Relogio: Vocês e o Tempo

terça-feira, 25 de junho de 2013

RECEITAS A COR DA CULTURA NA CULINARIA BRASILEIRA

Baiana fazendo acarajé 

O folclore é um dos nossos elementos culturais mais ricos. Esse conjunto de tradições, costumes, lendas e ritmos está presente em todas as regiões do país e em cada estado apresenta particularidades que só reforçam a ideia de que o nosso país tem cultura múltipla e valiosíssima. Transmitido a cada geração e assimilando novos valores, o que conhecemos como folclore pode ser considerado como o resultado da influência das culturas indígena, africana e europeia na formação do povo brasileiro. Entre as manifestações mais típicas do folclore, podemos citar os mitos e lendas, crendices, festejos e, é claro, as comidas típicas. As comidas típicas do do folclore diversificam-se de acordo com as regiões do país e usam ingredientes muito apreciados pela gastronomia popular. Confira as comidas típicas do folclore de acordo com as regiões do país:

Comidas folclóricas da região Norte e Nordeste

Bolo de mandioca com côco 
A região norte do país é a que mantém os seus traços de influência da cultura indígena mais fortes em seu folclore. É do norte que lendas como a do Boto Cor de Rosa, Vitória-Régia e Curupira migraram para outras regiões do país. Para os festejos de folclore, as danças do Carimbó, Ciranda e Boi-Bumbá são tradição na região. Entre as comidas típicas do folclore da região norte, destacamos o aluá, o bolo de coco com mandioca, a maniçoba, o mouse de Tucumã e os apreciados pato no Tucupi e o vatapá.
carne de sol com baião de dois 

Na região Nordeste também encontramos elementos importantes para a formação do folclore nacional, como as cirandas pernambucanas, o frevo e o maracatu. Alguns registros históricos apontam que a dança do Bumba-meu-boi surgiu primeiramente no Nordeste, para depois migrar para a região Norte, tornando-se símbolo característico do folclore. Entre as comidas típicas do Nordeste o acarajé é reconhecido, até mundialmente, como um dos pratos mais saborosos da gastronomia regional. A carne de sol com Baião de dois também é uma das comidas típicas bastante apreciadas na região.

Comidas folclóricas da região Centro Oeste

Tutu de feijão com linguiça, couve e torresmo 

Graças a presença de muitas tribos, a cultura indígena também é forte no folclore da região Centro-Oeste. Manifestações como o Baile dos Mascarados, a Procissão do Fogaréu e a tradicional Cavalhada estão entre as mais populares. Lendas como a Criação do Mundo e a Onça da mão torta tiveram origem na região. Para as comidas típicas do folclore no Centro -Oeste destacamos o tutu com linguiça, couve, torresmo, quiabo refogado, muito comum no estado de Goiás, a mojica, com pintado e banana da terra, tradicional do Mato Grosso, o  arroz de carreteiro com charque, a moqueca de peixe, o pacu assado, e o caldo de piranha tão típicos de Mato Grosso do Sul e a galinha ao molho pardo, comida característica do Distrito Federal. Graças a riqueza dos rios da região, os peixes são um dos ingredientes mais populares para o Centro-Oeste.

Comidas folclóricas da região Sul e Sudeste

Cuzcuz paulista 

Na região Sudeste, o folclore recebe influência de todos os cantos do Brasil. As tradicionais festas juninas estão entre as manifestações mais populares. Lendas como do Saci Pererê e a do Boitatá são as mais tradicionais. Entre as danças típicas do folclore da região, o Batuque, a Catira e a Quadrilha Caipira movimentam os festejos. Na gastronomia, os pratos típicos do folclore são o caldinho de feijão com torresmo, o cuscuz à paulista, o doce de abóbora com coco, o frango com quiabo e o tutu à mineira fazem bastante sucesso.
Lombo recheado com Farofa 

Na região Sul, graças à colonização europeia predominante, danças como o vaneirão, o fandango e chimarrita receberam influência da cultura alemã, portuguesa e italiana. Entre os festejos do folclore, a Marejada e a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que celebra a importância e o trabalho no mar, acontecem em Santa Catarina. Para as comidas típicas do folclore do Sul, não podem faltar os pratos com carne como o coelho à caçador, lombo recheado e o recortado gaúcho, assim como o arroz de carreteiro, a peixada catarinense e o tradicional chimarrão, para aquecer os dias mais frios.
Escolha um dos pratos e faça para toda família.

Nenhum comentário: