Relogio: Vocês e o Tempo

sexta-feira, 31 de maio de 2013

12ª REGIONAL ATRAVES DO BLOG NIVALDO A COR DA CULTURA BLOGSPOT.COM MOSTRA O QUE O Telecurso HÁ : 35 anos na sua TV e 20 anos nas salas de aula do país VEM FAZENDO


Há 35 anos, um programa de TV que surgiu para levar escolaridade básica a quem precisava concluir os estudos ia ao ar na televisão brasileira pela primeira vez. Era o Telecurso, que há 20 anos chegou também às salas de aula e se tornou metodologia reconhecida pelo Ministério da Educação e adotada por governos, empresas e instituições do Terceiro Setor. Atualmente, 147.300 estudantes frequentam as salas de aula do Telecurso.
Para celebrar essas datas, estudantes, professores, autores, consultores, parceiros, artistas, autoridades e educadores de todo o país vão se reunir no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (27), a partir das 18h.
Na ocasião, será lançado o livro Incluir para transformar – Metodologia Telessala em cinco movimentos. A obra apresenta a metodologia, os pensadores que a inspiraram e a sua prática em sala de aula, levando os leitores a refletirem sobre os desafios da educação no país.
 
A cerimônia, que será transmitida via internet, mostrará a história do Telecurso por meio de vídeos, depoimentos e apresentações artísticas. Na entrada do teatro, haverá também uma feira/exposição na qual os estudantes e professores vão apresentar os cinco grandes temas que resumem a história do Telecurso: tempo/história, TV e tecnologias, currículo, metodologia e qualidade/resultados.
Na tarde do dia 27, ainda dentro das comemorações, será realizado o seminário O prazer de aprender, com os painéis 50 anos de Angicos, sobre a experiência de alfabetização feita por Paulo Freire no Rio Grande do Norte em 1963; e O prazer de aprender, que terá a presença de um dos pensadores que inspiraram a metodologia do Telecurso, o professor Moacir Gadotti.
Assista à transmissão, ao vivo, aqui.
Estarão presentes o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o governador do Amazonas, Omar Aziz; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; o ex-governador do Acre, senador Jorge Viana; o ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e os secretários de Educação dos estados e municípios nos quais o Telecurso é adotado como política pública de ensino.
Confira a programação completa:
Painel 1 | das 14 às 15h30 – “50 anos das 40 horas de Angicos”
Palestrantes:
Marcos Guerra | 50 anos da experiência das 40 horas de Angicos
(Jovem alfabetizador dos Círculos de Cultura e ex-secretário de Estado de Educação do Rio Grande do Norte)
Eliete Santiago | O legado de Paulo Freire
(Professora da UFPE e coordenadora da Cátedra Paulo Freire)
Painel 2 | das 15h30 às 17h – “O prazer de aprender”
Palestrantes:
Joaquim Alcoforado|Construir as condições para jovens e adultos aprenderem com prazer
(Universidade de Coimbra)
J.Borges| Um olhar do cordelista e xilógrafo sobre o prazer de aprender
(Artista Cordelista, Patrimônio Vivo de Pernambuco, Bezerros/PE)
Cacá Diegues | Um olhar do cineasta sobre o prazer de aprender
(Cineasta, Rio de Janeiro/RJ)
Moacir Gadotti| O prazer de aprender na escola
(Instituto Paulo Freire, São Paulo/SP)
Mediação:
Ana Jurema
(Professora da UFPE, consultora do Banco Mundial, Nações Unidas, Cooperação Espanhola e Cooperação Alemã para alguns países da África)
O Telecurso é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Leia mais:

Nenhum comentário: