Cor da Cul­tura, pro­jeto edu­ca­tivo de va­lo­ri­zação da cul­tura afro-bra­si­leira, está im­plan­tado, hoje, em 300 es­colas da rede, com pers­pec­tiva de atingir 80% da rede até o final do ano.

Nenhum comentário: