Relogio: Vocês e o Tempo

quinta-feira, 9 de maio de 2013

12ª Regional de Educação em Itabaiana paraiba se prepara para a 3ª etapa do Projeto A Cor da Cultura onde o Coordenador Regionlal Nivaldo Miguel já esta repassando o conteudo para as escolas da rede estadual!



Reunião define terceira etapa do projeto “A Cor da Cultura” na Paraíba







Quarta-feira, 08 de maio de 2013 - 18h50

Uma reunião realizada nesta quarta-feira (8), no gabinete da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, definiu os detalhes da terceira etapa do projeto “A Cor da Cultura”. O projeto visa a valorização da cultura afro-brasileira, em apoio à implementação da Lei 10.639 e consiste na formação de professores e na entrega de kits pedagógicos que apóiam o trabalho do professor em sala de aula.

Na Paraíba, nas etapas anteriores, foram formados 40 técnicos da rede estadual de ensino que estão replicando o conteúdo adquirido na formação para alunos e professores das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). Também foram doados 300 kits pedagógicos.

O projeto “A Cor da Cultura” objetiva tornar visíveis a memória e o patrimônio construídos pelos africanos e seus descendentes no Brasil, baseando-se na equidade, no respeito às diferenças, na pluralidade, na diversidade, no diálogo e na troca como únicos caminhos possíveis para a produção do conhecimento.

Durante a reunião definimos a realização de uma atividade para reencontrar os professores que passaram pela formação, que acontecerá em novembro deste ano, onde serão realizadas palestras e serão apresentados os trabalhos que os educadores estão desenvolvendo em sala de aula além da realização de oficinas e de visitas às escolas para ver de perto como o projeto está acontecendo na ponta”, contou Maria Correia de Castro, que faz parte da coordenação nacional do programa.

Para Hygia Margareth Souza, gerente de integração escola comunidade da Secretaria de Estado da Educação (SEE), o projeto fortalece o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela SEE. “Este projeto fortalece o trabalho que já iniciamos e nos ajuda também a fazer um balanço do que já realizamos nas escolas, ou seja, é uma forma de melhorar o nosso trabalho e reafirmar o nosso compromisso com a educação étnicorracial e quilombola na Paraíba”, destacou.

O kit pedagógico é composto por DVDs com os programas voltados para o público infantil, educadores e o público em geral; 5 cadernos pedagógicos; 1 CD de músicas feitas com instrumentos de origem afro-brasileiros; jogo “Heróis de Todo Mundo”, mostrando as personalidades negras de destaque mundial; mapa da África; mapa dos Valores Civilizatórios Brasileiros e Diáspora Africana e 1 minidicionário de palavras de origem africana.

 

 

 

 

 

PROJETO  A COR DA CULTURA : COORDENADOR :NIVALDO MIGUEL E FORMADORA E MULTIPLICADORA  MARIA LUCIA ALVES 



É A 12ª EM DOIS ANOS FAZENDO A DIFERENÇA 

Nenhum comentário: