Relogio: Vocês e o Tempo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL DE ITABAIANA PARAIBA COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL EM PARCERIA COM A UNESCO

Redes UNESCO no Brasil

A UNESCO no Brasil, assim como nos outros Escritórios da UNESCO, funciona graças à sinergia entre vários atores da comunidade para junto espalhar os ideais e valores da UNESCO pelo país.

As razões para que se estabeleçam acordos de cooperação variam, mas, normalmente, refletem alguns resultados padrão e universais: trabalho em rede; intercâmbio mútuo de lições aprendidas; complementaridade; maior valor agregado; maior legitimidade social; maior visibilidade.

Parceiros brasileiros:

A Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil é uma agência especializada da ONU que presta cooperação técnica a sua rede de parceiros por meio de acordos de cooperação. Esses acordos devem sempre estar alinhados às grandes áreas de mandato da Organização e devem refletir suas respectivas prioridades estratégicas – Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.

A UNESCO não é uma agência financiadora, portanto, a UNESCO não patrocina projetos. Ela é uma organização intelectual em sentido lato, que possui uma missão ética, com mandato específico e diversificado.Tendo isso em mente, a parceria da UNESCO é freqüentemente institucional ou de natureza técnico-programática.

A UNESCO não é uma agência certificadora. Sendo uma agência especializada e baseada na sua experiência internacional acumulada ao longo dos anos, o papel da UNESCO é colaborar com seus parceiros para atingirem suas metas específicas se alinhadas aos mandatos. A Organização pode, contudo, compartilhar idéias e princípios de um determinado projeto, evento ou atividade, mas isso não deve ser considerada uma "certificação". A UNESCO possui regras definidas, cujo objetivo é preservar sua imagem e credibilidade no mundo, incluindo o uso de seu logotipo e nome pelos parceiros. Além disso, a parceria da UNESCO em uma atividade e/ou projeto é estabelecido por um acordo formal e finaliza quando a atividade é concluída ou quando o acorde de parceria termina.

A Organização só poderá comprometer-se em projetos cujo escopo esteja alinhado a suas áreas de mandato, onde tenha havido uma participação técnica da UNESCO desde a concepção do projeto, onde haja viabilidade de recursos financeiros, técnicos e humanos para o desempenho dessas atividades ou que estejam inseridos no âmbito de acordos de cooperação.

Contatos a respeito de projetos e/ou atividades devem ser feitos diretamente com os Setores das áreas de atuação da UNESCO somente por escrito e enviados por via postal. Não há um formulário padrão para submeter projetos à UNESCO.

Informações Adicionais

Para informações adicionais a respeito de Redes e Parcerias, por favor, visite o site UNESCO Communities (em inglês).

Nenhum comentário: