Relogio: Vocês e o Tempo

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O NOSSO BLOG REPASSA PARA TODOS UM POUCO DAS ATIVIDADES

uca eseba

 

ATIVIDADE 1: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES AFRICANAS NA CULTURA BRASILEIRA

 
Professor, o texto abaixo apresenta, de forma sucinta, algumas contribuições dos africanos para a cultura brasileira, destacando as marcas africanas em nossa língua, religião, música, dança, e também na culinária. Conhecer estas influências é aprimorar os nossos conhecimentos sobre as nossas origens africanas e aceitar que ela está relacionada com as nossas identidades individuais e coletivas como cidadãos brasileiros.
 
TEXTO:  CULTURA  AFRO- BRASILEIRA
"A Influência do Negro na Cultura Brasileira

O entrecruzamento de africanos, portugueses e índios, entre os séculos XVI e XVIII, consolidou a estrutura genética da população brasileira. Toda a construção da economia litorânea no Brasil, inclusive o desenvolvimento de sua vida urbana, se deve ao mulato, mestiço de negro e ao branco.


Porém, a contribuição do negro para a cultura brasileira vai além da povoação e da prosperidade econômica através do seu trabalho. Vindos de diversas partes da África, os escravos negros trouxeram suas matrizes culturais e transformaram não apenas a sua religião, mas todas as suas raízes em uma cultura de resistência social.


Aqui vamos abordar rapidamente aspectos dessa influência, lembrando que ela é muito ampla e profunda e nem sempre percebida, de tão arraigada que está no nosso cotidiano."
 
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem o site do texto acima e o leiam;
2- Feita a leitura, questione os alunos:
a) Vocês já conheciam estas contribuições africanas?
b) Em sua opinião, qual dessas contribuições africanas é a mais conhecida no Brasil?
3- Sugira aos alunos, tendo como referência o texto acima, que façam no KWord, um novo texto com o tema: A importância de se estudar a História Afro-brasileira.
4- Socialize alguns dos textos feitos pelos alunos para serem lidos para todos da turma.
 

ATIVIDADE 2:  SOMOS TODOS ETNIA BRASIL

O vídeo abaixo, de aproximadamente cinco minutos,  foi produzido pelo site www.etniabrasileira.com.br , assim como o blog: Somos Únicos, Somos Todos ETNIA BRASIL! Ambos se referem ao  "Projeto  de valorização da cultura brasileira que visa promover a igualdade e o surgimento da convicção do conceito de multi-identidade étnica como uma expressão única do povo brasileiro". 
 
UCA
 
VÍDEO:  Documentário Etnia Brasileira
 
video
Acesso em 14 de maio de 2011.
 
Blog: Somos Únicos, Somos Todos ETNIA BRASIL!
“Os brasileiros se orgulham de sua ascendência miscigenada, fruto da relação histórica entre europeus, africanos e ameríndios. No entanto, nos últimos anos, as desigualdades raciais têm estimulado o surgimento de propostas de políticas que despertam controvérsias, como as cotas raciais para empregos em órgãos do governo e vagas para estudantes nas universidades públicas.”
Disponível em: http://www.etniabrasileira.com.br/ . Acesso em 14 de maio de 2011.
 
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem o site do youtube para ver o vídeo e que também acessem o site do blog para vê-lo.
2- Explique aos alunos que a proposta do vídeo e do blog apresentado  é criar espaços na internet para valorização da cultura afro-brasileira e para o respeito às diferenças. Desta forma, separe os alunos em grupos e cada equipe terá que criar um blog. Este blog deverá contemplar uma proposta de valorização cultural afro-brasileira e de respeito às diferenças. Os alunos poderão aproveitar o texto que fizeram na atividade anterior sobre: A importância de se estudar a História Afro-brasileira e deverão ainda  inserir textos, imagens e músicas que contemplem a proposta de atividade.
Dica:  http://criar1blog.blogspot.com/ este site ensina como fazer um blog.
Sugestão: Professor, esta atividade poderá ser realizada em parceria com os professores das disciplinas de Artes e Português que contribuirão para a construção do blog, dando dicas importantes de como deve ser a linguagem e a disposição das imagens em um blog.
3- Cada grupo deverá apresentar seu blog para a turma.
4- Depois de apresentar o blog, cada grupo deverá fazer um folheto para distribuí-lo aos alunos da escola, convidando-os para visitarem seus blogs. Desta forma, contribuirão de uma forma mais ampla para discussão da temática por todos da escola e, acima de tudo, para promover o respeito à diversidade cultural.
 

ATIVIDADE 3: O NEGRO É LINDO E O BRASIL FICA MAIS LINDO SEM PRECONCEITOS

Mesclando imagens de personalidades negras do Brasil e do mundo, os alunos poderão perceber que existem, nestes cenários, grandes Homens e Mulheres que fizeram História, que ocupam cargos importantes, que se destacam na música, televisão e no esporte. Enfim, negros e negras que são lindos e se destacam como grandes personalidades, rompendo com estereótipos que tratam o negro como  uma figura inferior, sem sucesso, ladrão e criminoso. Assim como poderão perceber também que, independente das atividades que realizam e dos cargos que ocupam, os negros são igualmente cidadãos e devem ter os seus direitos reconhecidos, o que é extensivo a todas as etnias que constituem o “povo brasileiro”.
 Para as atividades desta aula, peça aos alunos que observem as imagens a seguir:
IMAGENS:
1)
 PELE
 
2)
Obama
 
3)
thais
4)
 
mandela
 
5)
Beyonce
Todos os sites das imagens foram acessados em 14 de maio de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE
1- Peça aos alunos que acessem os endereços dos sites das imagens relacionadas.
2- Promova um diálogo entre os alunos partindo destes questionamentos: se eles reconhecem estas personalidades, se sabem quem são e o que  fazem e qual a importância destas personalidades em seus países?
3- Sugira aos alunos, em duplas, que escolham, no Google, a imagem de uma personalidade negra. Depois, peça que eles colem esta imagem no KolourPaint e abaixo dela completem a frase:  O negro é lindo porque ....
4- Todas as duplas deverão socializar suas imagens para todos da turma.
5- Esta atividade pode ainda ter um desdobramento de celebração cultural. Os trabalhos poderão ser impressos para a criação de um painel com a temática da atividade: O NEGRO É LINDO E O BRASIL FICA MAIS LINDO SEM PRECONCEITOS. Este painel deverá ficar bem localizado na escola, promovendo a conscientização da necessidade de  respeito ao negro e à diversidade cultural. Para este dia ainda, poderá ser feito um  intervalo cultural onde os alunos apresentariam a música abaixo.
Desperta (Preconceito De Cor)
Margareth Menezes
Por preconceito de cor você perdeu esse amor
Você parou a canção que tocou no coração
Não quis mergulhar no fundo
Não quis pegar minha mão
Você radicalizou, foi duro como cimento
Eu era o buquê em flor, só esperando o momento
Mas se você não sacou, eu vou lhe dizer
É porque eu sou preto que todo mundo é preto
É porque eu sou branco que todo mundo é branco
É porque eu sou índio que todo mundo é índio
É porque, nem porque, é porque
Por preconceito de cor morrem todo dia mil
A fome, a violência, descaso e impaciência
Há ódio a cada segundo, se afunda mais esse mundo
Se acha superior, mágoa a mãe que é santa
Bate na cara que é minha, homem maltrata criança
Pecado de pecador, é preconceito de cor
É porque eu sou preto que todo preto é bom
É porque eu sou branco que todo branco é bom
É porque eu sou índio que todo índio é bom
É porque, nem porque, é porque
Por preconceito de cor, se é pobre já é ladrão
Mas o doutor que roubou nunca vai para prisão
Policial matador tem preconceito de cor
Por preconceito de cor se espalha a ignorância
Não se oferece ajuda, outros perderam esperança
É tanto tempo perdido e um deus-pai esquecido
É porque eu sou preto que vou me esconder
É porque eu sou branco que detesto você
É porque eu sou índio que vou me extinguir
É porque, nem porque, é porque
Desperta
Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/margareth-menezes/67473/ . Acesso em 14 de maio de 2011.
Música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r1fkqfTLrsI&feature=related  . Acesso em 14 de maio de 2011.
6-  Escolha na turma quatro alunos que ficarão responsáveis por fazer um memorial desta atividade fotografando e filmando todo o evento.
Sugestão: Esta atividade poderá ser realizada com apoio do professor da disciplina de Artes que contribuirá na criação de uma coreografia e até mesmo um figurino específico para o momento da apresentação.
Recursos Complementares
Vídeo para acesso de alunos e professor:
1- Cultura Afro Brasileira. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8S_QC6ETINk&feature=related
Site para acesso de alunos e professor:
Blog sobre a África - Uma iniciativa do Portal do Professor. Disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/. Acesso em 20 de maio de 2011.
Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:
1- Raízes Africanas na identidade brasileira - contribuições dos povos angolanos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25225
2- A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25232
Todos os sites foram acessados em 14 de maio de 2011.
Avaliação
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposições dialogadas, criação de imagens com frases enaltecendo a figura do negro, criação de um blog e memorial para a valorização da cultura afro-brasileira e do respeito às diferenças, apresentação de música e confecção de painel.

Nenhum comentário: