Relogio: Vocês e o Tempo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

HISTÓRIA DA AFRICA ARQUIVO PROJETO A COR DA CULTURA 12ª REGIONAL COORDENAÇÃO NIVALDO MIGUEL ITABAIANA PARAIBA

 
História da África
Cultura africana, povos, história, Bérberes, Bantos, Império de Gana, civilizações antigas, economia, arte, religião, trabalho e sistemas de produção, alimentação, saúde, comércio
População da África
Dados da população da África, etnias, povos africanos, demografia, cidades mais populosas, faixas etárias, demografia
população da África 

População da África: maioria formada por povos negros

  População da África - dados e características gerais

Como os censos de muitos países africanos não estão atualizados, não é possível chegar a um dado preciso sobre a população do continente africano. As estimativas dão conta de que a população do continente esteja entre 800 milhões e um bilhão de habitantes (estimativa de 2010).

Como o território africano é muito extenso (30,2 milhões de km2), a densidade demográfica é baixa (cerca de 30 habitantes por km2). Esta população também se distribui irregularmente pelo continente. Grande parte da população se concentra nas grandes cidades dos países litorâneos.
As áreas ocupadas por desertos e florestas densas são praticamente inabitadas, enquanto as regiões litorâneas e o vale do rio Nilo apresentam grandes concentrações populacionais.

Vale ressaltar também que grande parte da população africana se encontra na zona rural. A população urbana só é maior do que a rural em países como, por exemplo, Tunísia, Argélia e Líbia.

Etnias

Existem vários grupos étnicos na África. Cerca de 80% da população é formada por diferentes povos negros, que ocupam, principalmente, as regiões central e sul do continente (ao sul do deserto do Saara). Esta região é conhecida como “África Negra”. Os principais grupos étnicos que habitam esta região são: bantos, sudaneses, bosquímanos, pigmeus, nilóticos.

Já os brancos (berberes, árabes e caucasianos) habitam, principalmente, a região setentrional do continente, ao norte do Deserto do Saara. Por isso essa região é conhecida como “África branca”.

Faixas etárias

Grande parte da população africana é formada por jovens, pois o continente apresenta taxas elevadas de natalidade. A expectativa de vida no continente é baixa, em função do subdesenvolvimento de grande parte dos países. 

Cidades mais populosas da África:

Lagos na Nigéria - 9,9 milhões de habitantes

Kinshasa na República Democrática do Congo – 8,9 milhões de habitantes

Cairo no Egito – 8,1 milhões de habitantes

Ibadan na Nigéria – 5,1 milhões de habitantes

Alexandria no Egito – 4,4 milhões de habitantes

Nenhum comentário: