Relogio: Vocês e o Tempo

terça-feira, 9 de julho de 2013

PROJETO A COR DA CULTURA RESGATA A CULTURA AFRO BRASILEIRA ATRAVES DO PROGRAMA VIOLA MINHA VIOLA : APRESENTADO POR: INEZITA BARROSO A RANHIA DA MUSICA CERTANEJA

Especial Cascatinha e Inhana

Uma das principais duplas caipiras é homenageada em programa com Perla, Donizeti, Moacyr e Sandra, José Mauro e Polyana e Michele e Karoline.

Música
14/12/12 14:59 - Atualizado em 14/12/12 15:05

violaminha viola_perla e donizeti_foto jair magri (131)

O Viola, Minha Viola – principal programa da música raiz na televisão brasileira – abre seus arquivos e convida intérpretes para homenagear a dupla Cascatinha e Inhana. O programa contará com imagens raras dos cantores da versão brasileira de “Índia” e também receberá convidados para cantar esse repertório especial: Perla, Donizeti, Moacyr e Sandra, Michele e Karoline e José Mauro e Polyana. Destaque para as músicas “Meu Primeiro Amor”, “Colcha de Retalhos”, “Casinha Pequenina” e “Pé de Alecrim”.

A dupla era formada por Francisco dos Santos e Ana Eufrosina da Silva Santos. Trabalharam em circos, emissoras de rádio, participaram de filmes para o cinema e, ao longo de toda a carreira, gravaram mais de 30 discos. Cascatinha foi também diretor artístico da gravadora Todamérica, por onde lançou os discos da dupla, que se tornou célebre por sucessos como "Índia" (versão de José Fortuna para a música de Maria Ortiz Guerrero e José Asunción Flores), "Meu Primeiro Amor" (versão de José Fortuna para a música de Hermínio Gimenez), "Vinte e Cinco Anos" (Nonô Basílio), "Flor do Cafezal" (Luiz Carlos Paraná), "Flor da Saudade" (Armando Neves), "A Saudade É Demais" (Alberto Conde/ Cascatinha). Marido e mulher, Cascatinha e Inhana é uma das duplas mais afinadas de toda música caipira.
A TV Cultura e o Viola, Minha Viola têm a honra de guardar grandes raridades de Cascatinha e Inhana em seus arquivos. Nesse programa, são exibidos trechos de um MPB Especial, gravado em 1973, e um programa Viola, Minha Viola, de 1980. Entre as músicas, estão “Rolinha (La Paloma)”, “Índia”, “Gosto de Maçã” e “Guarânia da Lua Nova”.
Para essa homenagem, foi formado um dueto de maneira inédita: a cantora paraguaia Perla e o cantor brasileiro Donizeti. Perla nasceu Ermelinda Pedroso Rodriguez D'Almeida em Caacupé, no Paraguai. De uma família de músicos, ela mudou-se ainda criança para o Brasil. Produto de uma mistura explosiva entre alemães, espanhóis e indígenas, além de sua voz, seu modo intimista e particular cativam seu público. O cantor Donizeti começou sua carreira ainda menino na década de 1980. Conquistou o país com a música “Galopeira” e venceu o Festival America Esta Es Tu Canción, promovido pelo SBT no México.
A dupla paulistana formada pelo instrumentista e cantor Moacyr Santos e pela cantora Sandra Pereira canta juntos desde 1995. Moacyr começou em 1971 aprendendo viola com o amigo Lorito, da tradicional dupla sertaneja Lorito e Loreto. A partir daí Moacyr se apresenta em vários programas de rádio e televisão. Em 1976 foi premiado no Festival de Música Caipira de Guarulhos. Sandra começou na música em 1985 em programas de calouros. Apresentou-se com Johnny Alf em várias casas de espetáculos no Rio de Janeiro. Já participou de festivais de MPB, como o da Rede Manchete e o Festival de MPB de Avaré, no qual foi premiada como melhor intérprete do festival.
Já a dupla Michele e Karoline são as “caboclinhas de Botucatu”. Michele Rosa Dellegues nasceu em Botucatu. Começou a fazer seus primeiros acordes no violão aos 11 anos, incentivada pelos pais que vieram do sítio. Por vocação sempre ouviu com seu pai e cantarolou músicas caipiras. Ana Karoline Beneditti, 16 anos, é um talento especial. Dona de uma voz doce, toca viola e violão desde muito pequena. A dupla já venceu diversos festivais de viola pelo interior paulista.
Por fim, os irmãos uberlandenses José Mauro e Polyana começaram a trilhar muito cedo o caminho musical. Ele canta e toca viola caipira e violão, ela canta e acompanha o irmão ao violão. Os dois jovens participaram de 2005 a 2008 da Orquestra Infanto-Juvenil de Viola Caipira de Uberlândia. Em 2007, a dupla lançou seu primeiro trabalho de música raiz, “Viola na Cachola”. Em 2010, José Mauro foi um dos 24 artistas selecionados a participar do Festival Nacional Voa Viola. Por meio de votações populares, José Mauro foi escolhido para tocar no Teatro Santa Isabel, em Recife (PE), onde teve a oportunidade de dividir o palco com grandes nomes. O segundo CD da dupla recebeu o nome de ‘Nóis mistura tudo’.

Repertório:

Flor do Cafezal, por Inezita Barroso
Índia, por Perla e Donizeti
Meu Primeiro Amor, por Perla e Donizeti
Galopeira, por Perla e Donizeti
Pombinha Branca, por Michelle e Karoline
Colcha de Retalhos, por Michelle e Karoline
Casinha Pequenina, por José Mauro e Polyana
A Lua é Testemunha, por José Mauro e Polyana
Noites do Paraguai, por Moacyr e Sandra
Pé de Alecrim, por Moacyr e Sandra
Chuá Chuá, por Inezita Barroso

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Nenhum comentário: