Relogio: Vocês e o Tempo

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA: ORGÃOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS REALIZAM EVENTO JUNTO COM A 12ª REGIONAL DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAIBA EM ITABAIANA A PARTIR DAS 8:00 HORAS DA MANHÃ SEXTA FEIRA .

12ª GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAIBA EM ITABAIANA - PB ESTA EXECUTANDO NESTA SEXTA FEIRA O VENTO EM APOIO  A CAMPANHA CONTRA O CANCER DA MAMA, ONDE IRÃO PARTICIPAR OS ORGÃOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, O EVENTO TERÁ INICIO A PARTIR DAS 8:00 HORAS DA MANHÃ COM UMA CAMINHADA NO CENTRO DE ITABAIANA, E ENFRENTE DA 12ª GERÊNCIA TERA TENDAS  COM ALTO ATENDIMENTOS VOLTADO A POPULAÇÃO DA NOSSA REGIÃO.  



Cuidados para seios feridos/machucados


O ferimento nos seios acontece geralmente pela pega errada do bebê, isso não quer dizer que o bebê não saiba mamar, muito pelo contrário, isso é instintivo de todo ser humano saber mamar, o problema é como a mama é colocada na sua boca, uma vez que sozinho o bebê não consegue "buscar" o seio da mãe e se posicionar corretamente para pegá-lo para mamar.
Dicas para uma boa amamentação:
-O correto é a mãe colocar o bebê no seu seio e não deixar o bebê no colo levando o seio até ele.
-O seio não deve estar muito cheio, uma vez que cheio demais o bebê não consegue abocanhar toda a aréola já que cheio a pele estica e não tem elasticidade para ser abocanhada.
-Uma alternativa é "amassar" SUAVEMENTE a aréola e inserí-la toda dentro da boca do bebê, não se preocupe, não é possível afogar o bebê assim. Este movimento deve ser suave para que não haja dor nem desconforto para a mãe e justamente deve ser feito no período em que ainda o bebê não aprendeu a abrir bem a boca para abocanhar a aréola (parte escura da mama). A mãe pode "amassar" (como na foto abaixo) para facilitar a pega correta, após o bebê ter aprendido bem a pegar a mama e a mãe já estar com mais prática não é necessário fazer mais. Para que o bebê abra a boca, basta encostar o bico do seio nos lábios do bebê, de preferência no lábio inferior. Lembre-se, não deve obstruir o nariz do bebê, portanto a pega é de baixo para cima, veja no vídeo: http://gaama.bebeblog.com.br/65083/Pega-correta-do-seio/
Blog de gaama : GAAMA - Grupo de Apoio e Auxílio a Amamentação, Cuidados para seios feridos/machucados
-A mãe deve estar com os ombros relaxados e os braços confortavelmente posicionados para que não haja tensão e a amamentação flua bem.
-O queixo deve encostar no seio e o nariz do bebê deve ficar livre. A aréola deve ficar boa parte ou toda dentro da boca do bebê, dependerá do tamanho da aréola que pode variar de uma mulher para outra, um pouco da aréola pode aparecer no lado superior (próximo do nariz do bebê) e não no lado inferior, desta forma a pega não estará correta e poderá obstruir o nariz do bebê. Veja a foto abaixo que ilustra bem:
Blog de gaama : GAAMA - Grupo de Apoio e Auxílio a Amamentação, Cuidados para seios feridos/machucados
-Tomar banho de sol diariamente, pela manhã até as 10hs ou a tarde após as 16hs por aproximadamente 15 minutos nas mamas. Quanto mais dias de banho sol melhor, mais resistente ficarão os mamilos e menos dolorosas serão as mamadas. Isso não quer dizer acumular várias horas de sol por dia, NÃO ULTRAPASSE meia hora de sol nas mamas e, principalmente, RESPEITE os horários de risco que fica entre às 10hs e 16hs.
O sol além de ajudar a manter os seios sequinhos, também evita a proliferação de fungos, bactérias e aumenta a resistência da pele da mama e aréola, evitando assim ferimentos. Além de sintetizar a vitamina D no organismo, para isso, bastam de 10 a 20 minutos de sol diário. Não exceda 30 minutos.
Lembre-se que de nada adiantará o sol se não houver uma correção na pega do bebê!
-Manter os seios sempre sequinhos. Em caso de rachaduras ou até mesmo nos primeiros dias de amamentação, passar o próprio leite nos seios várias vezes ao dia, deixar secar livremente sem sutiã ou absorventes de seio. Quanto mais seca e ventilada estiver a região, menos chances de proliferação de fungos e sensibilidade ocorrerá, portanto, se possível ficar alguns minutos sem sutiã para ventilar os seios. O leite materno é um poderoso cicatrizante e antibacteriano, portanto sempre passe o seu próprio leite nas aréolas para garantir uma boa assepsia e de quebra evitar infecções e aumentar a cicatrização!
Blog de gaama : GAAMA - Grupo de Apoio e Auxílio a Amamentação, Cuidados para seios feridos/machucados
-Não usar NENHUM tipo de sabonete em barra, líquido ou produto nas aréolas e nos mamilos. NÃO usar óleos, hidratantes, pomadas, buchas vegetais, esfregar com tecidos, toalhas, etc.. A natureza é perfeita e durante a gravidez o corpo já prepara os seios para a amamentação inclusive hidratando-os através de glândulas sebáceas chamadas de glândulas de Montgomery (veja foto ilustrando como é), portanto não há necessidade de outros procedimentos que ao invés de ajudar poderão piorar o quadro. Apenas água limpa do banho sem sabonetes é o suficiente para higienizá-los e não passe nenhum produto para hidratar ou limpar os seios.
Blog de gaama : GAAMA - Grupo de Apoio e Auxílio a Amamentação, Cuidados para seios feridos/machucados
-O uso de conchas de silicone nos primeiros dias da amamentação é interessante, pois além de ajudar a formar o bico sem ferir, colhe o excesso de leite que sai em maior demanda, deixando os seios mais macios para que o bebê abocanhe corretamente. Não são todos os profissionais que indicam seu uso, eu particularmente usei e ajudou muito, já que tenho bico plano e beeem pequeno, hoje continua pequeno, mas amamento tranquilamente meu filho! Eu usei e as mulheres que ajudei também usaram e surtiu um bom efeito.
Lembre-se que não deve exagerar no uso e deve manter as conchas bem limpas e fervidas em água limpa por 10 minutos todos os dias para evitar contaminação, não dormir com as conchas e sempre tirar o excesso de leite, pois a umidade em excesso não ajuda na cicatrização.
Blog de gaama : GAAMA - Grupo de Apoio e Auxílio a Amamentação, Cuidados para seios feridos/machucados
-O bebê deve abocanhar toda aréola (ou boa parte dela) e mamilo para que não haja obstrução dos seios galactíferos, assim não bloqueia a saida do leite nem machuca a mãe. Se pegar somente o bico (mamilo), além de não sair o leite, machucará o seio da mãe ocasionando dor e rachaduras.
Entenda na imagem o que é a aréola e o que é o mamilo. O bebê precisa pegar os dois para conseguir mamar sem causar ferimentos na mãe:

Nenhum comentário: